Município vai terminar a próxima semana vacinando contra covid pessoas com 29+
A Prefeitura de Ribeirão Pires prevê terminar a próxima semana vacinando contra a covid-19 moradores com 29 anos+.
A partir de segunda-feira (19) serão imunizadas as pessoas com 31 anos ou mais. Na quarta-feira (21) será a vez de quem tem 30 anos ou mais e, na sexta-feira, as pessoas com 29 anos ou mais. A imunização acontece no Complexo Ayrton Senna (Av. Prefeito Valdírio Prisco,193), das 8h às 16h, tanto para pedestres quanto em formato drive thru.
A segunda dose de quem já está na data preestabelecida na carteirinha de imunização será aplicada normalmente.
Trabalhadores das indústrias e construção civil de Ribeirão Pires, ou residentes da cidade e que trabalham em outros municípios, também estão aptos à imunização, cumprindo a regra da faixa-etária.
Para a imunização dessa categoria, será necessária a apresentação do CPF, RG, Comprovante de Residência, cadastro no site “Vacina Já” (vacinaja.sp.gov.br) e cópia de um documento que comprove a atuação do trabalhador na área da indústria: Holerite, carteira de trabalho, declaração de serviço emitida pelo RH, contendo nome, endereço da empresa, assinatura e carimbo, CNPJ e cargo do trabalhador, contracheque com o documento de identidade ou crachá funcional.
Para a imunização, é necessário a apresentação do CPF, comprovante de residência de Ribeirão Pires e cadastro no site “Vacina Já”. A Secretaria de Saúde está aceitando como comprovante de residência a apresentação do título de eleitor da pessoa ou o E-Título. A medida visa atender àqueles munícipes que por algum motivo não possuem comprovante de residência em seu nome.
Secretaria de Meio Ambiente dá início do programa Hortas Urbanas
A Secretaria de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano do município está colocando em prática o programa Hortas Urbanas, voltado ao resgate dos espaços verdes na área urbana em instituições e empresas. A primeira ação aconteceu na Casa da Acolhida, espaço voltado para atendimento de pessoas em situação de rua.
A equipe do Viveiro Municipal, supervisionada pelo engenheiro agrônomo Roberto Wada, visitou o espaço onde já havia uma horta, porém, em desuso. A partir de palestra com informações sobre agronomia, tipos de culturas, adubação, controle de pragas e compostagem, a equipe de coordenação da Casa da Acolhida pode retomar os cuidados com a horta, monitorando as ações do dia a dia.
Os funcionários do Viveiro Municipal prepararam os canteiros para o início do novo plantio. Com a horta estabelecida, os funcionários e frequentadores do espaço poderão plantar, cuidar e colher verduras e legumes para consumo, além de gerar uma atividade ocupacional, para os abrigados, trabalhando com terra.
Cidade promove aula inaugural de capacitação do Programa Emergencial de Auxílio Desemprego
A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio das secretarias de Assistência, Participação e Inclusão Social (Sapis), Zeladoria e Manutenção Urbana (ZEMA); Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (SDER) e Educação, promoveu a aula inaugural do curso de capacitação dos selecionados pelo “Programa Emergencial de Auxílio Desemprego”, no Anfiteatro Municipal Arquimedes Ribeiro.
Tendo ficado desempregado logo no início da pandemia, Paulo Rogério da Silva, 42 anos, morador de Ouro Fino Paulista, vê o curso como uma oportunidade. “Não dava para ficar parado. Conquistar a vaga na Frente de Trabalho e ainda conseguir estudar simultaneamente é um estímulo”, completou.
A força de trabalho do programa conta atualmente com 56 trabalhadores, que estavam em situação de vulnerabilidade ou risco social. O programa garante uma renda, qualificação profissional básica e ocupação para esses contratados para fazer a reinserção dos mesmos no mercado de trabalho no pós-crise gerado pela pandemia.
“O programa possibilita que essas pessoas voltem a ter sua própria renda através do trabalho, mas a capacitação garante que esse trabalhador construa sua carreira, aprendendo a fazer um bom currículo, se portar numa entrevista de trabalho. Estamos preparando esses trabalhadores para, ao término do período de contratação na Prefeitura, tenham condições de disputar uma vaga no mercado de trabalho”, explicou o secretário de Assistência, Participação e Inclusão Social, Leonardo Biazi.
As aulas, que serão ministradas pela advogada Cássia Conceição, diretora de emprego e renda (SDER), fazem parte da carga horária de trabalho, com frequência semanal, sempre às sextas-feiras, das 9h às 12h, no Teatro Municipal Euclides Menato – Centro Cultural Ayrton Senna (localizado à Avenida Prefeito Valdírio Prisco, 193 – Centro).
Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Caixa Econômica fecham parceria para apoiar empresas
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Pires e a Caixa Econômica Federal discutiram parceria, a fim de estimular o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (PRONAMPE) na cidade. A iniciativa tem objetivo de auxiliar empresários com empréstimos de até R$ 150 mil.
O Pronampe oferece juros mais baixos, com taxa de 6% + selic ao ano, além de possibilitar até 11 meses de carência.
A empresa que quiser solicitar o empréstimo deverá estar quites com o Imposto de Renda de 2020 e possuir um faturamento de até R$ 4,8 milhões ao ano. Também será necessário levar documentos pessoais como RG, comprovante de residência e certidão de casamento, se necessário.
O processo de solicitação do empréstimo deverá ser feito na agência da Caixa Econômica Federal, na Rua Miguel Prisco, 40, centro de Ribeirão Pires.
Para mais informações:
11 98832-4542
11 99961-2320
11 95950-8074