Nesta quarta-feira, 25/5, no Centro de Referência de Segurança Alimentar e Nutricional de Diadema (CRESAND), 22 participantes dos cursos “Culinária Básica com Introdução à Economia Solidária” e “Aperfeiçoamento em Culinária e Gestão de Empreendimentos” receberam certificados.
As formações fazem parte do Projeto Cozinha Criativa que, em parceria com a Fundação Florestan Fernandes e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SDET), a Secretaria de Segurança Alimentar realiza com objetivo de qualificar moradores de Diadema para o mercado da alimentação e de promover trabalho e renda e ações de economia solidária.
Presente no evento, a vice-prefeita e secretária da SDET, Patty Ferreira, afirmou, que ninguém trabalha sozinho e que os cursos ministrados pelo Projeto criam oportunidades de trabalho, principalmente, para as mulheres.
O presidente da Fundação Florestan Fernandes, Manoel Eduardo Marinho, também chamou atenção para a parceria entre os três setores. “A integração é muito importante para o crescimento e fortalecimento do Projeto”, disse.
Plano Futuro– Maria Aparecida da Silva, 55 anos, é uma das formandas da turma de Culinária Básica. Ela ingressou no curso por incentivo da filha e disse que aprendeu muito fazendo a capacitação. “Nós saímos de um período difícil por causa da pandemia e, de início, o curso apareceu como uma forma de distração. Com o passar das aulas fui aprendo mais sobre os alimentos e isso, hoje, é muito importante para mim e para a minha família”, conta a moradora que pretende montar um negócio com o genro.
Nova oficina – O secretário de Segurança Alimentar Gel Antônio fez um balanço do Projeto, desde que ele foi criado em 2021, e disse que até agora 98 moradores de Diadema foram certificados pelo Cozinha Criativa. “Nossa intenção é diversificar e ampliar os cursos para que mais pessoas participem”, esclareceu.
O Projeto Cozinha Criativa está com inscrições abertas para a Oficina de Culinária Italiana. São 30 vagas disponíveis e para fazer a inscrição ligar no telefone (11) 4053-3943, das 09h às 14h, ou pelo e-mail cozinhacriativa@diadema.sp.gov.br .