O QUE APRENDAMOS
Max Verstappen da Red Bull foi o mais rápido nas duas sessões de treinos livres para o Grande Prêmio do Canadá de hoje, em cada ocasião usando o pneu macio P Zero Red. Charles Leclerc, da Ferrari, ficou apenas 0,081s atrás dele no TL2, também com o pneu macio.
Após a chuva forte da noite passada, o tempo estava quente e seco durante o dia, com o TL2 terminando em 26 graus centígrados e 33 graus na pista. Mais chuva forte caiu imediatamente após a sessão, o que terá o efeito de ‘reiniciar’ a pista antes do TL3 de amanhã.
Um pouco como a última corrida em Baku, o TL1 foi realmente a sessão mais relevante para a corrida: com ambos saindo às 14h, horário local. O TL2 foi potencialmente menos representativo, ocorrendo um pouco depois da qualificação e da corrida.
Apenas os pneus macios e os pneus médios P Zero Yellow foram usados no TL1, com os pneus duros P Zero White usados por apenas duas equipes no TL2. Leclerc correu o FP2 exclusivamente com pneus macios: o único piloto a fazê-lo.
Atualmente, há uma diferença de cerca de 0,5 segundos entre o pneu macio e o médio, com uma diferença estimada semelhante para o duro. Houve um alto grau de evolução da pista ao longo das sessões, mas a chuva desta noite lavará qualquer borracha que já tenha sido depositada.
“Foi interessante ver muitas equipes fazendo longões no TL1, o que provavelmente se deve a uma combinação de razões. Em primeiro lugar, havia a necessidade de coletar dados caso o FP2 fosse afetado pela chuva. Em segundo lugar, foi relevante experimentar uma superfície que tinha sido ‘reiniciada’ pela chuva forte, pois estas são também as condições que as equipas vão enfrentar amanhã e talvez também no domingo. O macio foi o foco da corrida de hoje: mesmo em uma pista escorregadia esta manhã, vimos apenas uma abrasão muito leve neste composto. O disco foi usado muito menos, talvez devido às equipes que o guardaram para a corrida. Como já vimos, o clima tem sido extremamente imprevisível até agora, e esperamos que continue pelo resto do fim de semana.”