O CAMINHO PARA O PÓLO
O piloto da Red Bull Max Verstappen conquistou sua segunda pole position da temporada, usando o Cinturato Blue totalmente molhado durante o Q1 e o Cinturato Green intermediário no Q2 e Q3. Todos os pilotos usaram apenas esses dois compostos em uma pista inconsistentemente seca durante a qualificação, com apenas o piloto da Mercedes, George Russell, tentando uma volta no P Zero Red soft slick no Q3.
A sessão de TL3 também foi disputada em condições molhadas, com os pilotos largando com a pista molhada novamente antes de mudar para os intermediários. Isso foi útil para ajudar a estabelecer o ponto de cruzamento entre chuvas cheias e intermediárias. Fernando Alonso, da Alpine, foi o mais rápido nos intermediários no TL3, também conquistando o segundo lugar na classificação.
A qualificação começou com temperaturas de apenas 13 graus centígrados e 18 graus na pista, o que significa que o aquecimento dos pneus foi um desafio. A chuva havia parado pouco antes da qualificação começar às 16h, mas a pista permaneceu úmida, secando progressivamente durante a hora (embora tenha havido um atraso adicional devido a uma bandeira vermelha no Q2).
O prêmio Pirelli Pole Position foi entregue pelo canadense Jacques Villeneuve, que venceu o campeonato mundial de F1 de 1997 para pilotos há 25 anos com a Williams, bem como o título da Indycar em 1995. O circuito tem o nome de seu lendário pai Gilles, que venceu o Grande Prêmio do Canadá em 1978: a primeira de suas seis vitórias. Jacques Villeneuve venceu 11 corridas e o título mundial ao longo de sua carreira na Fórmula 1, mas o Canadá nunca foi um deles.
CADERNO DE ESTRATÉGIA
As condições de hoje podem tornar difícil de acreditar, mas o GP do Canadá de 70 voltas de amanhã deverá ser seco – embora a chuva de hoje tenha afetado o padrão usual de evolução da pista ao longo de um fim de semana, tornando a superfície mais escorregadia.
Espera-se que um one-stopper seja o mais rápido, com a melhor maneira de começar no P Zero Yellow médio e depois passar para o P Zero White hard. Há uma degradação amplamente comparável entre o macio e o médio, mas o médio oferece uma janela de pit stop mais ampla e mais dirigibilidade do que o macio, então começar com ele oferece mais opções aos motoristas.
Suave para duro também é uma estratégia viável de uma parada, mas compromete os pilotos a parar um pouco mais cedo do que fariam nos médios. A grande incógnita são os carros de segurança, mas não há como se preparar para eles além de considerar o maior número possível de opções.
Uma parada de duas paradas é um pouco mais lenta, mas sob as circunstâncias certas pode funcionar: especialmente porque você perde menos tempo em um pit stop aqui do que em qualquer outro circuito do calendário, também porque os pilotos cortam efetivamente a primeira e a última curvas usando o pit-lane.
Para aqueles que largam mais abaixo no grid, pode haver um argumento para começar com o pneu duro e ir longe: esperar tirar o máximo proveito de um carro de segurança, por exemplo, evitando um pit stop e depois trocando para um pneu mais rápido no fim. Este é um circuito onde você pode ultrapassar, então a posição da pista não é tão importante quanto em outros lugares.
“Com o risco de chuva hoje identificado, os pilotos tiveram um conjunto extra de intermediários alocados para o TL3 de acordo com os regulamentos. Na qualificação, a pista estava pronta para intermediários no final do Q1, embora o ponto de cruzamento entre chuvas cheias e intermediárias fosse um pouco maior do que prevíamos. Enquanto a pista secou razoavelmente rápido, foi inconsistente: com algumas partes totalmente molhadas, algumas partes úmidas e outras partes secas – levando a uma classificação emocionante que realmente testou as habilidades dos pilotos. Como temos apenas uma especificação de pneus de chuva completos e intermediários homologados para todo o ano, esses pneus obviamente precisam ser extremamente adaptáveis a uma ampla gama de circunstâncias, incluindo as condições únicas que vimos aqui no Canadá hoje. Os molhados e intermediários fizeram exatamente o que era necessário aqui, com apenas um piloto tentando os slicks no Q3, mas as condições ainda estavam muito molhadas. Deve ser uma história muito diferente amanhã, então agora as equipes precisam aproveitar ao máximo as informações obtidas na sexta-feira.”