As cidades de São Bernardo e Santo André iniciam nesta terça-feira (21/), a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 em pessoas com 40 anos ou mais, conforme diretriz do Ministério da Saúde.
Em São Bernardo, qs vacinas estarão disponíveis por livre demanda nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, mediante apresentação do documento de identificação e do comprovante das doses anteriores. A nova dose de reforço pode ser aplicada após quatro meses da terceira dose. Nesta etapa, poderão ser utilizadas as vacinas da Astrazeneca e Pfizer.
De acordo com o prefeito Orlando Morando, a nova onda de casos positivos e o aumento de internações é preocupante e requer atenção. “Estamos acompanhando as estatísticas e observamos que quem não completa o ciclo vacinal se contamina com mais facilidade. Quem tem alguma comorbidade e está sem as doses também tem mais risco de a doença se agravar e precisar de internação, por isso, todas as recomendações de reforço devem ser seguidas”, declarou.
Já em Santo André, a imunização será realizada exclusivamente mediante agendamento pelo site psa.santoandre.br/vacinacovid.
As doses serão aplicadas em dois pontos drive-thru, na Craisa (Avenida dos Estados, 2.195 – Santa Teresinha) e no Carrefour (Avenida Pedro Américo, 23 – Vila Homero Thon).
“Antecipamos a imunização com a segunda dose de reforço, a quarta com a vacina contra a Covid-19, de pessoas com 40 anos ou mais, para levar proteção para a nossa gente. Concluir a cobertura vacinal é fundamental para frear o ritmo de contágio e desenvolvimento de síndromes gripais”, pontua o prefeito Paulo Serra.
Todos os munícipes que forem se vacinar precisam apresentar documento de identidade e comprovante das primeiras doses. A imunização ocorrerá respeitando o intervalo de quatro meses da última dose. Pessoas que contraíram Covid-19 devem aguardar intervalo de 30 dias para receber a vacina.