Se as eleições fossem hoje, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria 53% os votos válidos, isto é, excluem-se os nulos e brancos, e ganharia no 1º turno, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (23).
Na pesquisa estimulada, Lula obtém 47% dos votos, ante 28% do atual presidente, Jair Bolsonaro (PL). Trata-se de uma diferença de 19 pontos entre os principais adversários da corrida presidencial das eleições de 2022.
Em seguida, de acordo com o instituto, vem Ciro Gomes (PDT), com 8% das intenções.
No pelotão que detém 2% de respostas dos entrevistados ou menos, há outros dez candidatos.
A eleição de Lula em 1º turno se daria mesmo dentro da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos para mais ou para menos.
No entanto, trata-se de uma ligeira queda de um ponto percentual em relação à medição anterior, na qual Lula obteve 54% da contagem dos votos válidos.
Ainda assim, o cenário da pesquisa desta quinta-feira (23) se mantém estável em relação à anterior, realizada em 25 e 26 de maio, mesmo com o recrudescimento das crises econômica e política envolvendo a gestão de Bolsonaro.
Abaixo de Ciro Gomes, vem André Janones (Avante), com 2%.
Já a candidata Simone Tebet (MDB) oscilou um ponto para menos em relação à pesquisa anterior e aparece com 1%.
Janones e Tebet empatam numericamente com Vera Lúcia (PSTU) e Pablo Marçal (PROS), ambos com 1% das respostas.
Sofia Manzano (PCB), Felipe D’Ávila (Novo), General Santos Cruz (Podemos), Luciano Bivar (UB), Eymael (DC) e Leonardo Péricles (UP) não pontuaram, de acordo com o Datafolha.
O Datafolha ouviu 2.556 eleitores em 181 cidades, presencialmente, entre os dias 22 e 23 de junho.