De 30 de junho a 21 de julho, oito filmes russos estarão disponíveis gratuitamente na plataforma digital Belas A La Carte, na sessão Russian Film Festival – Volta ao Mundo, que começou como um evento presencial de quatro dias no cinema Petra Belas Artes (São Paulo), e agora estará disponível para todo o Brasil, oferecendo a oportunidade para quem mais espectadores possam conhecer o cinema russo contemporâneo.

Esta é a terceira “visita” do Russian Film Festival ao Brasil: que nos anos 2020 e 2021, reuniu no total mais de 36.000 espectadores no país. A programação do festival de 2022 inclui longas-metragens de gêneros populares (dramas, horrores, comédias), séries e documentários e serão exibidos em russo com legendas em português.

Os espectadores brasileiros poderão assistir aos seguintes filmes:

“O Demônio de Gelo” (dirigido por Ivan Kapitonov, 2021) é um horror místico dos famosos criadores de filmes de terror russos, Ivan Kapitonov e Svyatoslav Podgaevsky. Seus trabalhos anteriores, “A Viúva das Sombras” e “Baba Yaga: Terror da Floresta Negra”, entraram no TOP-3 dos filmes russos exibidos no Brasil em 2021, e também foram lançados no México, Colômbia, Argentina e em vários outros países da América Latina. O enredo do Demônio do Gelo foi baseado nas antigas lendas dos povos fino-úgricos sobre um espírito maligno que mantém vivos os viajantes congelados para que eles possam voltar para casa e terminar seus negócios inacabados, na maioria das vezes relacionados à vingança. O filme fala sobre uma família onde o pai desapareceu, mas 10 anos depois, seu corpo congelado é encontrado nas montanhas, ele está em um estranho estado de conservação, que lembra um coma. Ele é trazido para casa, e o retorno do ex-marido e pai destrói a vida tranquila da família.

“Efeito Colateral” (dirigido por Alexey Kazakov, 2020) é um thriller místico baseado no folclore eslavo e mitos antigos. Um jovem casal passa por um período difícil após a experiência traumática de um ataque por ladrões. Em uma tentativa desesperada de salvar o casamento e apagar as memórias daquela noite terrível, o homem pede ajuda à uma feiticeira. A mágica funciona, mas a segunda lua de mel se transforma em um verdadeiro pesadelo.

“Ternura” (dirigido por Anna Melikian, 2020) é uma série melodramática de uma das mais famosas diretoras russas. Em uma viagem de negócios ocasional, a CEO de uma grande empresa, Elena, conhece o homem dos seus sonhos e inesperadamente o perde. Ela continua a procurá-lo de todas as formas possíveis e impossíveis. Ela recorre a todos os meios disponíveis: lógica, esoterismo, ajuda de amigas, um encontro com um novo homem, uma viagem a um retiro… E nesse difícil caminho em busca do amor, talvez ela encontre o principal achado – ela mesma.

“Alguém viu minha garota?” (dirigido por Anguelina Nikonova) é um melodrama baseado nas memórias de Karina Dobrotvorskaya, a ex-mulher do lendário crítico de cinema soviético Serguei Dobrotvorsky. Eles foram considerados o casal mais bonito da boêmia de São Petersburgo no início dos anos noventa. Eram intelectuais apaixonados pelo cinema. Mas a feliz história romântica se transformou em um drama difícil. Ela fugiu para outra cidade, para outra vida, para outro amor. E ele ficou em São Petersburgo e morreu logo após o divórcio.

Além disso, na plataforma Belas Artes A La Carte, estarão disponíveis os filmes que já foram exibidos offline no cinema Petra Belas Artes:

“Um fôlego” (dirigido por Elena Khazanova, 2020) é um drama esportivo baseado na história de vida da “rainha do mergulho livre” Natália Moltchanova, que começou a praticar esse esporte radical apenas aos 40 anos e conseguiu estabelecer mais de 40 recordes mundiais e se tornar multicampeã mundial.

“Quero casar” (dirigido por Sonya Karpunina, 2022) é uma comédia romântica sobre uma jornalista que tem tudo conforme o planejado: o trabalho de apresentadora na TV, um noivo rico e bem-sucedido. Porém, um encontro casual arruína todos os planos dela…

“A Primeira Neve” (dirigido por Natália Kontchalovskaya, 2021) é uma tragicomédia sobre a relação entre mãe e filha. A obra levanta questões filosóficas e sociais relacionadas ao direito humano de não depender de ideias convencionais sobre o sucesso e felicidade.

“Andrei Tarkovsky. O cinema como oração” (dirigido por Andrei Tarkovsky Filho, 2019) é um documentário sobre o grande cineasta russo Andrei Tarkovsky, que teve grande influência na cultura mundial.

O Russian Film Festival – Volta ao Mundo, no Brasil, é organizado pela ROSKINO com o apoio do Ministério da Cultura da Federação Russa e do Comitê de Turismo de Moscou. O parceiro do festival é o portal de informações turísticas Discover Moscow.

A VISUALIZAÇÃO GRATUITA DE FILMES ESTÁ DISPONÍVEL COM O CÓDIGO PROMOCIONAL RFFMES.

Você pode ativar sua assinatura mensal gratuita no site À La Carte. Para isso, você precisa clicar no botão “assinar”, cadastrar-se, selecionar a opção “plano mensal”, inserir o código “RFFMES” e introduzir seus dados. O código promocional é fornecido a usuários não registrados anteriormente e é válido apenas uma vez. Observação: a assinatura é renovada, a menos que seja cancelada manualmente.

ROSKINO

A ROSKINO é uma organização que faz parte da indústria russa de conteúdo audiovisual nos mercados internacionais e a operadora nacional de promoção de filmes, séries e animações, bem como potencial criativo e oportunidades de co-produção com a Rússia. A ROSKINO promove conteúdo russo em mercados internacionais de cinema e outros eventos industriais sob a marca Russian Content Worldwide, e também organiza festivais de cinema russos no exterior sob a marca Russian Film Festival.

 

Russian Film Festival

O Russian Film Festival é um projeto organizado pela ROSKINO com o apoio do Ministério da Cultura da Federação Russa. O principal objetivo do RFF é apresentar aos espectadores estrangeiros a diversidade do moderno conteúdo cinematográfico russo: de longas-metragens de vários gêneros a animação e documentários. Nos anos 2020 e 2021 o festival foi realizado em 23 países, reunindo mais de um milhão de espectadores. O formato RFF inclui exibições online e um “modelo híbrido” com integração em festivais internacionais de cinema, além de eventos presenciais tradicionais.

 

Sobre o Comité de Turismo de Moscou

O Comité de Turismo de Moscou, ou Mosturism, é uma autoridade executiva do Governo de Moscou responsável pelos assuntos relacionados às atividades turísticas na capital. O Comité tem entre suas competências apresentação de iniciativas legislativas, organização de exposições e congressos, projetos de eventos e imagem. Sendo gerente da marca turística de Moscou, visando criar sua imagem turística apelativa, o Comité continua analisando as tendências e oferecendo a turistas aquilo que eles estão procurando, descobrindo novas capacidades da capital em termos de passatempos fascinantes e enriquecedores.

Discover Moscow é o portal de turismo de Moscou onde moscovitas e viajantes podem conhecer as últimas novidades, saber quais são as exposições em curso, onde se pode encontrar um sítio sossegado para trabalhar ou tomar um café de manhã excelente, onde fazer sua corrida matinal e muito mais. O objetivo do portal é apresentar todas as oportunidades que a capital está oferecendo, desde gastronomia, cultura, espaços públicos, eventos culturais e de lazer, até os próprios moscovitas. O portal se encontra disponível em três idiomas.

 

Sobre o À LA CARTE 

À LA CARTE é um streaming de filmes pensado para quem ama cinema de verdade. Seu catálogo inclui filmes de todos os cantos do mundo e de todas as épocas: contemporâneos, clássicos, cults, obras de grandes diretores, super premiados e principalmente aqueles que merecem ser revistos e que tocam o coração dos cinéfilos. Além dos cinco novos filmes que entram semanalmente no catálogo, há também a possibilidade do aluguel unitário, que são os Super Lançamentos. Outros diferenciais são as mostras de cinema, como os especiais dedicados à cinematografia francesa, italiana, coreana, japonesa, espanhola, suíça e da Macedônia do Norte, e as séries da BBC Studios. Entre as obras estão a versão original de “House of Cards”, a série policial “Maigret”, e as inéditas no Brasil “Os Bolenas: Escândalo de Família” e “Ashes to Ashes”.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.