Em uma transmissão ao vivo feita em sua página no Facebook, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o país está perto de fechar acordo com a Rússia para o fornecimento de diesel a baixo preço do gigante euroasiático.
“À minha ida à Rússia, acertei com fertilizantes para agronegócio e agora também está quase certo um acordo para comprarmos diesel bem mais barato da Rússia, onde a Petrobras e alguns já compravam mais caro”, afirmou o mandatário do país nesta segunda-feira (11).
No final de junho, o chefe de Estado já disse que o Brasil pode passar a importar diesel da Rússia. Em 27 de julho, os líderes Bolsonaro e Putin tiveram uma conversa telefônica, durante a qual trataram também da importação brasileira de fertilizantes russos.
Em meio à disparada dos preços de combustível no Brasil após a aplicação das sanções antirrussas pelo Ocidente, Jair Bolsonaro revelou a possibilidade de comprar diesel diretamente da Rússia e aliviar assim a pressão inflacionária sobre o insumo no país.
Conforme mostra a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), o preço médio de diesel brasileiro está 3% acima da média internacional. Além disso, neste ano, o preço médio do diesel pela primeira vez desde 2004 ficou mais alto que o da gasolina, relata a CNN Brasil.