Com o objetivo de desburocratizar e modernizar os serviços que envolvem o processo de aposentadoria dos servidores ativos e inativos, o Instituto de Previdência de Santo André (IPSA) implementou o programa Papel Zero. A iniciativa consiste na instalação de um software dedicado para tornar todos os processos administrativos da autarquia municipal digitalizados, eliminando integralmente o uso de papel.

O processo de instalação do sistema, disponibilizado pela empresa Ágape, teve início nesta semana e será responsável pela digitalização e mapeamento de fluxo de todos os processos existentes e que tramitam no IPSA. Com a eliminação do uso de papel pela autarquia, a economia projetada estimada será de R$ 100 mil em um período de cinco anos.

“Este processo já foi implementado pela Prefeitura e, a partir de agora, passamos a caminhar nas mesmas práticas do Executivo. Nosso objetivo vai além da eliminação do papel, esperamos dar celeridade nos processos, possibilitando que os servidores não precisem mais sair de suas casas para realizar consultas, obter informações ou solicitar pedidos de abertura de aposentadorias”, destaca o superintendente do IPSA, Fernando Gomes.

Melhorias – O IPSA espera disponibilizar em breve, dentro deste processo de desburocratização, um aplicativo para smartphones que irá substituir todos os serviços que são feitos de modo presencial e que exigem a apresentação de documentos físicos, inclusive para a prova de vida, que é realizada anualmente por aposentados e pensionistas.

Este processo de prova de vida deverá ser realizado apenas uma vez e, a partir do funcionamento do aplicativo, o trâmite poderá ser feito totalmente em ambiente on-line, sem a necessidade de comparecimento do servidor.

“Com todas as melhorias que estamos implementando, vamos dar mais segurança para a informação, além da otimização e eficiência na tramitação, que poderá ser acompanhada pelo solicitante a todo tempo para os servidores ativos, aposentados e pensionistas”, finaliza Gomes.

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