Pista de arrancada com melhor estrutura do país recebeu quase 120 pilotos de todo o Brasil e tem categoria de dragster liderada por piloto feminina
Neste sábado 118 pilotos aceleraram na melhor pista de arrancada do Brasil, o São Paulo International Dragway. Ao todo 20 categorias foram para a pista em Itatiba e botaram abaixo mais três recordes do campeonato, com grande presença de público apaixonado pelo esporte.
Ao todo 19 diferentes modelos de carros estiveram em ação, em categorias que compreendiam clássicos brasileiros como Chevette, Fusca, Gol, Saveiro, Uno e Kadett, passando por versões notáveis como Maverick, Dodge Dart e Opala, até estrelas do show como Tesla, Chevy Nova, Corvette e Camaro, além de quatro diferentes classes de Dragster, que empolgaram o grande público presente no complexo SPID.
O primeiro recorde batido durante o dia foi na classificatória da categoria Dianteira Turbo C, com Daniel Senne percorrendo os 200 metros de pista em 7.045 segundos com velocidade máxima de 174km/h com seu Gol #145.
Já na categoria Traseira Original, Giani Panizzi pulverizou o recorde da pista com seu Opala #7676 e percorreu o trecho de 200m em 6.740 segundos com velocidade máxima de 169km/h nessa passagem.
Outra categoria que conheceu seu novo recordista foi a Força Livre Traseira. Luis Henrique Galego levou seu Chevette #18 a percorrer a pista em 5.030 segundos, com impressionantes 246km/h de velocidade final.
A SPID Cup tem como forma de disputa classificatórias no sábado e domingo de manhã, 16 pilotos se classificam após cinco baterias de tomada de tempo.
Na sequência os competidores disputam eliminatórias de oitavas de final, quartas de final, semifinal e final em baterias com dois carros em que um piloto é eliminado e o vencedor segue na competição. Quem percorrer os 200 metros de pista no menor tempo possível vence a disputa.
O SPID possui uma pista de arrancada de 1.100 metros de extensão seguindo padrões técnicos da NHRA. O local foi inspirado nas melhores pistas do mundo, tais como Las Vegas Speedway, Zmax, dentre outras pistas nos EUA, o berço da arrancada mundial.
O Campeonato Oficial do São Paulo International Dragway é composto por cinco grandes eventos homologados juntos à Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP), distribuídos entre os meses de março e novembro. Três dos cinco eventos valem pontos para o SPID Cup. O grande destaque do ano será o SPID Fest, marcado para os dias 24 a 27 de novembro.
A experiência ao público é um dos maiores diferenciais do SPID, que proporciona aos pagantes acesso a uma vista privilegiada com área coberta, boné exclusivo, horário de visitação na pista, open bar e alimentação através do Camarote VIPSPID.
Além disso o local possui arquibancada para receber até 2 mil torcedores com conforto.
O São Paulo International Dragway está localizado na Rodovia Alkindar Monteiro Junqueira, Km30, em Itatiba (SP).
Programação
Domingo, 09 de outubro – das 9h às 17h (classificatórias + finais)
Líderes por categoria:
Dianteira Turbo B – Henrique Mancini (Gol #1212)
Dianteira Turbo C – Daniel Senne (Gol #145)
Standard – Eduardo Rodrigues (Celta #1312)
Street Tração Traseira – Vilson Ferreira (Opala #231)
Traseira Turbo A – Cristiano José Julio (Opala #331)
Traseira Original – Gianni Panizzi (Opala #7676)
Traseira Street Turbo – Diego Morelli Quiterio (Chevette #2307)
Traseira Turbo B – Leonardo do Valle (Chevette #27)
Dianteira Turbo A – Marcelo Matukiwa (Gol #44)
Dianteira Turbo A Light – Daniel Maia (Gol #61)
Extreme – Aecio Feuzer (Camaro #47)
Pro Mod – Jader Krolow (Corvette #938)
Traseira Super – Gustavo Castanon (Maverick #10)
Força Livre Dianteira – Ricardo Camargo Righi (Gol #388)
Super Livre – Lucas Frigo (Chevy Nova #288)
Força Livre Traseira – Luis Henrique Galego (Chevette #18)
Drag Light – Toninho Leão (Dragster #475)
Drag Jr. 7.9 SEG – Bryan de Oliveira (Drag #6)
Drag Jr. 8.9 SEG – Pedro Fabiano (Drag #48)
Drag Jr. 10.9 SEG – Isabella Pedroso (Drag #3)