A Copa Mundial de Carros de Turismo da FIA (WTCR) terá suas duas últimas corridas de sua história no próximo mês para completar a temporada 2022 e encerrar este formato de competição. Com isso, a Discovery Sport Events (DSE), juntamente com o Grupo WSC, começaram a olhar para o futuro para desenvolver um formato que incluísse todas as competições de TCR do mundo, promovendo uma maior sustentabilidade do conceito.

Desta forma, o WTCR como funciona nesta temporada deixará de existir e terá seu último campeão coroado no final de novembro em Jeddah (Arábia Saudita). Tanto a DSE quanto o Grupo WSC já iniciaram um novo caminho chamado TCR World Tour, que promoverá a participação internacional de todos os pilotos que correm sob os regulamentos técnicos do TCR.

Esta nova plataforma baseia-se na eleição de nove dos mais de 200 eventos da temporada do TCR em todo o mundo para fazer parte da nova competição. As datas do World Tour serão distribuídas nas diferentes competições de TCR nos quatro continentes e concederão 50% mais pontos em relação aos eventos convencionais que farão parte do TCR World Ranking, outra novidade do conceito.

A grande final será o TCR Word Final, um evento de quatro dias que reunirá os quinze melhores pilotos do World Tour geral e os 45 melhores do Ranking Mundial do TCR. Assim, 60 pilotos chegarão à grande final com série eliminatória e um campeão.

Como funcionará o TCR World Ranking?

A partir de 1º de janeiro de 2021, o Grupo WSC começará um cálculo que leva em consideração os resultados das corridas de cada piloto, que são ponderados por dois coeficientes: a série em que participaram e seus resultados na pista.

Esses eventos foram divididos em cinco categorias: competições internacionais, regionais, nacionais, resistência e velocidade. O segundo coeficiente considera o número de carros que participam de cada corrida, ou seja, as competições que possuem mais carros oferecem maior pontuação.

Em suma, os resultados das últimas vinte corridas são levados em consideração; e os pilotos que não competiram por mais de 30 semanas terão seus resultados mais antigos removidos até que retornem à competição. Com apenas dois anos de resultados, o TCR World Ranking conta com 928 pilotos com unidades e mais de 320 corridas pontuadas. A tabela será atualizada semanalmente às quartas-feiras à meia-noite pelo horário da Europa Central.

“Com tantos campeonatos e tantos pilotos competindo no TCR, fazia muito sentido lançar o TCR World Ranking. Ele é inspirado em outros esportes, mas nunca foi usado no automobilismo até agora”, disse Marcello Lotti, presidente do Grupo WSC, que continuou: “Com mais de 1.100 carros construídos de acordo com seu regulamento técnico, o TCR é um dos conceitos de automobilismo de maior sucesso na história. O TCR World Ranking é uma forma de destacar o desempenho de todos os pilotos do mundo TCR.”

O evento final deste novo formato acontecerá ao longo de quatro dias através de playoffs, com os 15 pilotos do TCR World Tour e os primeiros 45 pilotos do TCR World Rankings. Esta competição será organizada em cooperação com a Discovery Sports Events e ocorrerá cerca de quatro meses após a conclusão do World Tour.

Entre essas mudanças, o FIA ​​ETCR continuará da mesma forma com um formato multievento e será uma prioridade para a DSE. “Carros elétricos oferecem corridas emocionantes. A categoria é moderna e o formato foi endossado pelos melhores pilotos. O ETCR tem a ver com corridas genuínas e sustentabilidade, dois pontos importantes no futuro da atividade”, concluiu Ribeiro.

Um novo formato internacional do TCR terá início em 2023 e o início é marcado pela criação do TCR World Ranking. Os detalhes e a organização dos eventos serão anunciados nos próximos meses.

Fonte: TCR South America 

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.