Black Friday é a data mais aguardada pelos consumidores e o Instagram é a rede social mais popular para fazer compras online, apontam pesquisas

Em um ano atípico, que também conta com eleições, a previsão é de que os eventos previstos para este fim de ano movimentem a economia nacional. Para a maioria dos comércios, o segundo semestre costuma ser melhor em vendas do que o primeiro, isso porque há mais dinheiro em circulação devido a datas comerciais como o Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday e Natal.  

Neste ano, por sua vez, a previsão é de que o comércio varejista seja ainda mais impulsionado com a Copa do Mundo, a chegada da tecnologia 5G e o aumento do ‘auxílio Brasil’. De acordo com pesquisa Black Friday 2022, UOL em parceria com a MindMiners, 62% das pessoas pretendem realizar alguma compra na Black Friday. 

Ainda segundo a pesquisa, 62% dos entrevistados acreditam que vão comprar mais na Black Friday por conta da Copa do Mundo. Para os varejistas a expectativa também é grande, pois são muitos eventos acontecendo quase que simultaneamente, o que leva muitas empresas a planejarem suas estratégias para aumentar o faturamento e conquistar a clientela.

“Geralmente, o segundo semestre sempre é mais aquecido porque as pessoas planejam guardar dinheiro durante o ano inteiro, visando principalmente a Black Friday, mas este ano será diferente, também teremos a Copa do Mundo. Então, o varejo já está se preparando, criando estratégias e promoções para atrair clientes e fidelizar também” explica o fundador e CEO da SnowGo, Pedro Castro. 

Assim como as datas sazonais, a Black Friday já faz parte do calendário dos brasileiros. Desde 2010 o consumidor já desenvolveu o hábito de se preparar com antecedência para essa data, esperando ofertas e promoções que compense a aquisição de produtos ou serviços. 

De acordo com a pesquisa UOL, 95% das pessoas tendem a pesquisar com antecedência os valores dos produtos na internet. Além disso, 36% se planejam pensando quais produtos querem adquirir. Quando se trata de compras pela internet, uma pesquisa realizada pela OpinionBox em parceria com a All in, mostra que 71% dos brasileiros usam as redes sociais para fazer compras, sendo que o Instagram é a rede social mais popular para as fazer compras online.

“A cada dia que passa fica mais claro que as pessoas estão buscando, não apenas agilidade e praticidade, mas principalmente uma ótima experiência de compra que inclui atendimento humanizado. É por isso que o Instagram é a rede social mais popular, pois reúne todas essas características. Então não basta mais as empresas terem apenas uma loja física e uma loja virtual, se ambas não conversam com seu público, é preciso ir além da venda.”, menciona a especialista em redes sociais e CEO da AcoutPlus, Adriana Coutinho. 

Considerando o cenário dessa reta final de 2022, é importante que o planejamento seja a alma do negócio para os próximos meses. E conforme destacou Adriana, a experiência de compra fará toda a diferença, independentemente do segmento.

Para Ingrid Monte, idealizadora da Sentidos & Cores, e-commerce que já trabalha com um serviço humanizado por natureza, a aproximação e acolhimento devem permear toda experiência de compra, independentemente do negócio.

“A Sentidos & Cores já tem em seu DNA o atendimento humanizado, pois trabalhamos com produtos e soluções pensadas no desenvolvimento, aprendizado, independência, diversão, conforto, segurança e inclusão, o que propicia uma maior aproximação e acolhimento com nossos clientes. Mas, acho importante que a humanização faça parte de qualquer tipo de negócio. Ter a sensibilidade de se colocar no lugar do cliente, que aguardou o ano todo para comprar um bem que ela tanto deseja, é o mínimo que toda empresa deve fazer, o lucro é consequência de todo o processo e experiência de compra” ressalta Ingrid.

Outro fator importante a ser considerado também, é que essas datas estão próximas do verão, férias, décimo terceiro salário, fatores que juntos geram grandes expectativas para o comércio varejista no final deste ano.

“Já estamos vindo de um processo economicamente difícil, ainda vivendo uma pandemia, então essa é uma excelente oportunidade para recuperar parte da receita que ficou comprometida durante esse ano instável que vivemos. Na SnowGo começamos a nos preparar há meses, pois a Copa do Mundo vai impactar de forma positiva em nossas operações. Então vamos alugar carros, e contratar motoristas e empresa de motoboy. Estamos também pensando em ações para o consumidor final”, explica.

Neste sentido, é interessante que os varejistas estejam atentos e saibam aproveitar o momento para estabelecer uma relação mais próxima com seu público. Considerando que o comércio varejista depende muito das datas sazonais e eventos como os que irão acontecer este fim de ano, é preciso destinar esforços para alavancar as vendas e atingir as metas do ano.

A empresária Ingrid Monte também está planejando aproveitar a ocasião para aumentar as vendas da Sentidos&Cores. “Assim como todo negócio, nós dependemos das vendas para fazer as próximas projeções e investimentos, então, aproveitando a ocasião, planejamos promoções de até 50% em alguns produtos da loja”, destaca.

Portanto, é importante que os varejistas estejam atentos e saibam aproveitar o momento para estabelecer uma relação mais próxima com seu público. Além disso, “O cliente digital dá grande valor para uma experiência mais humana e criativa na internet”, conclui Adriana.

 

 

Adriana Coutinho, empresária, palestrante e digital influencer. Founder e CEO da Acout Plus, empresa especializada em gerenciamento e posicionamento de imagem nas redes sociais. Idealizadora dos métodos T.E.R e CRIAS, Adriana Coutinho dissemina seu conhecimento adquirido nos últimos 10 anos de mercado. A empresária conta com grandes cases em seu portfólio como Arezzo, Walt Disney, Universal Music, Niely Cosméticos, Cleo Pires, Luísa Sonza, Fábio Júnior, entre tantos outros. 

 

Pedro Castro –  Empresário do mercado de gelados. Founder e CEO da SnowGo, logtech que tem como propósito facilitar o acesso dos clientes ao produto, promovendo uma experiência de compra ágil e acessível. Com uma cartela de mais de 3 mil clientes atendidos na cidade de São Paulo, a empresa tem um conceito de DNA inovador, com o objetivo de facilitar, modernizar e tornar ainda mais acessível e rápida a compra do gelo, seja para eventos corporativos, aniversários, comemorações, churrascos, ou até mesmo para aquele almoço em família.

 

Sentidos & Cores – Fundada em 2020 por Ingrid Monte, mãe do Pedro – diagnosticado com autismo aos 2 anos. A Sentidos & Cores é uma loja especializada em oferecer produtos e soluções pensadas no desenvolvimento, aprendizado, independência, diversão, conforto, segurança e principalmente itens de identificação e inclusão. Saiba mais: https://www.sentidosecores.com.br/ 

Fonte: Temma Agência – Relações Públicas e Marketing Digital

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