Nesta quarta-feira (19/10), às 14h, no Auditório da Quarteirão da Saúde, em Diadema, será realizado o debate “Não Deixar Ninguém para Trás – Melhor Produção, Melhor Nutrição, Melhor Meio Ambiente e uma Vida Melhor”. Participam do evento os debatedores Luísa Gazola Lage, nutricionista e doutoranda no Programa Nutrição e Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública (USP), pelo núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (NUPENS), e Gilmar Mauro, coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra – MST.
A atividade, iniciativa da Secretaria de Segurança Alimentar (SESA), faz parte da Semana Municipal da Alimentação que começou hoje (17/10), com aula especial do Projeto Cozinha Criativa sobre aproveitamento integral dos alimentos, e vai até dia 25 de outubro.
A semana Municipal envolve várias ações, que conscientizam sobre a alimentação humana e, também, é uma forma de lembrar o Dia Mundial da Alimentação, implantando pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) a ser celebrado em 16 de outubro.
“O tema da Semana de Diadema é o mesmo da palestra e ele foi criado, este ano, pela Organização das Nações Unidas para que os países façam uma reflexão sobre a alimentação, hoje, no mundo. Atualmente, milhares de pessoas passam fome em vários lugares do planeta, inclusive no nosso país, e essa questão é algo triste e que deve mover a todos”, declara o secretário da SESA Gel Antônio.
O secretário explica que Diadema realiza trabalho que visa a educação alimentar e nutricional junto à população e, de acordo com as possibilidades municipais, a cidade promove ações que buscam minimizar a fome da população.
“Por meio do Programa de Educação Alimentar e Nutricional de Diadema (PEAND) orientamos os moradores sobre a alimentação saudável e via programas como: Banco de Alimentos, Restaurante Popular e Agricultura Urbana auxiliamos os que vivem em situação de vulnerabilidade social a ter uma alimentação com mais qualidade”, ressalta.
Programação infantil – Dentro das ações que buscam a conscientização tem, ainda, o Teatro Nutrir que tem o propósito de despertar o público infantil para a questão alimentar desde cedo.
Na programação da Semana de Alimentação, amanhã (18/10), na EMEB Tiradentes, alunos da rede pública de ensino vão assistir ao teatro realizado por nutricionistas do PEAND. A apresentação começa às 10h e, utilizando fantoches, as crianças vão aprender sobre a cadeia alimentar e a importância de ingerir comida sem agrotóxicos e de maneira saudável.
Também durante a Semana, no Restaurante Popular do Campanário e do Serraria, a partir das 11h30, serão realizadas intervenções de educação alimentar e nutricional com o público que frequenta os dois locais. Na unidade Campanário, uma mesa será montada com talos e folhas de verduras e legumes para mostrar como pode ser feito o aproveitamento integral dos alimentos.
Mais sobre a Semana Municipal da Alimentação veja na programação abaixo. Todos os eventos são gratuitos.
Dia 18/10 – a partir das 10h, Teatro Nutrir (PEAND). Local: EMEB Tiradentes – Rua Botocudos, 395 – Serraria.
Dia 19/10 – Das 14h às 16h30, Debate em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação. Tema: “Não Deixar Ninguém para Trás – Melhor Produção, Melhor Nutrição, Melhor Meio Ambiente e uma Vida Melhor”. Local: Auditório Quarteirão da Saúde -Av. Antônio Piranga, 700 – Centro.
Debatedores: Luísa Gazola Lage – nutricionista e mestra pela Universidade Federal de Minas Gerais; doutoranda no Programa Nutrição e Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública (USP), pelo núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (NUPENS); e Gilmar Mauro – coordenador Nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).
Dia 20/10 – Atividade 1: às 9h30, Ação PEAND com famílias atendidas pelo Banco de Alimentos. Tema: “Aproveitamento Integral dos Alimentos”. Local: Nova Associação dos Moradores 18 de Agosto e Santa Luiza. Rua Blenda, 109 – Taboão.
Atividade 2: às 11h30, Lançamento das ações de Educação Alimentar e Nutricional para usuários dos restaurantes populares. Unidade Campanário – Av. Luíz Carlos Prestes, 606 – Taboão; Unidade Serraria – Av. Lico Maia, 891 – Conceição.
Dia 21/10 – Das 9h às 12h
Atividade 1: Oficina “Aproveitamento Integral dos Alimentos” e ‘tour’ na Feira Livre do Campanário para captação de alimentos para a oficina. Local: Cozinha Experimental do Restaurante Popular Campanário, Av. Luíz Carlos Prestes, 606 – Taboão.
Atividade 2: Oficina “Aproveitamento Integral dos Alimentos” com Organizações Sociais do Banco de Alimentos. Local: CRESAND – Rua 1º Sargento Nestor Romualdo Tenório, 102 – Centro.
Atividade 3: Encontro “Dia Mundial da Alimentação” com o grupo do Programa Melhor Peso Agora: Emagreça com Qualidade. Local: CRESAND – Rua 1º Sargento Nestor Romualdo Tenório, 102 – Centro.
Dia 25/10 – 15h – Transmissão pelo YouTube do Programa Sabor da Cultura.