Rafael Câmara e a equipe Prema desembarcam neste fim de semana em Mugello para a sétima e última etapa do Campeonato Italiano de F4. O carro #88 vem credenciado por grandes desempenhos ao longo do ano, especialmente na sequência final de três competições em semanas consecutivas. Rafa fez uma pole pelo Italiano em Monza há duas semanas e as duas em disputa em Nurburgring na semana passada no Campeonato Alemão.
Único brasileiro integrante da Ferrari Driver Academy em 2022, o piloto de 17 anos de idade espera novamente lutar por pódios e vitórias, para encerrar sua primeira temporada nos carros de competição da mesma forma como a iniciou.
Em janeiro ele fez sua estreia em monopostos em respeitável campanha na F4 dos Emirados Árabes. Um teste positivo de covid impediu Rafa de acelerar na etapa de abertura. Mesmo com quatro corridas menos que os concorrentes, ele terminou o campeonato como vice-campeão, com seis vitórias e oito pódios em 16 provas disputadas nas pistas de Dubai e Yas Marina.
Então partiu para os principais campeonatos na Europa e já venceu corrida logo na primeira etapa, em Spa-Francorchamps pelo Campeonato Alemão no mês de abril. Em maio, estreou no Campeonato Italiano da mesma maneira: ganhou a primeira corrida do ano em Ímola.
Rafa passou metade do campeonato na liderança, até ser ultrapassado pelo italiano Andrea Kimi Antonelli, seu companheiro na Prema e afiliado ao programa de jovens talentos da Mercedes. Depois de uma quinta etapa complicada no Red Bull Ring, perdeu a vice-liderança para o irlandês Alex Dunne e não teve a chance de dar o troco em Monza quando a corrida em que largaria da pole foi cancelada por motivo de chuva há duas semanas.
Como são considerados no ranking final apenas as 16 melhores pontuações de cada piloto nas 21 corridas do ano, os três chegam a Mugello com chances de título. O favoritismo é do italiano que, na semana passada, conquistou o título do Alemão em Nurburgring.
No campeonato germânico, Rafa também fez campanha parcial, outra vez prejudicado por um teste positivo de covid. Ele disputou 12 das 18 provas realizadas, terminando 9 vezes no pódio. Fechou o campeonato em terceiro na pontuação final e com o título entre os rookies.
O desafio para repetir o desempenho em Mugello não será pequeno. A lista provisória de inscritos tem mais de 40 pilotos, provenientes de 23 diferentes nacionalidades.
A ação na pista começa nesta quinta-feira, com o primeiro treino livre de 40 minutos. Na sexta acontecem mais um treino livre e os dois qualis (o grid da terceira corrida é estabelecido pelo ranking da segunda melhor volta de cada carro nas tomadas). Sábado tem programada a primeira corrida de 30 minutos mais uma volta, com o domingo consagrado às duas baterias final da temporada 2022. As três provas são exibidas ao vivo pelos canais oficiais do campeonato no Facebook e Youtube.
O que ele disse:
“Mugello é uma pista muito técnica e com bastante brita nas áreas de escape, como qualquer autódromo do calendário da MotoGP. Então precisamos estar prontos caso venham bandeiras amarelas, algo provável com um grid tão cheio como foi em Monza. Assim será importante classificar bem e aproveitar logo as oportunidades para ganhar posições nas provas. A temporada 2022 tem sido muito positiva, com muito aprendizado e desenvolvimento com a Prema e Ferrari Driver Academy. É a última corrida do ano e vamos trabalhar bastante para colocar em prática tudo que construímos juntos desde janeiro”Rafael Câmara
Campeonato Italiano de F4 – Etapa 7 – Mugello:
Quinta-feira, 20 de outubro
- 11:40 – 12:20 – Treino livre 1
Sexta feira, 21 de outubro
- 05:25 – 06:05 – Treino livre 2
- 11:35 – 11:50 – Quali 1
- 12:00 – 12:15 – Quali 2
Sábado, 22 de outubro
- 07:20 – Corrida 1 (30 minutos +1 volta)
Domingo, 23 de outubro
- 04:55 – Corrida 2 (30 minutos +1 volta)
- 11:55 – Corrida 3 (30 minutos +1 volta)
Campeonato Italiano (top5):
- Andrea Kimi Antonelli (ITA) 287 pontos
- Alex Dunne (IRL) 223
- Rafael Câmara (BRA) 214
- Charlie Wurz (AUT) 165
- Kacper Sztuka (POL) 150
Fonte: Luis Ferrari