O governador João Doria (PSDB) anunciou nesta quarta-feira (2) que a previsão é vacinar toda a população adulta do Estado de São Paulo contra a covid-19 até o dia 31 de outubro (confira o calendário).
“Temos uma ótima notícia. São Paulo vai concluir toda a vacinação da população adulta até 31 de outubro. Originalmente, a nossa previsão era até 31 de dezembro, mas agora estamos afirmando que até 31 de outubro todos os brasileiros com mais de 18 anos que residem em São Paulo serão vacinados”, afirmou Doria.
A coordenadora do Programa Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula, afirmou que o planejamento foi realizado com base na projeção de chegada de vacinas divulgada pelo Ministério da Saúde.
O governador também anunciou a ampliação da vacinação contra o coronavírus para as pessoas com comorbidades e com deficiência permanente de 18 a 29 anos de idade, que recebem benefício de prestação continuada (BPC). Assim, todos os adultos que pertencem a estes dois grupos já estão com a imunização garantida no cronograma no Plano Estadual de Imunização.
“Iniciaremos a partir de segunda-feira (7) a vacinação da última faixa etária das pessoas com comorbidades e portadores de deficiência. Temos um total de 550 mil pessoas e finalizaremos essa imunização até o final do mês de junho. É uma extraordinária notícia para essas pessoas com comorbidades e deficiência”, disse Doria.
Jovens nessa faixa etária e que possuem uma ou mais doenças crônicas ou são beneficiários do BPC poderão receber sua primeira dose. Outras 1,2 milhão de pessoas com comorbidades ou deficiência permanente com idade entre 30 e 39 anos já começaram a ser vacinadas nesta quarta-feira (2) na rede pública de saúde.
Mais insumos
O governador confirmou nesta quarta-feira que São Paulo vai receber insumos para a produção de mais 10 milhões de doses da vacina do Instituto Butantan no próximo dia 28. A chegada de mais 6 mil litros de matéria-prima foi anunciada um dia após a Coronavac receber aprovação internacional da OMS (Organização Mundial da Saúde) contra a covid.
“A boa notícia é a liberação, pelo governo da China e pela Sinovac, de mais 10 milhões de doses da vacina do Butantan com 6 mil litros do Ingrediente Farmacêutico Ativo que chegará a São Paulo no próximo dia 28 de junho”, afirmou Doria. “Com isso, o Butantan vai chegar a aproximadamente 60 milhões de doses da vacina que está salvando milhões de brasileiros em todo o país.”
Números da covid
Até esta terça-feira (1º), segundo o governo do estado, 3.291.509 pessoas já foram infectadas pelo coronavírus no Estado e 112.210 morreram em decorrência da doença.
Os leitos de UTI têm taxa de ocupação de 81,9% no Estado e 78,9% na Região Metropolitana de São Paulo. Já os leitos de enfermaria estão com ocupação de 64,2% no Estado e 62,6% na Região Metropolitana.