Atividades de escrita e desenho realizadas com estudantes do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos serão apresentadas em evento no Centro Cultural Okinawa, em 30 de novembro
Quais são as histórias dos moradores da cidade e de que forma essas histórias e esses saberes se relacionam com o aprendizado ao qual os estudantes tem acesso nas escolas? Foi partindo desse questionamento que a Secretaria de Educação de Diadema estruturou o projeto “Diadema tem História”.
Proposta pelo comitê pedagógico do Mais Educação, programa de educação integral da pasta, a iniciativa visava resgatar toda a trajetória histórica da cidade e colocar os estudantes como atores da história do município. As práticas desenvolvidas serão apresentadas em evento realizado no dia 30 de novembro, do Centro Cultural Okinawa.
Para tirar o projeto do papel, foi realizada uma parceria com o Instituto Gesto, e por meio da formação “Ler, escrever e desenhar histórias de vida”, educadores articuladores do Mais Educação e professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) foram incentivados a pensar sobre as experiências escolares, tanto pelas intersecções com o que é proposto para o currículo pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como pela realização de práticas que possibilitaram a compreensão dos conceitos de história de vida, identidade e memória.
“A ideia era que os docentes que participassem da formação fossem multiplicadores desses conceitos de resgate histórico, de protagonismo dos moradores na história da cidade, nas escolas do município”, explicou a coordenadora de Educação Integral da Secretaria de Educação, Ana Paula Noveli. “A formação se propõe a oferecer uma reflexão e metodologia de trabalho que visa a compreensão da importância da história de vida dentro do aprendizado e como forma de incluir os estudantes e suas histórias na compreensão de conceitos presentes na sua formação”, completou a também coordenadora de Educação Integral, Carolina Beserra de Andrade.
Especificamente no contexto do Programa Mais Educação, a formação do Avisa Lá, braço do Instituto Gesto, foi ampliada para pesquisar e conhecer o território educativo de cada escola e de seus personagens além da história de vida de cada estudante. Na EJA, cada professor trabalhou com os estudantes suas histórias de vida e memórias que foram transcritas por meio de produções textuais e ilustrações. O trabalho gerou a produção do livro “Memórias que Contam: As narrativas dos estudantes da EJA de Diadema”, que será lançado em breve. “Com a EJA, a iniciativa terá continuidade por meio do programa ‘Leiturando’, onde estamos desenvolvendo o projeto ‘Estudantes Autores da EJA’ para 2023″, explicou o coordenador pedagógico da EJA na Secretaria de Educação, Fabio Rodrigues Lemes.
“Com o desenvolvimento do projeto ‘Diadema tem história’ prevemos que a cidade contará sua própria história, à medida que as pesquisas e a exploração de espaços forem realizadas, trazendo o senso de pertencimento, de identidade cultural, social, ambiental, política e histórica”, pontuou Ana Paula. “Quando dizemos que Diadema tem história queremos afirmar que o nosso povo fez e faz a história deste lugar. Somos produto do meio, realizamos e construímos com nossas próprias realidades formando um coletivo de ações voltadas para a historicidade dos personagens”, concluiu a coordenadora. Foram envolvidas na iniciativa 19 escolas de ensino fundamental e 13 da EJA, com mais de 3.000 estudantes participando.
A atividade de encerramento do programa “Diadema tem história” acontece às 14 horas do dia 30 de novembro, no Centro Cultural Okinawa, na Avenida Sete de Setembro, 1.670. O evento é aberto ao público.