Novas tecnologias e formatos de corrida introduzidos na 9ª temporada do ABB FIA Formula E World Championship e na estreia do carro de corrida Gen3
Corridas disputadas por voltas em vez de um tempo definido
Tecnologia inovadora de carregamento rápido que fornece aumento de energia durante a parada de ‘Attack Charge’ de 30 segundos na corrida para ser testada em corridas selecionadas no final da temporada
Potência máxima aumentada para 350kW no modo de ataque
Novas oportunidades para motoristas em ascensão

A Fórmula E e a FIA anunciaram hoje uma série de atualizações nos regulamentos esportivos para a 9ª temporada do ABB FIA Formula E World Championship após a aprovação do Conselho Mundial de Automobilismo da FIA.

Tempo de substituição das voltas:
As corridas serão realizadas em voltas em vez de um período de tempo definido. Para manter a consistência com a mudança para voltas, as interrupções do Safety Car e Full Course Yellow nas corridas agora serão compensadas por voltas adicionais, substituindo o recurso de tempo de corrida adicional.

A carga de ataque será introduzida em corridas selecionadas mais tarde na temporada 9:
A Fórmula E e a FIA têm trabalhado com parceiros tecnológicos estratégicos para desenvolver capacidades pioneiras de bateria e carregamento que permitirão que os novos carros Gen3 menores, mais rápidos e mais leves recebam um impulso de energia durante a corrida.

Essa colaboração resultou no desenvolvimento de uma bateria capaz de receber 4kWh de energia em 30 segundos – a bateria EV mais avançada do mundo atualmente – fornecida por um booster de 600kW.

Uma parada obrigatória de carga de ataque de 30 segundos durante um período pré-determinado na corrida desbloqueará dois períodos aprimorados do modo de ataque a serem implantados mais tarde na corrida, onde a potência dos carros de corrida Gen3 aumentará de 300kW para 350kW.

O Attack Charge está programado para ser testado em corridas selecionadas mais tarde na 9ª temporada. O formato do modo de ataque existente de um aumento de energia temporário ativado pelos pilotos durante a corrida será mantido nas corridas em que o Attack Charge não for implementado. Fanboost foi descontinuado e não aparecerá na Temporada 9.

Pilotos novatos recebem plataforma para impressionar:
Cada equipe deve completar pelo menos duas sessões de Treino Livre 1 durante a temporada com um piloto que nunca competiu no campeonato. O objetivo é dar aos pilotos promissores a chance de experimentar as qualidades únicas da Fórmula E e contribuir para o progresso da equipe.

Jamie Reigle, CEO da Fórmula E, disse:
“Nossos regulamentos esportivos atualizados são evidências da evolução contínua e do impacto positivo do ABB FIA Formula E Championship para pilotos, equipes, parceiros e fãs no mundo dos EVs de consumo. A combinação de aprimoramentos esportivos, uma mudança radical no desempenho do carro, tecnologia de bateria de ponta e a inovação do Attack Charge tornará nossas corridas mais competitivas e divertidas, ao mesmo tempo em que mostra o futuro do desenvolvimento de veículos elétricos. Este é o cerne do que a Fórmula E pretende alcançar e estamos ansiosos para ver a nova geração ganhar vida na 9ª temporada”.

Alberto Longo, co-fundador e diretor de campeonatos da Fórmula E, disse:
“Estamos criando as condições perfeitas para que os melhores pilotos e equipes tenham sucesso e vençam. Mudar para voltas permite às equipes um maior grau de planejamento de estratégia de corrida. A introdução do Attack Charge nas corridas no final da temporada adicionará uma dimensão totalmente nova à estratégia de corrida para as equipes e ao interesse dos fãs. Também estamos nos preparando para o futuro com a oportunidade de os novos pilotos do campeonato se sentarem e mostrarem o que podem fazer”.

Pablo Martino, chefe de Assuntos Esportivos da Fórmula E, FIA, disse:
“Aproveitando uma 8ª temporada bem-sucedida, agora fizemos pequenas modificações no formato de corrida, enquanto nos esforçamos para levar o ABB FIA Formula E World Championship a um público cada vez mais amplo, incentivando as equipes a testar novos talentos. Com o advento do aguardado monolugar Gen3, um grid de 22 carros com nomes icônicos do setor automotivo e alguns dos melhores pilotos do esporte, estou confiante de que a nova era da Fórmula E será brilhante”.

O carro de corrida Gen3 é o carro de corrida elétrico mais rápido, leve, potente e eficiente já construído. Ele vai estrear na Rodada 1 do ABB FIA Formula E World Championship na Cidade do México em 14 de janeiro de 2023.

Fonte: Fórmula E FIA ABB

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.