Protótipos e carros de turismo formam grid variado no Campeonato Paulista

Categoria focada em diversos conceitos de automóveis de competição, a Open Paulista (Foto de abertura/Edmar Salgueiro) utiliza um regulamento técnico-desportivo que, além de reunir extensa variedade de modelos,  garante importante mercado de trabalho para preparadores, desenvolvedores e mecânicos especializados. Dessa forma a Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP) colabora para compensar as consequências de várias categorias com viés monomarca ou que seguem padrão único de especificações nas quais esses profissionais têm sua criatividade extremamente tolhida. Além disso a modalidade também abre espaço para que pilotos de outras categorias estabelecidas usem as provas como treinos avançados. De acordo com Paulo Scaglione, presidente em exercício da FASP, a diversidade de carros que alinham nas provas da Open é prova da validade da proposta:

“Não é raro que a categoria receba modelos que já não competitivos em algumas categorias, incluindo as que deixaram de existir e que estavam encostados nas oficinas e garagens. Quando o Conselho Técnico Desportivo Paulista (CTDP) homologou a Open Paulista pudemos fomentar o mercado de trabalho do automobilismo e prestigiar profissionais que não se sentiram atraídos em competições do tipo monomarca.”

O grid da Open Paulista reúne protótipos de várias marcas e modelos, GTs modelos de turismo construídos para competição e qualquer veículo que não se enquadre em outras categorias. Exemplos disso são o protótipo ABS 01-Chevrolet de Ney Faustini, os Spyder de Giovani Almeida, Caio Lacerda, Mauro Kern e Ciro Paciello, o Ford Mondeo de William Ayer e vários modelos da antiga Stock Car, como o piloto por Carlos e Gabriel Vallone. Alguns pilotos que disputam provas de endurance aproveitam as disputas para desenvolver seus carros e suas habilidades, o que dá um colorido extra às competições.

O regulamento da Open Paulista engloba protótipos equipados motor de 1.600 cm3, aspirados e com cabeçotes de 8 ou 16 válvulas (Classe A), motor até 2.300 cm(B), e acima de 2.300 cm3, turbo ou aspirado (C), além de carros de turismo com as mesmas classes de motorização.

Neste fim de semana a categoria terá atividades na sexta feira (treinos das 17:00 às 17:30 e das 19:20 às 19:50) e no sábado (Classificação entre 18:20 e 18:40, e corridas às 19:50 e 22:40).

Confira a situação do Campeonato:

Categoria Open PA

1) Giovani Almeida, 87 pontos,

2) Caio Lacerda, 75

3) Carlos Vallone, 60

4) Ciro Paciello, 60

5) Gabriel Vallone, 60

Categoria Open PB

1) Caio Lacerda, 201

2) Giovani Almeida, 201

José Soares Jr., 157

4) Ricardo Furquim, 157

5) Estevão Oliveira, 95

Categoria Open PB 2

1) Ciro Paciello, 120 pontos

2) Leandro Guerra, 120

3) Fábio Mencarelli, 30

4) Matheus Beccali, 27

Categoria Open PC

1) Álvaro Vilela, 82 pontos

2) Ney Faustini, 60

3) Gustavo Pires, 35

4) Willian Ayer30

5) Rogério Barbato, 20

Categoria Open TB

1) Carlos Vallone Jr, 80 pontos

2) Gabriel Vallone, 80

Marcelo Kairis, 40

4) Pablo Marçal, 40

5) Rafael Gimenez, 40

 

Fonte: Beepress 

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.