A Fórmula E foi classificada como a mais alta de mais de 50 esportes globais de elite pela principal organização independente de sustentabilidade
Classificação anunciada como o novo Gen3 – o primeiro carro de corrida net zero do mundo no primeiro esporte net zero do mundo – está na pista pela primeira vez nos testes de pré-temporada em Valência

A Fórmula E foi classificada como a Melhor Performance Total de mais de 300 organizações esportivas globais no relatório anual 2022 Global Sustainability Benchmark in Sports (GSBS).
A GSBS é uma organização global independente sem fins lucrativos, que analisa e compara o desempenho de sustentabilidade de organizações esportivas profissionais por meio de um processo imparcial, orientado pela ciência e baseado em dados.

O estudo analisou mais de 50 organizações esportivas de elite de mais de 300 convidadas a participar. As federações e ligas esportivas classificadas no relatório incluem NFL, NBA, FIFA, Fórmula 1, UFC e WWE, bem como clubes como New York Yankees, FC Barcelona, ​​LA Lakers, Dallas Cowboys, Paris Saint-Germain e Manchester United.
A Fórmula E alcançou uma pontuação de referência recorde para ganhar o Melhor Desempenho Total 2022. A Fórmula E também foi classificada como a mais alta em três das quatro categorias restantes: Melhor Desempenho Corporativo, Melhor Desempenho Ambiental e Melhor Desempenho de Governança. O clube de futebol italiano Juventus conquistou o título de Melhor Desempenho Social.

Jamie Reigle, CEO da Fórmula E, disse:
“Estabelecer o padrão global de sustentabilidade no esporte tem sido uma característica fundamental da Fórmula E desde que começamos em 2014. Congratulamo-nos com a classificação máxima da GSBS como reconhecimento pela dedicação de nossos funcionários, equipes e parceiros. Também reconhecemos os esforços e conquistas em sustentabilidade de outras grandes organizações esportivas em todo o mundo e saudamos esse progresso. Juntos, temos o potencial de envolver bilhões de fãs na missão de combater as mudanças climáticas e fazer uma diferença positiva na vida das gerações futuras”.

Christian Hartmann, CEO da GSBS, disse:
“A Fórmula E nos impressionou no GSBS em vários níveis. No geral, sua estrutura e processos corporativos refletem seu compromisso com a sustentabilidade. Avaliamos uma ampla gama de pontos de dados, fatores ambientais, sociais, de governança e de negócios e, em cada área, ambos a quantidade de dados disponíveis e as tendências anuais lideram o setor. A sustentabilidade é literalmente vivida na Fórmula E, e a dedicação de toda a equipe foi sentida durante todo o processo de auditoria. Em combinação, isso resultou na Fórmula E recebendo um Prêmio GSBS em 4 de 5 categorias e estamos ansiosos para documentar o desenvolvimento nos próximos anos.”

Entrando agora na 9ª temporada, a missão do ABB FIA Formula E World Championship é acelerar a adoção de veículos elétricos. O campeonato também funciona como um teste para impulsionar o desenvolvimento de novas tecnologias necessárias para um futuro elétrico e de baixo carbono. As principais marcas internacionais de carros, incluindo Jaguar, Maserati, McLaren, Mahindra, Nissan e Porsche, estão entre as 11 equipes do campeonato.
A Fórmula E é o único esporte no mundo a atingir o zero líquido desde o início e é membro fundador do Fundo para um Ambiente Seguro e Saudável da UNICEF, projetado especificamente para ajudar e educar crianças afetadas pelas mudanças climáticas.

Antes da primeira corrida da 9ª temporada na Cidade do México em 14 de janeiro, os testes de pré-temporada estão em andamento em Valência nesta semana, onde o novíssimo carro de corrida Gen3 está em pista pela primeira vez.
O Gen3 é o carro de corrida elétrico mais rápido, leve, potente e eficiente já construído. As principais características de sustentabilidade do Gen3 incluem:

A pegada de carbono do Gen3 foi medida desde a fase de projeto para informar todas as medidas de redução tomadas para reduzir o impacto ambiental, enquanto todas as emissões inevitáveis ​​são compensadas como parte do compromisso de zero carbono líquido da Fórmula E.

• Linho e fibra de carbono reciclada são usados ​​na construção da carroceria pela primeira vez em um carro de fórmula com fibra de carbono reciclada de carros Gen2 aposentados e reduzindo a quantidade total de fibra de carbono virgem usada. Isso reduz a pegada de carbono da produção da carroceria Gen3 em mais de 10%. Todos os resíduos de fibra de carbono serão reutilizados para novas aplicações por meio da adoção de um processo inovador da indústria da aviação.

• As baterias Gen3 estão entre as baterias sustentáveis ​​mais avançadas já feitas, consistindo de minerais de origem sustentável, enquanto as células da bateria serão reutilizadas e recicladas no final de sua vida útil.
• Borracha natural e fibras recicladas compõem 26% dos novos pneus Gen3 e todos os pneus serão totalmente reciclados após a corrida.

• Todos os fornecedores Gen3 operam de acordo com os principais padrões internacionais para reduzir os impactos ambientais da fabricação (ISO 14001) e são classificados como 3 estrelas pela Acreditação Ambiental da FIA.
• O carro de Fórmula E mais rápido até agora, com velocidade máxima acima de 322 km/h / 200 mph.
• O carro de corrida de fórmula mais eficiente de todos os tempos, com mais de 40% da energia usada em uma corrida produzida por frenagem regenerativa.

• Cerca de 95% de eficiência energética de um motor elétrico fornecendo até 350kW de potência (470BHP), em comparação com aproximadamente 40% para um motor de combustão interna.

• O primeiro carro de fórmula com motorização dianteira e traseira. Um novo powertrain dianteiro adiciona 250kW aos 350kW na parte traseira, mais do que dobrando a capacidade regenerativa do atual Gen2 para um total de 600kW.

• Capacidade de carregamento em velocidade ultra-alta de 600kW para energia adicional durante uma corrida, quase o dobro da energia dos carregadores comerciais mais avançados do mundo.

• O primeiro carro de fórmula que não terá freios hidráulicos traseiros com a adição do trem de força dianteiro e sua capacidade regenerativa.

Fonte: ABB FIA Fórmula E

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