O ex-campeão António Félix da Costa dá as boas-vindas ao “enorme passo em frente” na potência do novo Gen3, o carro de Fórmula E mais rápido de sempre
Mais de 17.300 km em 5.128 voltas concluídas durante os testes de pré-temporada, a primeira vez que todos os pilotos estiveram na pista juntos no Gen3
O Gen3 faz sua estreia competitiva no próximo mês na corrida de abertura da 9ª temporada do ABB FIA Formula E World Championship

Os testes de pré-temporada do novo carro de corrida Gen3 foram concluídos em Valência hoje, onde 22 pilotos de 11 equipes do ABB FIA Formula E World Championship levaram ao limite o carro de corrida elétrico mais rápido, leve, potente e eficiente do mundo.

O Gen3 fará sua estreia competitiva no Hankook Mexico City E-Prix 2023 em 14 de janeiro, a corrida de abertura da 9ª temporada. Durante cinco dias de testes em Valência, os pilotos completaram um total combinado de 5.128 voltas, com mais de 17.300 km é quase a mesma distância de uma viagem da pista de testes ao Autódromo Hermanos Rodrigo, na Cidade do México, e vice-versa.

No último dia de testes no Circuito Ricardo Tormo, os cinco primeiros pilotos foram todos meio segundo mais rápidos do que o melhor tempo registrado anteriormente pelo carro Gen2. Maximilian Guenther, da Maserati MSG Racing, estabeleceu um recorde de volta de teste da Fórmula E de 1m25s127.

Pilotos de equipes como TAG Heuer Porsche Formula E Team, Maserati MSG Racing, NEOM McLaren Formula E Team e TCS Jaguar Racing testaram o Gen3 na pista juntos pela primeira e única vez antes do evento na Cidade do México.
Um chassi menor e mais leve e um trem de força frontal adicional adicionando 250 kW aos 350 kW na traseira estão entre os muitos desenvolvimentos tecnológicos do carro de corrida Gen3, que é capaz de atingir uma velocidade máxima de 200 mph / 322 km/h.

Os motoristas compartilharam suas primeiras impressões ao volante do Gen3:
António Félix da Costa, TAG Heuer Porsche Formula E Team:
“Foi um processo divertido conhecer o novo carro. É um grande avanço em termos de potência e é mais leve e essas duas coisas que você sempre espera como piloto – mais potência e menos peso. Há um trem de força dianteiro também agora e será um carro altamente eficiente – 40% da energia total usada em uma corrida será de regeneração.É um grande passo em tecnologia e é divertido.
“É cedo e estamos apenas nos familiarizando com os carros, lentamente. Ainda temos muitas coisas para desenvolver e aprender apenas um mês antes de corrermos no México, mas isso faz parte do processo – é divertido .
“Eles têm muito mais potência do que antes e, no momento, em certas condições, é muito difícil usá-la, o que é bom para quem está assistindo. Haverá mais erros dos pilotos e será mais difícil dominar em este carro agora – acho que vai produzir corridas muito boas.

Edoardo Mortara, Maserati MSG Racing:
“Podemos esperar uma diferença maior, mas isso virá conosco explorando melhor o carro – você verá diferenças maiores nos alvos na corrida e nas voltas porque o carro é efetivamente muito mais eficiente. Há muito a descobrir. no máximo com o carro Gen2 no ano passado com software que estava explorando todo o desempenho disponível após anos trabalhando com esses carros e powertrains. Temos muito a aprender e há muito mais por vir.
René Rast, NEOM McLaren Formula E Team:
“Ninguém explorou os limites ainda e há muito tempo de volta durante a temporada. Depois de um ou dois anos, seremos muito mais rápidos. O Gen3 obviamente tem muito mais potência, é mais leve e mais ágil nas curvas. O carro em si foi muito rápido, especialmente em uma volta de 350kW de potência total.”

Maximilian Guenther, Maserati MSG Racing:
“O Gen3 oferece diferentes desafios com regeneração no eixo dianteiro agora e 600kW no total dianteiro e traseiro. A sensação de frenagem é diferente e ainda mais variáveis ​​podem ser controladas no lado do software junto com seus engenheiros – as possibilidades disso são bastante empolgantes.
“O carro será rápido nas ruas porque você tem muito mais potência – 100 kilowatts a mais, acima dos 250kW do Gen2 – e temos pneus diferentes com características diferentes dos anteriores. No geral, é um grande desafio e o carro parece muito agressivo. Estou gostando da minha experiência com ele até agora.

Oliver Rowland, CORRIDA MAHINDRA:
“Você tem dois pedais e um volante, mas muita mudança. No lado técnico, há o trem de força dianteiro que pode regenerar energia sem mais freios na parte traseira, mas obviamente com muito mais capacidade de regeneração. Os carros também são muito mais leves e há muito para nós, como pilotos, nos adaptarmos. É praticamente tudo novo. Portanto, no momento, não temos 100% de certeza de como extrair os detalhes mais sutis e será emocionante ver como todas as outras equipes e pilotos se atualizarão ao longo da temporada”.

Fonte: ABB FIA Fórmula E

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