Calor excessivo marca o fim de semana de etapa dupla da Stock Car na capital goiana. Saindo da pole position, Rubens Barrichello liderou de ponta a ponta para vencer pela sexta vez em Goiânia; Ricardo Maurício superou problemas da classificação para vencer a segunda prova
O Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO), registrou neste sábado (18) temperatura máxima ambiente de 36ºC com sensação térmica próxima dos 40 graus. No asfalto, mais calor ainda: 53ºC. Situação já prevista por pilotos e equipes, que trabalharam para amenizar estes efeitos com reforço na refrigeração e hidratação.
E neste cenário, as duas corridas válidas pela oitava etapa foram igualmente quentes. Uma batida múltipla na largada da primeira corrida tirou oito carros da disputa, e apenas 19 dos 31 carros completaram a primeira corrida, que teve vitória praticamente de ponta a ponta de Rubens Barrichello, com Cesar Ramos em segundo e Gabriel Casagrande em terceiro. Líder do campeonato, Daniel Serra foi apenas o 11º. Marcos Gomes, Bruno Baptista, Allam Khodair, Julio Campos, Átila Abreu, Gaetano di Mauro e Ricardo Maurício completaram os dez primeiros que inverteram as posições para a largada da segunda prova.
A segunda largada já aconteceu com mais tranquilidade, apesar do toque entre Felipe Lapenna e Gabriel Casagrande, que jogou o paranaense para a última posição. Ricardo Maurício largou na frente e também soube administrar muito bem os ataques dos adversários e após os pit stops abriu distância confortável na frente para vencer em Goiânia pela segunda vez no ano – na etapa de abertura ele também venceu a Corrida 2.
Julio Campos e Átila Abreu completaram o pódio, com Thiago Camilo, Gaetano di Mauro, allam Khodair, Marcos Gomes, Rubens Barrichello, Galid Osman e Daniel Serra fechando os dez primeiros.
Neste domingo (19) começa tudo de novo em Goiânia, mas em outro traçado. Os pilotos disputam a nona etapa no circuito oval, de 2.695 metros. A classificação acontece às 10h30 e a largada da primeira corrida, às 13h10, com transmissão ao vivo por Band, SporTV2 e pelo YouTube oficial da Stock Car.
A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da categoria, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade. A Fremax é a fornecedora dos discos desde 2004 e a Fras-le, desde 2016.
Fala, piloto!
“Nem na Malásia, correndo de Fórmula 1, eu senti tanto calor como aqui. Muito quente. Saí do carro debilitado. A água que a gente bebe no carro estava tão quente que parecia que eu estava bebendo direto do bule antes de fazer o café. Mas na primeira corrida a estratégia foi acelerar tudo o que tinha, abrir uma distância para fazer o pit stop e depois até consegui segurar um pouco. O calor foi o maior problema. Dentro do carro foi uma situação bem difícil, e o oitavo lugar na segunda prova foi um prêmio para quem largou em décimo ”.
(Rubens Barrichello, Mobil Full Time Sports, Toyota Corolla #111)
Pole position e vencedor da Corrida 1
Fala, piloto!
“Primeiro eu gostaria de agradecer toda equipe e a JL, por terem conseguido colocar o meu carro no grid depois do problema que tivemos no classificatório. Nós sabíamos que o carro estava competitivo, estava rápido e fizemos uma boa estratégia. Foi, realmente, uma pena não termos conseguido uma posição melhor na classificação, poderíamos ter levado mais pontos, mas,não podemos ficar tristes com isso, porque essa vitória foi muito suada e demonstra que a nossa equipe tem muita garra e a não desiste nunca”.
(Ricardo Maurício, Eurofarma-RC, Chevrolet Cruze #90)
Vencedor da Corrida 2
A pista de Goiânia na ótica da FRAS-LE & FREMAX
“O traçado tradicional de Goiânia já é desafiador por ser um dos que mais exigem dos freios. Temperatura é um fator que interfere muito na eficiência do conjunto, especialmente por se tratar de um circuito rápido. Com o circuito do anel externo este desafio fica ainda maior. São duas grandes retas, com velocidades finais maiores e frenagens mais intensas, que acabam exigindo ainda mais do sistema. No traçado externo os carros tendem a andar mais próximos uns dos outros nas corridas, o que interfere na refrigeração do freio; isso se torna um desafio não só no conjunto dos freios, mas também para motor e câmbio, que são levados ao extremo pelas altas temperaturas. Goiânia é um circuito que proporciona as situações mais extremas, que mais colocam à prova o sistema de freios: materiais de fricção, discos e pastilhas”.
(André Brezolin, engenheiro de projeto FRAS-LE & FREMAX)
Resultado extra-oficial da Corrida 1:
(Circuito misto, 3.835 metros)
1 Rubens Barrichello (Full Time Sports/Corolla)
2 Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Corolla) a 2.230
3 Gabriel Casagrande (AMattheis Vogel Motorsport/Cruze) a 2.384
4 Marcos Gomes (Cavaleiro Sports/Cruze) a 6.107
5 Bruno Baptista (RCM Motorsport/Corolla) a 7.032
6 Allam Khodair (Blau Motorsport/Cruze) a 7.355
7 Julio Campos (Lubrax Podium Stock Car Team/Cruze) a 8.542
8 Átila Abreu (Shell V-Power/Cruze) a 10.812
9 Gaetano di Mauro (KTF Racing/Cruze) a 12.466
10 Ricardo Mauricio (Eurofarma-RC/Cruze) a 14.828
11 Felipe Lapenna (Hot Car Competições/Cruze) a 15.161
12 Daniel Serra (Eurofarma-RC/Cruze) a 15.162
13 Galid Osman (Shell V-Power/Cruze) a 20.687
14 Sergio Jimenez (Scuderia CJ/Corolla) a 23.421
15 Denis Navarro (Cavaleiro Sports/Cruze) a 23.900
16 Rafael Suzuki (Full Time Bassani/Corolla) a 40.126
17 Tuca Antoniazi (Hot Car Competições/Cruze) a 47.194
18 Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Corolla) a 1:14.854
19 Cacá Bueno (Crown Racing/Cruze) a 1 Volta
Não completaram
Guga Lima (AMattheis Vogel Motorsport/Cruze) a 11 Voltas
Diego Nunes (Blau Motorsport/Cruze) a 12 Voltas
Felipe Massa (Lubrax Podium Stock Car Team/Cruze) a 15 Voltas
Pedro Cardoso (KTF Racing/Cruze) a 18 Voltas
Christian Hahn (Blau Motorsport II/Cruze)
Beto Monteiro (Crown Racing/Cruze)
Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Corolla)
Lucas Foresti (KTF Sports/Cruze)
Matias Rossi (Full Time Sports/Corolla)
Guilherme Salas (KTF Sports/Cruze)
Tony Kanaan (Full Time Bassani/Corolla)
Raphael Teixeira (RKL Competições/Cruze)
Resultado extra-oficial da Corrida 2:
(Circuito misto, 3.835 metros)
1 Ricardo Mauricio (Eurofarma-RC/Cruze), 20 voltas
2 Julio Campos (Lubrax Podium Stock Car Team/Cruze) a 6.339
3 Átila Abreu (Shell V-Power/Cruze) a 9.152
4 Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Corolla) a 9.754
5 Gaetano di Mauro (KTF Racing/Cruze) a 13.825
6 Allam Khodair (Blau Motorsport/Cruze) a 14.453
7 Marcos Gomes (Cavaleiro Sports/Cruze) a 14.738
8 Rubens Barrichello (Full Time Sports/Corolla) a 14.794
9 Galid Osman (Shell V-Power/Cruze) a 16.132
10 Daniel Serra (Eurofarma-RC/Cruze) a 16.534
11 Cacá Bueno (Crown Racing/Cruze) a 18.398
12 Bruno Baptista (RCM Motorsport/Corolla) a 21.200
13 Felipe Massa (Lubrax Podium Stock Car Team/Cruze) a 21.552
14 Rafael Suzuki (Full Time Bassani/Corolla) a 23.031
15 Guga Lima (AMattheis Vogel Motorsport/Cruze) a 23.304
16 Denis Navarro (Cavaleiro Sports/Cruze) a 32.924
17 Tuca Antoniazi (Hot Car Competições/Cruze) a 57.129
18 Gabriel Casagrande (AMattheis Vogel Motorsport/Cruze) a 2 Voltas
Não completaram
Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Corolla)
Felipe Lapenna (Hot Car Competições/Cruze)
Sergio Jimenez (Scuderia CJ/Corolla)
Não largaram
Diego Nunes (Blau Motorsport/Cruze)
Pedro Cardoso (KTF Racing/Cruze)
Christian Hahn (Blau Motorsport II/Cruze)
Beto Monteiro (Crown Racing/Cruze)
Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Corolla)
Lucas Foresti (KTF Sports/Cruze)
Matias Rossi (Full Time Sports/Corolla)
Guilherme Salas (KTF Sports/Cruze)
Tony Kanaan (Full Time Bassani/Corolla)
Raphael Teixeira (RKL Competições/Cruze)
Classificação extra-oficial do campeonato (Top-10)*
1º – Daniel Serra – 259 pontos
2º – Gabriel Casagrande – 253
3º – Rubens Barrichello – 211|
4º – Cesar Ramos – 197
5º – Átila Abreu – 189
6º – Bruno Baptista – 184
7º – Ricardo Maurício – 175
8º – Ricardo Zonta – 174
9º – Thiago Camilo – 168
10º – Denis Navarro – 152
Pilotos que já venceram em 2021
Goiânia: Daniel Serra e Ricardo Maurício
Interlagos: Gabriel Casagrande e António Félix da Costa
Velocitta: Gabriel Casagrande e Lucas Foresti
Velocitta: Rubens Barrichello e Ricardo Zonta
Cascavel: Thiago Camilo e Átila Abreu
Curitiba (misto): Ricardo Maurício e Thiago Camilo
Curitiba (externo): Rafael Suzuki e Átila Abreu
Goiânia (misto): Rubens Barrichello e Ricardo Maurício
Programação em Goiânia
Domingo, 19 de setembro
(Circuito Externo: 2.695 metros)
8h00: Treino Livre
10h30: Classificação
13h10: Corrida 1
13h50: Corrida 2
Horários das transmissões de TV
Domingo, 19/09
● SporTV e mídias Stock Car
10h00 – Treino classificatório
12h40 – Corrida 9ª etapa
● Band
13h00 – Corrida 9ª etapa
9ª Etapa – Stock Car Pro Series 2021
GOIÂNIA (GO)
Autódromo Internacional de Goiânia
Circuito Externo
Extensão: 2.695 metros
Sentido: horário
Curvas: 3 (todas à esquerda)
Características técnicas (nível 1 a 5 do menor para o maior):
Abrasividade do asfalto: 4
Força lateral: 4
Nível de exigência dos freios: 4
Pneu mais exigido: traseiro esquerdo
Inauguração: 1974
Previsão climática: Tempo ensolarado. Mínima de 19ºC e Máxima de 36ºC; previsão do tempo não aponta possibilidade de chuvas nos horários correspondentes à programação de pista
Vencedores em 2021: Daniel Serra e Ricardo Maurício
*Goiânia recebeu a primeira etapa da temporada 2021
Calendário Stock Car Pro Series
Data / Etapa / Local
25/04 – 1ª etapa – Goiânia
16/05 – 2ª etapa – Interlagos
20/06 – 3ª e 4ª etapas – Velocitta
11/07 – 5ª etapa – Cascavel
01/08 – 6ª etapa – Curitiba
08/08 – 7ª etapa – Curitiba
19/09 – 8ª e 9ª etapas – Goiânia
24/10 – 10ª etapa – Velocitta
21/11 – 11ª etapa – Santa Cruz do Sul
12/12 – 12ª etapa – Brasília
Sobre a FRAS-LE:
No mercado há mais de seis décadas e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.
A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.
Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge. A FREMAX, desde 2004, também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car, assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock
Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.
FRAS-LE
Site: www.fras-le.com
Facebook: @FrasleOficial
Instagram: @frasleoficial