Em diálogo com a mostra temporária Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação, sobre línguas e culturas dos povos originários do Brasil, ação visa ensinar, de forma lúdica, palavras em línguas indígenas para crianças e suas famílias

O Museu da Língua Portuguesa inaugura no dia 12 de janeiro o Estação Férias – nossas palavras são flâmulas. Com oficinas, brincadeiras e leitura, a atividade visa ensinar, de forma lúdica, palavras em línguas indígenas para crianças e suas famílias. Gratuita, a ação, que vai ocupar o Saguão B da instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo, dialoga com a exposição temporária do Museu, a Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação, que fala sobre a língua e cultura dos povos originários do Brasil. 

O Estação Férias – nossas palavras são flâmulas será ativado de 12 a 28 de janeiro, de quinta a sábado, sempre das 10h às 17h, no Saguão B do Museu da Língua Portuguesa. A ideia é criar um lugar de aprendizagem de palavras em línguas indígenas por meio de desenhos, pinturas, letras e traços. 

Ao longo deste período, os visitantes terão acesso a vários nichos instalados no espaço. Haverá, por exemplo, almofadas-cobras para crianças pequenas, livros de literatura indígena com esteiras e almofadas para leitura e locais para a criação de carimbos grandes e a construção de instrumentos, entre outros.  

Às quintas e às sextas-feiras, em quatro horários (10h, 11h, 13h30 e 15h), será oferecida a oficina nossas escritas são flâmulas, em que o participante será convidado a criar pequenas bandeiras com frases e palavras pintadas a partir da técnica do stencil. 

Já aos sábados, o Saguão B será ocupado pela Caravana Lúdica, que trará 20 jogos de diferentes épocas e partes do mundo, feitos em madeira reciclável, tecido e tinta, muitos deles considerados patrimônio imaterial da humanidade pela UNESCO. Trata-se de uma ótima oportunidade para o público de todas as idades se divertir com jogos africanos, europeus, asiáticos e ameríndios e também descobrir suas respectivas origens, uma vez que monitores, presentes no espaço, vão contar a história desses jogos e também explicar suas regras. 

Destacam-se, por exemplo, o Labirinto Vertical, em que o jogador tem que levar uma bolinha de gude que está no centro de uma roldana até o ponto mais alto do tabuleiro, e o Bagatelle, um jogo que, com o avanço tecnológico, se tornaria o fliperama, encontrado nos dias de hoje em casas de jogos eletrônicos e também shoppings. 

No dia 25 de janeiro, quarta-feira, feriado na cidade de São Paulo, o Estação Férias – nossas palavras são flâmulas promoverá um dia extra de atividades. Nesta data, além da Caravana Lúdica, haverá também a apresentação do Coral Mirim Guarani

Gratuitas, as atividades do Estação Férias – nossas palavras são flâmulas são destinadas ao público em geral, sobretudo ao em idade escolar, e fazem parte da programação cultural relacionada à exposição temporária Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação. A mostra fala sobre línguas e culturas indígenas do Brasil e fica em cartaz até abril de 2023.  

A mostra Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação conta com a articulação e o patrocínio máster do Instituto Cultural Vale, o patrocínio do Grupo Volvo e da Petrobras, e o apoio de Mattos Filho – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta, ainda, com a cooperação da UNESCO, no contexto da Década Internacional das Línguas Indígenas, e das seguintes instituições: Instituto Socioambiental, Museu da Arqueologia e Etnologia da USP, Museu do Índio da Funai e Museu Paraense Emílio Goeldi.  

SERVIÇO
Museu da Língua Portuguesa
Praça da Luz, s/nº – Luz – Centro de São Paulo  

Estação Férias – nossas palavras são flâmulas
De 12 a 28 de janeiro
De quinta a sábado, das 10h às 17h
No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa
Grátis  

Oficina nossas escritas são flâmulas
Às quintas e às sextas-feiras, às 10h, 11h, 13h30 e 15h
No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa
Grátis 

Ocupação Caravana Lúdica
Aos sábados e no dia 25 de janeiro (quarta-feira), das 10h às 17h
No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa
Grátis

Apresentação do Coral Mirim Guarani
No dia 25 de janeiro (quarta-feira), às 11h
No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa
Grátis 

Exposição principal e mostra temporária Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação
Terça a domingo, das 9h às 18h (entrada permitida até as 16h30)
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Grátis para crianças até 7 anos
Grátis aos sábados
Acesso pelo Portão A
Venda de ingressos na bilheteria e pela internet:
https://bileto.sympla.com.br/event/68203  

 

SOBRE O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA
Localizado na Estação da Luz, o MLP tem como tema o patrimônio imaterial que é a língua portuguesa e faz uso da tecnologia e de suportes interativos para construir e apresentar seu acervo. O público é convidado para uma viagem sensorial e subjetiva, apresentando a língua como uma manifestação cultural viva, rica, diversa e em constante construção.  

O Museu da Língua Portuguesa é uma realização do Governo Federal e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa concebido e implantado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil é a Organização Social de Cultura responsável pela sua gestão.  

A reconstrução do Museu tem patrocínio máster da EDP e patrocínio do Grupo Globo, Itaú Unibanco e Sabesp – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O apoio é da Fundação Calouste Gulbenkian.  

Fonte:  Museu da Língua Portuguesa – Comunicação  

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.