Pascal Wehrlein, piloto da Porsche, repetiu o sucesso da sexta-feira com outro desempenho notável no sábado ao vencer a segunda corrida da Fórmula E em Diriyah, o que o levou ao topo do campeonato. Jake Dennis, da Andretti, e René Rast, da McLaren, completaram as posições do pódio.
As coisas ficaram mais fáceis para Wehrlein neste sábado depois que ele terminou a corrida da sexta-feira no circuito de rua de Diriyah em quinto lugar, um feito impressionante considerando a sua largada da nona posição no grid. A partir daí, o piloto passou a ser uma ameaça constante para os que estavam à sua frente.
Mitch Evans ultrapassou o vencedor da pole position, Jake Hughes, na primeira curva da primeira rodada, antes de que Hughes e Rast ultrapassassem o piloto da Jaguar RCS Racing durante o MODO ATAQUE.
Rast manteve a liderança por pouco tempo antes de Wehrlein aumentar uma marcha, depois de ter ficado esperando a oportunidade ideal atrás do trio líder para administrar sua energia. As ultrapassagens sobre Hughes e Evans, com uma volta de diferença, na curva 16, o deixaram próximo do líder Rast antes que Wehrlein ultrapassasse o piloto da McLaren no MODO ATAQUE e ganhasse dois segundos de vantagem.
Dennis e Sam Bird fizeram seus próprios movimentos enquanto Wehrlein assumia a liderança. O piloto da Andretti tirou a quinta posição de Edoardo Mortara (Maserati MSG Racing) na volta 21, e o piloto da Jaguar o seguiu graças a uma manobra audaz na última curva.
Apenas uma volta depois, Dennis, que começou a corrida como líder do campeonato, ultrapassou Hughes, assumindo o quarto lugar e, avançando rapidamente, superou Evans e, em seguida, Rast. Bird seguiu os passos de Dennis e ocupou o terceiro lugar, logo atrás do seu compatriota britânico.
A essa altura, Wehrlein parecia inalcançável na dianteira. Um safety car nos momentos finais da corrida poderia ter atrapalhado, mas não houve problemas para o piloto da equipe oficial Porsche que, após o reinício, conseguiu se distanciar novamente e vencer Dennis por pouco mais de um segundo de vantagem, tornando-se assim o quinto piloto a vencer as duas corridas de um mesmo fim de semana da Fórmula E.
Bird parecia ter garantido o terceiro lugar, mas perdeu a vaga ao utilizar o MODO ATAQUE e não conseguiu recuperá-la. O piloto tentou ultrapassar Rast, mas o alemão conseguiu controlá-lo e ficou com o terceiro lugar, dando à McLaren seu primeiro pódio no campeonato.
Hughes não conseguiu capitalizar sua pole position, mas marcou bons pontos novamente, mantendo dessa forma o seu consistente quinto lugar no início do campeonato. Sébastien Buemi (Envision Racing) não hesitou muito em arrebatar a sexta posição de Mitch Evans
(Jaguar TCS Racing) depois que o neozelandês falhou em uma manobra contra Hughes na linha de chegada, ficando preso com o seu McLaren e dando ao suíço a oportunidade de aproveitar a situação.
O franco-argentino Sacha Fenestraz fez a melhor corrida de sua temporada de estreia até o momento, garantindo um oitavo lugar para a Nissan, enquanto Mortara marcou os primeiros pontos de sua equipe com um nono lugar, o que demonstra os esforços incansáveis da Maserati MSG Racing em um fim de semana difícil. Dan Ticktum completou os dez primeiros lugares com seu NIO 333, pontuando pela primeira vez na temporada.
Após a passagem da Fórmula E por Diriyah, Wehrlein é o novo líder do campeonato com 68 pontos – seis a mais que Dennis-, enquanto Buemi está em terceiro lugar com 31 unidades. Entre as equipes, a Andretti segue na liderança com 76 pontos contra os 74 da Porsche.
A temporada continuará com a primeira visita da Fórmula E a Hyderabad, na Índia, no dia 11 de fevereiro.
Fonte: Fórmula E