Com programação diversa, a agenda desse mês atrai amantes do cinema e da música
No mês de março a Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, Casa Mário de Andrade e Casa Guilherme de Almeida apresentam uma agenda plural e gratuita, que inclui cursos de música, cinema e literatura e sessão de filme com trilha musical ao vivo. Os museus são equipamentos da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciados pela Poiesis.
Casa Guilherme de Almeida
A Casa Guilherme de Almeida realizará nos dias 4,11,18, e 25 de março, das 10h às 13h, o curso Tema, Forma e Estilo em Gilberto Gil e em Caetano Veloso, ministrado por Carlos Rennó — letrista e versionista, que já compôs canções interpretadas por diversos nomes da música brasileira, entre eles Chico Buarque, Elza Soares, Gal Costa e os próprios Gil e Caetano. O curso pretende analisar os elementos que compõem a forma e o estilo da poética dos dois músicos, como a sonoridade, rimas e jogos de palavras. Os interessados já podem se inscrever no link.
Também acontece em março o curso Do realismo ao fantástico: O cinema de Stanley Kubrick, com Carlos Gonçalves, pós-doutorando em Comunicação e Audiovisual pela USP – ECA. A atividade pretende traçar um panorama da obra de Kubrick focando em três abordagens principais: autoria e estilo; gêneros cinematográficos e o imaginário simbólico. A formação conta com aulas on-line, nos dias 6, 13, 20 e 27 de março, das 19h às 21h, e sessões presenciais de filmes comentadas, nos dias 18 e 25 de março, às 15h. Para se inscrever clique aqui.
Curiosidade sobre o trabalho do cineasta: Para criar o efeito de gravidade zero em “2001: Uma Odisseia no Espaço”, Kubrick construiu um enorme conjunto giratório que permitia que os atores flutuassem livremente. Isso exigiu que a equipe de filmagem desenvolvesse novas técnicas para iluminação e câmera, já que o conjunto tinha que ser iluminado uniformemente de todos os lados.
Seguindo com os destaques da programação, no dia 10 de março, das 19h às 21h, acontecerá no Anexo da Casa Guilherme de Almeida uma sessão de cinema com trilha musical ao vivo. O filme exibido será A Noite dos Mortos-Vivos, um clássico do terror dirigido por George Romero em 1968, que foi também pioneiro no gênero de zumbis. A trilha musical será realizada pelo grupo Duo Caranguejo-Escorpião, formado em 2018 por Daniele Dantas e Cauê Bravim, ambos produtores musicais e artistas sonoros. Para se inscrever na atividade clique aqui.
Casa das Rosas
O museu Casa das Rosas preparou a oficina de escrita Ficção e Apropriação, que acontecerá nos dias 8, 15, 22 e 29 de março, às 19h. Ministrada por Evelyn Blaut, doutora em Letras (Literaturas de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino) pela Universidade de Coimbra (2015), a oficina pretende questionar a ideia de originalidade de textos literários, colocando em prática a leitura atenta para, em seguida, escrever a partir de textos selecionados, exercitando aspectos importantes da produção de obras de ficção. Os interessados já podem se inscrever no link.
No dia 20 de março, às 19h, o museu realizará a palestra A Linguagem e o Espaço ou o Livro e o Jornal, com Larissa Drigo Agostinho, mestre e doutora em Letras pela Universidade de Paris IV, que por meio da obra poética de Stéphane Mallarmé — poeta francês do século XIX — trará uma reflexão sobre a circulação da palavra no interior da vida social, que se deu a partir do surgimento do jornal. Esta atividade é parte do Programa Páginas Abertas da Casa das Rosas, onde são destacados livros, autores e temas que foram referências importantes para o pensamento e obra de Haroldo de Campos. Para participar, basta se inscrever aqui.
Já nos dias 30 de março, 4, 5, e 6 de abril, às 19h, haverá a palestra “A Máquina do Mundo Repensada”, de Haroldo de Campos, ministrada por Diana Junkes, mestre e doutora em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Araraquara). A atividade, que também integra o Programa Páginas Abertas da Casa das Rosas, mostrará como Haroldo revê e repensa a tradição da poesia refletida em imagens, e as concepções cosmológicas — sobre a origem e concepção do universo — que prevaleceram em diferentes épocas, a partir da imagem clássica da “Máquina do Mundo”, presente na poesia de Dante Alighieri, Luis de Camões e Carlos Drummond de Andrade. Inscrição no link.
Casa Mário de Andrade
O museu Casa Mário de Andrade elaborou para esse mês, o curso Literatura e identidade na forma escrita, que será ministrado por Valmir Luis Saldanha da Silva, doutorando em Estudos Literários pela Unesp – Araraquara. A formação será realizada nos dias 7, 14, 21 e 28 de março, das 19h às 21h, e pretende abordar a promoção da diversidade cultural por meio da literatura e seus autores, com destaque para textos que contribuem para a construção de identidades negras, indígenas e população LGBTQIAP+. Para participar é necessário se inscrever no link.
A fim de convidar o público para um percurso imersivo pela memória modernista e pela cultura popular no bairro Barra Funda, o Núcleo de Ação Educativa da Casa Mário de Andrade realizará um Encontro Peripatético — baseado na ideia aristotélica de “ensinar passeando”. A atividade Transbordamentos de 22: Samba, Religião, Futebol e Modernismo na Barra Funda, acontecerá no dia 17 de março, às 10h30 e os interessados já podem se inscrever no link.
Neste mês também acontece mais um encontro do Clube de Leitura Casa Mário de Andrade, organizado por Lucineide Vieira, pós-graduada em Língua Portuguesa pela PUC-SP, e por Josué Gonçalves de Araújo, escritor de poemas de cordel e responsável pela Editora Areia Dourada. A atividade, focada na literatura de cordel, vem acontecendo desde janeiro e receberá como convidada desta vez a cordelista e contadora de histórias, Cleusa Santo, que abordará o cordel Bahya a rainha. O encontro acontecerá no dia 25 de março, das 16h30 às 18h. Inscrições aqui.
Acompanhe a agenda completa no site de cada instituição: Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade. Serviço:
Casa Guilherme de Almeida
Curso
TEMA, FORMA E ESTILO EM GILBERTO GIL E EM CAETANO VELOSO
Com Carlos Rennó
Sábados, dias 4, 11, 18 e 25 de março, das 10h às 13h
Presencial: Anexo da Casa Guilherme de Almeida
Inscrição aqui – Prazo: 03/03
Vagas: 80
Curso
DO REALISMO AO FANTÁSTICO: O CINEMA DE STANLEY KUBRICK
Com Carlos Gonçalves
Aulas online: Segundas-feiras, dias 6, 13, 20 e 27 de março, das 19h às 21h
Sessões de filmes comentadas presenciais na Sala Cinematographos no Anexo da Casa Guilherme de Almeida: Sábados, dias 18 e 25 de março às 15h
Inscrições para as aulas on-line aqui – 350 vagas (Prazo: 03/03)
Inscrição para a sessão presencial do dia 18 de março aqui – 30 vagas
Inscrição para a sessão presencial do dia 25 de março aqui – 30 vagas
Sessão de filme com trilha musical ao vivo
A NOITE DOS MORTOS-VIVOS
Com Duo Caranguejo-Escorpião
Sexta-feira, dia 10 de março, das 19h às 21h
Presencial: Sala Cinematographos no Anexo da Casa Guilherme de Almeida
Inscrição aqui – Prazo: 09/03
Vagas: 45
—
Museu – R. Macapá, 187 – Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Anexo: Rua Cardoso de Almeida, 1943 — Sumaré, São Paulo/SP
Tel.: 11 3673-1883 | 3803-8525 | 3672-1391 | 3868-4128
Agende sua visita e confira as medidas de segurança para se proteger da Covid-19 pelo site do museu.
Algumas atividades continuam on-line e com programação pelos sites do museu ou +Cultura
Acessibilidade: rampa de acesso, elevador, piso podotátil e banheiro adaptado; videoguia em Libras e réplicas táteis.
Programação gratuita
Casa das Rosas
Oficina
“FICÇÃO E APROPRIAÇÃO”: OFICINA DE ESCRITA
Centro de Apoio a Escritores
Com Evelyn Blaut
Quartas – feiras, dias 8, 15, 22 e 29 de março, às 19h
Atividade on-line, por meio da plataforma Zoom
Inscrição aqui – Prazo: 08/03
Vagas: 300
Palestra
“A LINGUAGEM E O ESPAÇO OU O LIVRO E O JORNAL”
PROGRAMA PÁGINAS ABERTAS — Centro de Referência Haroldo de Campos
Com Larissa Drigo Agostinho
Quinta-feira, 20 de março, às 19h
Inscrição aqui – Prazo: 20/03
Vagas: 300
Curso
“A MÁQUINA DO MUNDO REPENSADA”, DE HAROLDO DE CAMPOS
PROGRAMA PÁGINAS ABERTAS — Centro de Referência Haroldo de Campos
Com Diana Junkes
Quinta, terça e quarta -feira, 30 de março, 4, 5, e 6 de abril, às 19h
Atividade on-line no dia 30 de março e presencial no Anexo da Casa Guilherme de Almeida nos dias 4,5 e 6 de abril
Inscrição aqui (inscrição única tanto para o encontro on-line quanto para os presenciais) – Prazo: 30/03
Vagas: 60
—
A Casa das Rosas está passando por restauro. O telefone atual para contato é do Anexo da Casa Guilherme de Almeida: 11 3673-1883 | 3803-8525; ou pelo e-mail disponível no site.
Jardim do museu aberto de segunda a domingo, das 7h às 22h
Avenida Paulista, 37 – Bela Vista, São Paulo – SP
Programação gratuita
Casa Mário de Andrade
Curso
LITERATURA E IDENTIDADE NA FORMA DE ESCRITA
Com Valmir Luis Saldanha da Silva
Terças-feiras, 7, 14, 21 e 28 de março, das 19h às 21h
Atividade on-line, por meio da plataforma Zoom
Inscrição aqui – Prazo: 07/03
Vagas: 300
Encontro Peripatético
NÚCLEO DE AÇÃO EDUCATIVA
TRANSBORDAMENTOS DE 22: Samba, religião, futebol e modernismo na Barra Funda
Com Arthur Major
Sexta-feira, 17 de março, às 10h30
Atividade presencial. Ponto de encontro: Casa Mário de Andrade
Inscrição aqui – Prazo: 16/03
Vagas: 30
Palestra
CLUBE DE LEITURA CASA MÁRIO DE ANDRADE
Com Lucineide Vieira e convidados
Sábado, 25 de março, das 16h30 às 18h
Atividade presencial, no Anexo da Casa Guilherme de Almeida e transmitida por meio da plataforma Zoom
Inscrição para participação presencial aqui – Prazo: 25/03 (30 vagas)
Inscrição para participação on-line aqui – Prazo: 29/04 (300 vagas)
—
Rua Lopes Chaves, 546 – Barra Funda – São Paulo
Telefone: (11) 3666-5803 | 3826-4085
Agende sua visita e confira as medidas de segurança para se proteger da Covid-19 pelo site da instituição.
Algumas atividades seguem virtuais e com programação acessível pelos sites do museu ou +Cultura
Acessibilidade: rampa de acesso ao andar térreo e fraldário móvel.
Programação gratuita
——–
SOBRE A CASA DAS ROSAS
A Casa das Rosas — Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo, a Avenida Paulista, o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais. O museu está instalado em um imponente casarão, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo, que na época já tinha projetado e executado importantes edifícios na cidade, como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal e o Mercado Público de São Paulo.
SOBRE A CASA GUILHERME DE ALMEIDA
Inaugurada em 1979, a Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, está instalada na residência onde viveu o poeta, tradutor, jornalista e advogado paulista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro. Seu acervo é constituído por uma significativa coleção de obras, gravuras, desenhos, esculturas, pinturas, em grande parte oferecidas ao poeta pelos principais artistas do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret. Hoje, o museu oferece uma série de atividades gratuitas relacionadas a todas as áreas de atuação de Guilherme de Almeida, da literatura traduzida ao cinema, passando pelo jornalismo e pelo teatro. Trata-se da primeira instituição não acadêmica a manter um Centro de Estudos de Tradução Literária no país.
SOBRE A CASA MÁRIO DE ANDRADE
A Casa Mário de Andrade funciona no endereço da antiga casa do escritor Mário de Andrade, um dos principais mentores do modernismo brasileiro e da Semana de Arte Moderna de 1922. O museu abriga uma exposição permanente, que é aberta à visitação, com objetos pessoais do modernista, além de documentos de imagem e áudio relacionados à sua trajetória. O museu também realiza uma intensa programação de atividades culturais e educativas. A Casa integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.
SOBRE A POIESIS
A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.
Fonte: Poiesis – Coordenação de Comunicação