Inscrição para concorrer a uma das 80 vagas do CPS vai até 27 de março em todas as Unidades Básicas de Diadema
“O conselheiro é um representante da comunidade dentro da Unidade Básica de Saúde (UBS)”. Assim, a presidente do Conselho Popular de Saúde (CPS) de Diadema e representante da Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Tereza, Maria Aparecida Flaviano Gomes, define o papel do conselheiro de saúde.
Integrante do CPS pela terceira vez (2010-2012, 2012-2014 e 2021-2023), ela incentiva outras pessoas a se candidatar. “Tem questões que o conselheiro ajuda a identificar na comunidade e leva para a UBS, como demandas de pessoas acamadas ou com vacina em atraso, além de reuniões com a comunidade para levar as informações da área da saúde. Isso melhora o atendimento”, explica.
O período de inscrições para concorrer a uma das 80 vagas (40 titulares e 40 suplentes) vai até 27 de março, em todas as 20 UBSs de Diadema. Para disputar uma vaga é preciso ter mais de 18 anos, possuir título de eleitor, ser morador da área de abrangência da UBS pela qual se candidata, não exercer cargo de confiança na Administração e assinar um termo de compromisso.
Segundo Marusa Fernandes, assessora técnica do Controle Social, até o momento, 46 pessoas fizeram inscrições. A unidade com maior procura foi a UBS Conceição, com seis inscritos. Algumas ainda não tiveram inscrições, como Nações e Nova Conquista.
“As inscrições de interessados encerram na próxima segunda e reforçamos a importância da participação popular. O conselheiro tem uma responsabilidade de monitorar o que é feito na saúde e ajudar a definir as prioridades, pensando sempre no que é melhor para sua comunidade. Convidamos todos a fazerem parte conosco desse movimento que vai eleger os conselheiros populares de saúde”, afirmou Marusa.
O período para exercício da função é entre 2023 e 2025. Mais informações sobre o processo seletivo e o edital completo está disponível em http://arquivosdoe.diadema.sp.gov.br/arquivos_diario_oficial/publicacoes/2023/399/10032023_DOE_Diadema_346.pdf.
Como funciona o CPS
O Conselho Popular de Saúde é um órgão colegiado formado por representantes da comunidade, inscritos nas UBSs, e exercido sem remuneração. Ao todo, são 80 membros, sendo dois titulares e dois suplentes de cada UBS. O secretário de saúde também faz parte do CPS.
Entre as principais funções do membro do Conselho estão promover atividades de conscientização, organização e mobilização da população, acompanhar as atividades da UBS e o desenvolvimento de programas, projetos e atividades; representar o CPS junto ao Conselho quando indicado e levar as informações ao Conselho Municipal de Saúde.
Votação
A escolha dos representantes está prevista para 06 de maio, das 8h às 16h, nas 20 Unidades Básicas de Saúde.
Serviço:
Inscrição para candidatos ao Conselho Popular de Saúde (CPS) de Diadema
De 13 a 27 de março de 2023 (segunda a sexta-feira), das 8h às 16h
Local: em todas as UBSs. Confira os endereços em http://www.diadema.sp.gov.br/enderecos/324-contato/ubs.