Após temporada no Rio de Janeiro espetáculo chega ao Centro Cultural São Paulo com apresentações gratuitas.
“Aleito” é um monólogo teatral interpretado por Paula Furtado, com dramaturgia de Lane Lopes e dirigido por Helena Panno. Em “Aleito” acompanhamos uma mulher esquecida pelos outros e esquecida de si mesma após décadas de vida dedicadas à família e ao trabalho doméstico. A partir de lembranças fragmentadas, ela vai contando a sua história e, pela primeira vez, tomando as rédeas do seu destino. A peça estará em cartaz de 20 de abril a 7 de maio de 2023, no Centro Cultural São Paulo.
Com grande força e lirismo, Aleito propõe uma reflexão sobre o feminino, memória e envelhecimento. O espetáculo, que já esteve em cartaz no último ano no Rio de Janeiro, chega em São Paulo em 2023 com novidades, como uma exposição que recebe o público nos minutos iniciais da peça. Para chegar à plateia, o público passa por obras suspensas que remetem a temática do espetáculo: a memória e o feminino Cada obra é feita por mulheres que têm como principal ferramenta de trabalho as mãos, e o intuito é homenagear e divulgar o ofício daquelas que vivem de trabalhos manuais, por necessidade ou escolha.
A diretora Helena Panno explica que Aleito vem para a segunda temporada salientado uma estética freaky, poética, singela e bordada à mão. “Quando penso na história dessa mulher – que simboliza tantas outras – a escolha é de expor o terror doméstico que foi historicamente banalizado. Aqui o terror não é banal – buscamos provocar, também, no público a sensação de medo e de abandono, a partir de elementos cênicos e de uma linguagem física vertiginosa.”
Para Paula, revisitar a dramaturgia é revisitar um longo processo de pesquisa feito em conjunto, pelo Coletivo Uma Película, nos últimos três anos – “Encontro as mulheres que vieram antes de mim naquelas palavras. Buscamos homenagear as mulheres de outras gerações com nosso trabalho. Reverenciamos o passado e ousamos pensar diferentes futuros para corpos antes marginalizados.”
O espetáculo trabalha no âmbito das narrativas secretas de mulheres que perderam a memória, o sobrenome, a autonomia e a liberdade: mulheres dadas como loucas, matrimônios forçados, agressões acobertadas. “O espetáculo desloca as contradições do âmbito doméstico para o palco e para o espaço público. É uma inspiração para repensarmos os papéis de gênero e as heranças culturais”, explica Lane Lopes.
Mais informações: no instagram @umapelicula
Ficha Técnica:
DRAMATURGIA – Lane Lopes
DIREÇÃO – Helena Panno
ATUAÇÃO – Paula Furtado
VOZ EM OFF – Dida Camero
DIREÇÃO DE ARTE – Padu Cecconello
TRILHA SONORA ORIGINAL – Caru
ILUMINAÇÃO – Gabriel Prieto
DESIGNER – Brenda Spinosa
FOTOS CARTAZ – Larissa Brujin e Anne Godoneo
PRODUÇÃO – Helena Panno, Luciana Duque e Yago Marçall
ASSISTÊNCIA DE DIREÇÃO E PRODUÇÃO EXECUTIVA – Yago Marçall
ASSISTÊNCIA DE PRODUÇÃO – Lane Lopes
ASSISTÊNCIA DE ARTE – Julia Danesi
CARACTERIZAÇÃO – Greta Rincon
TÉCNICO DE SOM – Vicente Barroso
TÉCNICA DE LUZ – Ana Gabriela Araújo
EQUIPE DE FOTO E FILMAGEM – André Voulgaris Audiovisual
FILMAGEM – André Voulgaris e Luisa Nico
FOTOS – Anne Godoneo
IDEALIZAÇÃO – Coletivo Uma Película
REALIZAÇÃO – Coletivo uma Película e Helena Panno através do ProAc Editais, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.
APOIO – Centro Cultural São Paulo, Os Satyros, Cine Satyros Bijou e MIL Vergueiros
Serviço:
Espetáculo de teatro
Título: Aleito
Temporada: de 20 de abril a 7 de maio
Dias: Quartas a domingos
Horário: Quartas a sábados às 21h, domingos às 20h
Sessões extras: Domingos 30 de março e 07 de maio às 17h
Local: Sala Ademar Guerra no Centro Cultural São Paulo
Endereço: Rua Vergueiro 1000. Ao lado da estação Vergueiro do metrô.
Ingressos: gratuitos, disponíveis na bilheteria do teatro.
Duração: 60min
Classificação etária: 12 anos
Fonte: Garmac Assessoria de Comunicação