Com pneus de diâmetro dois centímetros maiores que os de 2022, e uma asa maior para compensar a perda de pressão aerodinâmica decorrente dessa mudança de altura, os carros da Stock Car fizeram os primeiros treinos livres da temporada 2023 hoje. Thiago Camilo liderou a sessão da tarde com uma volta de 1min27s216 nos 3.835 metros do traçado misto do autódromo de Goiânia e foi o mais veloz da sexta-feira.
Em 2023, o piloto paulistano de 38 anos vai correr com um capacete que homenageia, através da pintura, seu tio, grande incentivador e também piloto da Stock Car, Sergio Ruas Camilo, falecido no último dia 18, em Minas Gerais, em consequência de um acidente de moto. Nessa corrida que abre a temporada, no próximo domingo (02), Camilo também vai levar no Toyota da Ipiranga Racing e nome e o número (16) do tio.
“Todo muito ainda vai evoluir muito no entendimento do carro, mas amanhã já temos classificação, e o fato de termos partido de um bom acerto é fundamental. Acho que vamos levar isso para o resto do ano. Cada pequeno ajuste que fizemos, o carro foi melhorando. Não precisamos mudar radicalmente nada do que havíamos pensado em relação às reações do carro, andamos sempre no que projetamos como a direção certa, e na minha última volta rápida botamos tudo o que testamos no carro e ele andou bem demais”, disse Camilo.
Cesar Ramos, companheiro de Camilo na Ipiranga Racing, teve um dia extremamente consistente com o Toyota número 30, sendo o segundo mais rápido do seu grupo – na Stock Car os pilotos saem para os treinos em dois grupos – no treino livre da manhã e o mais rápido do seu grupo à tarde.
“Ainda tem muita coisa pra entender sobre esse novo carro, mas sair na frente é sempre bom. Na minha opinião, além de a nova asa ter compensado a perda de pressão aerodinâmica provocada pelo diâmetro do pneu, com o carro obtendo um desempenho muito semelhante ao do ano passado, ele ficou mais gostoso de guiar”.
Fonte: Alexandre Kacelnik
Para os amantes de automobilismo e fãs da Stock Car
GUIA BRB da Stock Car: A história da categoria contada em fatos, fotos e números
No Guia BRB da Stock Car você vai conhecer a rica história da maior categoria do automobilismo brasileiro e suas 43 temporadas. Todas as corridas, fichas completas de todas as corridas, pilotos. A principal fonte de consulta sobre a rica história da maior categoria do automobilismo brasileiro volta a ser publicada em formato de livro e você pode adquirir o seu.
Edição limitada!