Tricampeão foi o mais rápido da primeira sessão de treinos livres, enquanto um dos maiores vencedores em atividade na Stock Car marcou a volta mais rápida de uma quente sexta-feira

A Stock Car Pro Series está de volta. A principal categoria do automobilismo na América do Sul voltou a acelerar oficialmente nesta sexta-feira (31) com dois treinos livres no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO). E dois dos maiores pilotos em atividade no grid foram os principais destaques do dia. O tricampeão Ricardo Maurício (Chevrolet Cruze da Eurofarma RC) foi o mais rápido da sessão realizada no período da manhã ao virar 1min27s286 na sua melhor passagem. No segundo treino, disputado à tarde, com 31ºC de temperatura ambiente, Thiago Camilo (Toyota Corolla da Ipiranga Racing) cravou 1min27s216 para aferir a melhor marca do último dia de março.

Camilo corre neste fim de semana em homenagem ao tio, o ex-piloto Sergio Ruas Camilo, que faleceu no último dia 18 de março, em Minas Gerais, vítima de acidente de moto. Thiago vai acelerar nesta etapa com o número usado pelo tio, o 16, em substituição ao tradicional 21. O três vezes vencedor da Corrida do Milhão também usará um capacete com o desenho utilizado por Sergio Ruas Camilo, cujo nome também está escrito  no parabrisas dianteiro do seu Toyota Corolla.

Os dois treinos foram muito equilibrados, em cenário que é habitual na Stock Car. Na sessão da manhã, os 27 primeiros colocados foram separados por menos de 1s, com Maurício, Daniel Serra (Eurofarma RC) e Nelson Piquet Jr. (Crown Racing/TMG) completando a lista dos três primeiros. Já no treino da tarde, 22 pilotos viraram no mesmo segundo do líder. Camilo liderou, seguido por Bruno Baptista (RCM Motorsport) e Denis Navarro (Cavaleiro Sports).
Thiago Camilo destacou o bom trabalho feito pela Ipiranga Racing nesta sexta-feira positiva para a equipe comandada por Andreas Mattheis. Na sessão em que foi o mais rápido, Cesar Ramos, seu companheiro de time, foi o melhor dos pilotos que foram à pista no primeiro dos dois grupos em que se dividiram os competidores.

“Foi muito mérito do conjunto todo e do trabalho em equipe. Acho que facilita muito o trabalho na Stock Car você descer o carro do caminhão somente necessitando ajustes finos. E, embora ainda estejamos aprendendo sobre essas novidades, chegamos com um pacote muito próximo do que seria o ideal. A base está muito bem construída para a temporada, e isso é importante. Trabalhamos muito bem. O César Ramos liderou o primeiro grupo, e eu fiquei na frente no segundo. Estamos em um caminho muito bom de entendimento e de entrosamento, e acho que isso é fundamental”, disse o piloto, dono de 37 vitórias na Stock Car.

Líder da manhã, Ricardo Maurício também ressaltou a boa performance neste início de fim de semana em Goiânia. “Os treinos foram positivos. Foram primeiros pela manhã e oitavos à tarde, sem usar pneus zero. O carro é bem equilibrado, bem constante. Enfim, fechamos uma sexta-feira bem positiva”, declarou o tricampeão.

Mudanças encorajadoras — Foi um dia em que pilotos e equipes tiveram mais tempo de pista para entender algumas das principais mudanças técnicas na temporada. Uma delas são os novos pneus, fornecidos pela sul-coreana Hankook Tire. Os pneus são 20 mm mais largos (de 660 mm para 680 mm), enquanto a asa traseira também aumentou — de 200 mm para 300 mm de comprimento e de 147 mm para 161 mm de largura.
Engenheiro e chefe da equipe Lubrax Podium Stock Car Team — que conta com os pilotos Felipe Massa e Julio Campos —, Thiago Meneghel revelou ter gostado das novidades técnicas que a Stock Car implementou nesta temporada.

“Disparado, a maior mudança foi o pneu. Vimos que os tempos estão bem próximos da marca da pole do ano passado [estabelecida por Cesar Ramos, 1min27s058]. Os pilotos gostaram dos pneus novos, casou muito bem com o carro. A asa, que era uma demanda antiga de todos, para ganhar downforce, também ajuda bem. Foram duas mudanças positivas que, tenho certeza, agradaram e vão facilitar a vida de todo mundo”, comentou.

Programação e transmissão — Em fim de semana que traz também à pista a Turismo Nacional, categoria dos carros mais vendidos do Brasil, a Stock Car acelera novamente neste sábado com a sessão classificatória que vai definir o primeiro pole position da temporada, a partir das 13h.

A primeira etapa do ano vai começar às 11h40 de domingo com a Corrida 1, que terá duração de 30 minutos mais uma volta. E a segunda prova em Goiânia está marcada para iniciar às 12h20, com a mesma duração. A etapa inaugural de 2023 levará o nome de Reinaldo Campello, em homenagem ao ex-piloto que foi um dos fundadores da Stock Car em 1979.

A Stock Car Pro Series conta com transmissão ao vivo da Band, SporTV, BandSports, Twitch da Tribo do Gaules, Motorsport.tv, Portal High Speed Channel e a plataforma YouCast (para 100% dos clientes Americanet), além dos canais oficiais da categoria no YouTube, Facebook, TikTok. Já a Turismo Nacional será transmitida, além do YouTube oficial da categoria, também pela Tribo do Gaules, em mais uma novidade para a categoria em 2023.


Stock Car Pro Series, etapa 1, Goiânia, treino livre 1

1º – Ricardo Maurício (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), 1min27s286
2º – Daniel Serra (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), 1min27s408
3º – Nelson Piquet Jr. (Crown Racing/TMG/Toyota Corolla), 1min27s413
4º – Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), 1min27s432
5º – Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla), 1min27s498
6º – Felipe Fraga (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), 1min27s609
7º – Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), 1min27s705
8º – Marcos Gomes (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), 1min27s715
9º – Rafael Suzuki (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), 1min27s747
10º – Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), 1min27s753
11º – Gabriel Casagrande (A.Mattheis-Vogel/Chevrolet Cruze), 1min27s757
12º – Matías Rossi (Full Time Sports/Toyota Corolla), 1min27s760
13º – Denis Navarro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), 1min27s761
14º – Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota Corolla), 1min27s775
15º – Cacá Bueno (KTF Sports/Chevrolet Cruze), 1min27s775
16º – Guilherme Salas (KTF Racing/Chevrolet Cruze), 1min27s777
17º – Lucas Foresti (A.Mattheis-Vogel/Chevrolet Cruze), 1min27s817
18º – Felipe Baptista (KTF Racing/Chevrolet Cruze), 1min27s836
19º – Tony Kanaan (Full Time Bassani/Toyota Corolla), 1min27s871
20º – Enzo Elias (Crown Racing/TMG/Chevrolet Cruze), 1min27s876
21º – Gaetano Di Mauro (Hot Car Competições/Chevrolet Cruze), 1min27s892
22º – Rubens Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), 1min27s921
23º – Átila Abreu (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), 1min27s985
24º – Felipe Massa (Lubrax Podium/Chevrolet Cruze), 1min28s125
25º – Rodrigo Baptista (KTF Sports/Chevrolet Cruze), 1min28s161
26º – Sergio Jimenez (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla), 1min28s224
27º – Dudu Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), 1min28s234
28º – Lucas Kohl (Hot Car Competições/Chevrolet Cruze), 1min28s326
29º – Gianluca Petecof (Full Time Sports/Toyota Corolla), 1min28s457
30º – Raphael Teixeira (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla), 1min29s797
31º – Julio Campos (Lubrax Podium/Chevrolet Cruze), 1min32s419

 

Treino livre 2
1º – Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), 1min27s216
2º – Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota Corolla), 1min27s441
3º – Denis Navarro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), 1min27s494
4º – Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), 1min27s551
5º – Gaetano Di Mauro (Hot Car Competições/Chevrolet Cruze), 1min27s649
6º – Átila Abreu (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), 1min27s660
7º – Lucas Foresti (A.Mattheis-Vogel/Chevrolet Cruze), 1min27s663
8º – Ricardo Maurício (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), 1min27s698
9º – Nelson Piquet Jr. (Crown Racing/TMG/Toyota Corolla), 1min27s726
10º – Felipe Baptista (KTF Racing/Chevrolet Cruze), 1min27s744
11º – Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), 1min27s756
12º – Cacá Bueno (KTF Sports/Chevrolet Cruze), 1min27s804
13º – Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla), 1min27s834
14º – Daniel Serra (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), 1min27s893
15º – Dudu Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), 1min27s967
16º – Gabriel Casagrande (A.Mattheis-Vogel/Chevrolet Cruze), 1min27s979
17º – Rafael Suzuki (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), 1min28s003
18º – Marcos Gomes (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), 1min28s024
19º – Felipe Massa (Lubrax Podium/Chevrolet Cruze), 1min28s052
20º – Matías Rossi (Full Time Sports/Toyota Corolla), 1min28s101
21º – Felipe Fraga (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), 1min28s106
22º – Julio Campos (Lubrax Podium/Chevrolet Cruze), 1min28s173
23º – Rodrigo Baptista (KTF Sports/Chevrolet Cruze), 1min28s219
24º – Guilherme Salas (KTF Racing/Chevrolet Cruze), 1min28s296
25º – Rubens Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), 1min28s501
26º – Tony Kanaan (Full Time Bassani/Toyota Corolla), 1min28s556
27º – Gianluca Petecof (Full Time Sports/Toyota Corolla), 1min28s603
28º – Enzo Elias (Crown Racing/TMG/Chevrolet Cruze), 1min28s611
29º – Lucas Kohl (Hot Car Competições/Chevrolet Cruze), 1min29s040
30º – Sergio Jimenez (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla), 1min29s141
31º – Raphael Teixeira (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla), 1min30s095

Programação em Goiânia
Sábado, 1º de abril
09h55 – Turismo Nacional – Corrida 1 (15 minutos + 1 volta)
10h20 – Turismo Nacional – Corrida 2 (15 minutos + 1 volta)
12h35 – Stock Car Pro Series – Shakedown
13h00 – Stock Car Pro Series – Classificação
14h30 – Turismo Nacional – Corrida 3 (15 minutos + 1 volta)
14h55 – Turismo Nacional – Corrida 4 (15 minutos + 1 volta)

Domingo, 2 de abril
08h55 – Turismo Nacional – Corrida 5 (20 minutos + 1 volta)
09h50 – Visitação aos Boxes (60 minutos)
11h40 – Stock Car Pro Series – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
12h20 – Stock Car Pro Series – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)
13h50 – Turismo Nacional – Corrida 6 (20 minutos + 1 volta)

Para os amantes de automobilismo e fãs da Stock Car

GUIA BRB da Stock Car: A história da categoria contada em fatos, fotos e números

No Guia BRB da Stock Car você vai conhecer a rica história da maior categoria do automobilismo brasileiro e suas 43 temporadas. Todas as corridas, fichas completas de todas as corridas, pilotos. A principal fonte de consulta sobre a rica história da maior categoria do automobilismo brasileiro volta a ser publicada em formato de livro e você pode adquirir o seu.

Edição limitada!

Garanta o seu aqui!

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.