Sorocabano é desafiado por um carro muito dianteiro na tomada de tempo

Átila Abreu parte neste domingo para uma jornada de recuperação na abertura da temporada 2023 da Stock Car.

O piloto sorocabano registrou 1:28.274 em sua melhor tentativa na primeira fase do treino e ficou a 0.146 de avançar do Q1 para o Q2.

Como consequência, o Chevrolet Cruze #51 preparado pela Pole Motorsport parte em 23º no grid de largada para a prova inaugural de 2023 em Goiânia.

Depois de dois dias consistentes de trabalho no desenvolvimento do carro com os novos pneus Hankook, o time optou por trocar o motor do carro do vice-campeão de 2014.

A substituição do propulsor resolveu em parte o problema de falta de velocidade em reta, mas neste sábado o carro acabou sem o mesmo equilíbrio que vinha mostrando nos treinos de quinta e sexta.

No comparativo com o outro carro da Pole Motorsport, de Rafael Suzuki, o carro do competidor de Sorocaba teve na classificação menos performance em reta e um comportamento mais dianteiro.

Após  o treino classificatório, os pilotos e os engenheiros da equipe teriam reuniões para análise de todos os dados do fim de semana, para definir o melhor caminho no acerto do carro para a rodada dupla deste domingo.

A primeira corrida tem largada marcada para 11h40, com transmissão ao vivo da Band e canais Sportv. O grid de largada da corrida 2 é determinado pelo resultado da primeira bateria, com a inversão das dez primeiras posições.

O que ele disse:

“Trocamos o motor, não ficou o mais rápido, mas é melhor que o de ontem. Ficamos mais cofiantes para um bom desempenho no quali. Mas já no shakedown meu carro estava muito mais dianteiro que era ontem. Aí para o quali tentamos ainda dar uma mexidinha, mas, com o pneu zero, ficou mais dianteiro ainda. Era a primeira tomada de tempo com o novo pneu e acho que por não conhecer direito seu comportamento fomos menos agressivos que precisava na mudança. Comparando com a volta do Rafael Suzuki, ainda perdemos um pouco de reta e o resto pelo carro dianteiro.

Isso dificultou, pois normalmente em Goiânia precisa de vácuo e evitei pegar vácuo porque nessa situação o carro fica ainda mais dianteiro. Então acabou me prejudicando porque não pude pegar o vácuo para resolver o problema da velocidade em reta e o carro seguia um pouco dianteiro. Vamos trabalhar com os dados agora e entender o motivo.

Uma pena, pois fizemos o fim de semana todo bom e largar atrás é um balde de água fria.”

Átila Abreu

Para os amantes de automobilismo e fãs da Stock Car

GUIA BRB da Stock Car: A história da categoria contada em fatos, fotos e números

No Guia BRB da Stock Car você vai conhecer a rica história da maior categoria do automobilismo brasileiro e suas 43 temporadas. Todas as corridas, fichas completas de todas as corridas, pilotos. A principal fonte de consulta sobre a rica história da maior categoria do automobilismo brasileiro volta a ser publicada em formato de livro e você pode adquirir o seu.

Edição limitada!

Garanta o seu aqui!

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.