Dupla do Porsche 911 GT3 992 venceu o segundo estágio mais valioso dos 300 Km de Interlagos neste sábado (13). Prova reuniu 35 carros no grid da categoria monomarca.

No fim de semana em que o Autódromo de Interlagos completou 83 anos, quem fez a festa foi a Porsche Endurance Series. Os pilotos do campeonato de corridas longas estiveram em Interlagos, em São Paulo (SP), neste sábado (13), para disputar a etapa inaugural da temporada 2023. Foram 70 pilotos e 35 carros no grid para mais de 2 horas e 20 minutos e 70 voltas no templo do automobilismo brasileiro.

Com a novidade de janelas de pit stop pré-definidas, os pilotos tiveram que definir bem a estratégia e contar até com um pouco de sorte. Pouco depois da abertura da primeira janela, na volta 17, um safety car foi acionado fazendo todos os carros recolherem aos boxes.

Dividida em dois estágios, o primeiro foi definido no fechamento da volta 32 e teve a dupla Miguel Paludo e Alan Hellmeister como vencedora. Completam o top 5 do primeiro estágio as duplas: Marçal Muller/Enzo Elias, Fefo Barrichello/Dudu Barrichello, Werner Neugebauer/Ricardo Zonta e Franco Giaffone/Rubens Barrichello, que seriam desclassificados após incidente com carro da dupla Lucas Salles/Rafael Suzuki ainda no primeiro stint.

Ricardo Zonta, que comandou o #8 no primeiro e no terceiro stint, teve que administrar pneus durante parte da prova. “No último stint que eu estava guiando, que o Alan Hellmeister estava me pressionando, cometi alguns erros porque os pneus já tinham acabado, estava escorregando muito. Tinha hora que eu tinha de ter calma com o freio para não perder tempo. Mas deu para fazer um bom ritmo, manter um bom desempenho no segundo lugar e entregar o carro bem com um pneu fresquinho para o Werner, que fez um ótimo trabalho. No último stint, ele vinha classificando e a gente teve que falar para ele cuidar do carro, que a vitória tava na mão.”

O segundo estágio, com pontuação maior, teve duração de 38 voltas e terminou com a vitória da dupla formada por Neugebauer e Zonta. A dupla terminou o primeiro estágio na quarta colocação. Completaram o pódio as duplas Marçal Muller/Enzo Elias, Miguel Paludo/Alan Hellmeister, Fefo Barrichello/Dudu Barrichello e Aleceu Feldmann/Guilherme Salas.

Com a corrida terminando já no cair da noite, os discos de freio da Fremax deram um show à parte, especialmente na freada do S do Senna, a mais severa de todo o calendário. Com temperaturas acima dos 600 graus no momento da frenagem, os discos adquiriam a característica incandescente.

Completando 100 corridas pela categoria, Neugebauer viu a estratégia de pneus pensada pelo time como um trunfo. “A gente veio economizando pneu a corrida inteira para tentar ter um jogo bom no final e imprimir um bom ritmo. O Zonta fez um baita de um trabalho. O Alan Hellmeister estava mais rápido, provavelmente com pneus melhores do que a gente, ele conseguiu passar e segurá-lo ainda, e me entregou o carro em uma posição que foi só finalizar a corrida. Saí do box em terceiro, consegui passar o Miguel, o Marçal e imprimir um bom ritmo para abrir e fazer o trabalho que eu tinha de fazer, comemorou o piloto que busca o título inédito no Endurance.

O próximo encontro pelo campeonato de corridas longas está previsto para o dia 10 de setembro em local a ser definido pela organização. No entanto, a Porsche Cup Brasil volta a se reunir em 4 de junho no Autódromo de Goiânia para a terceira etapa do campeonato sprint.

Sobre a FREMAX:
Com atuação global e sedes no Brasil, Holanda e Argentina, e um portfólio de mais de 2.500 referências que atendem a mais de 100.000 aplicações, a FREMAX é reconhecida pela produção e comercialização de discos e tambores de freio e cubos de roda.

Sua estrutura de produção flexível e eficiente conta com as certificações internacionais necessárias para atender com precisão e rapidez, as demandas de clientes do mercado de equipamento original e reposição. Mundialmente reconhecida, a qualidade de seus produtos é aprovada como premium em função da tecnologia, segurança, durabilidade, performance e acabamento em todos os detalhes.

Todos estes atributos fazem da FREMAX a fornecedora oficial, e a escolha segura para garantir a segurança, das principais categorias de automobilismo sul-americano e é a fornecedora oficial da Porsche Cup desde 2008.

Além da Porsche Cup, A FREMAX também é a fornecedora oficial de discos de freio da Stock Car Pro Series, Stock Series e Mercedes AMG Cup.

Resultado da corrida:
1. #8 Werner Neugebauer e Ricardo Zonta 2:21:41.014
2. #544 Marçal Müller e Enzo Elias +5.445
3. #7 Miguel Paludo e Alan Hellmeister +6.860
4. #111 Fefo Barrichello e Dudu Barrichello +12.271
5. #1 Alceu Feldmann e Guilherme Salas +29.984
6. #56 Peter Ferter e Diego Nunes* +36.988
7. #199 Nelson Marcondes e Luiz Razia* +39.049
8. #555 Ayman Darwich e Ricardo Maurício* +41.050
9. #80 Rouman Ziemkiewicz e Nelson Piquet Jr.* +47.222
10. #87 Nelson Monteiro e Nicolas Costa* +49.988
11. #29 Rodrigo Mello e Thiago Vivacqua +50.390
12. #888 Lineu Pires e Beto Gresse* +1:00.224
13. #85 Eduardo Menossi e Pedro Boesel* +1:02.908
14. #88 Georgios Frangulis e Cesar Ramos* +1:04.181
15. #25 Paulo Sousa e Galid Osman** -1 volta
16. #9 Edu Guedes e Renan Pizii** -1 volta
17. #5 Marcelo Tomasoni e Gerson Campos -1 volta
18. #14 Luiz Landi e Bruno Xavier** -1 volta
19. #139 Célio Brasil e Danilo Dirani** -1 volta
20. #99 Nasser Aboultaif e SangHo Kim** -1 volta
21. #77 Francisco Horta e William Freire* -1 volta
22. #0 Sylvio de Barros e Caio Collet** -2 voltas
23. #66 Sadak Leite e Fabio Carbone* -2 voltas
24. #44 Giuliano Bertuccelli e Pietro Rimbano** -2 voltas
25. #38 Eric Santos e João Gonçalves** -2 voltas
26. #2 Luiz Souza e Bruno Bonifácio** -2 voltas
27. #45 Paulo Totaro e Matheus Roque** -3 voltas
28. #74 Piero Cifali e André Bragantini Jr.** -4 voltas
29. #133 Israel Salmen e Rafael Martins** -6 voltas
30. #55 Ramon Alcaraz e Márcio Mauro* -7 voltas
31. #16 Marcelo Hahn e Allam Khodair* -14 voltas
32. #12 Marco Pisani e Renan Guerra** -15 voltas
33. #27 Josimar Júnior e Sérgio Ramalho* -18 voltas
34. #15 Leonardo Sanchez e Átila Abreu** -53 voltas
35. #70 Lucas Salles e Rafael Suzuki* -65 voltas
DQ
#3 Franco Giaffone e Rubens Barrichello* +0.591
*Sport
**Rookie
Em itálico carros da classe Challenge

Campeonatos
Carrera Cup
1. #8 Werner Neugebauer e Ricardo Zonta 71 pontos
2. #544 Marçal Müller e Enzo Elias 69
3. #7 Miguel Paludo e Alan Hellmeister 68
4. #111 Fefo Barrichello e Dudu Barrichello 59
5. #1 Alceu Feldmann e Guilherme Salas 41
6. #56 Peter Ferter e Diego Nunes 41
7. #199 Nelson Marcondes e Luiz Razia 38
8. #555 Ayman Darwich e Ricardo Maurício 38
9. #29 Rodrigo Mello e Thiago Vivacqua 29
10. #87 Nelson Monteiro e Nicolas Costa 27
11. #80 Rouman Ziemkiewicz e Nelson Piquet Jr. 25
12. #888 Lineu Pires e Beto Gresse 24
13. #88 Georgios Frangulis e Cesar Ramos 22
14. #77 Francisco Horta e William Freire 20
15. #85 Eduardo Menossi e Pedro Boesel 19
16. #0 Sylvio de Barros e Caio Collet 17
17. #27 Josimar Júnior e Sérgio Ramalho 17
18. #16 Marcelo Hahn e Allam Khodair 15
19. #25 Paulo Sousa e Galid Osman 12
20. #9 Edu Guedes e Renan Pizii 12
21. #99 Nasser Aboultaif e SangHo Kim 8
22. #74 Piero Cifali e André Bragantini Jr. 6

FREMAX:
Site: www.fremax.com
Facebook:@FremaxBrasilOficial
Instagram: @fremaxbrasil

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.