Neste sábado (16) ocorre o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, do Ministério da Saúde. A iniciativa busca incentivar a imunização com 18 vacinas diferentes. O público-alvo são pessoas com até 15 anos.
A Campanha de Multivacinação 2021 foi iniciada em 1º de outubro e tem vigência prevista até o dia 29 deste mês. O intuito é promover a regularização da vacinação entre crianças e adolescentes. Segundo o Ministério da Saúde, desde 2015 tem havido uma queda da cobertura vacinal.
Entre as vacinas que fazem parte da campanha estão as de BCG, hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 Valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), febre amarela, Tríplice viral (sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).
Poderão ser atualizadas nas cadernetas as vacinas HPV, dT (dupla adulto), febre amarela, Tríplice Viral, hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).
DIA V NO ESTADO
Juntamente com a Campanha de Multivacinação, o governo paulista promove hoje (16) mobilização para aplicar a segunda dose de vacina contra a covid-19. O objetivo é aumentar a cobertura vacinal no estado de São Paulo.
Poderão ser vacinadas todas as pessoas que não tomaram a segunda dose dos imunizantes CoronaVac, AstraZeneca ou Pfizer. De acordo com o governo, cerca de 4,1 milhões de pessoas estão com a segunda dose atrasada em São Paulo.
Também poderão ser vacinados com a terceira dose os idosos que já completaram o esquema vacinal há pelo menos seis meses. A terceira dose é uma recomendação de especialistas porque tem sido constatada uma queda na proteção contra a covid-19 em idosos que tomaram a vacina há mais de seis meses.
Os pais ou responsáveis por crianças de um ano a adolescentes menores de 15 anos moradores do ABC que estão com os esquemas de imunização incompletos também têm mais uma oportunidade de colocar o cartão de vacina deles em dia. Os municípios da região promovem o Dia V para atualização da caderneta de vacinação, bem como para ampliação da cobertura vacinal contra a covid-19.