300 Vezes Ricardo Maurício
Neste fim de semana de Stock Car no Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel, oeste paranaense, não teremos apenas mais uma etapa do Campeonato Brasileiro da Stock Car Pro Series, mas um marco histórico para a categoria, pois neste fim de semana o piloto paulistano Ricardo Maurício atingirá a incrível marca de 300 largadas na maior e mais longeva categoria do automobilismo brasileiro.
Ricardo Maurício nasceu em São Paulo no dia 7 de Janeiro de 1979, ano da criação da Stock Car, fez sua estreia na Stock no dia 28 de Março de 2004, aos 25 anos, na abertura da temporada no saudoso Autódromo Internacional de Curitiba, pela equipe Katalogo Racing, e logo em sua prova de estreia conquistou o seu 1º pódio com um 3º lugar.
Na temporada de 2006, Ricardo Maurício conquista a sua primeira pole position na Stock Car, no dia 19 de Novembro, no também saudoso Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, com a equipe Katalogo Racing. O 1º pódio já tinha acontecido, e sua 1ª pole position, mas ainda faltava a tão esperada 1ª vitória na Stock.
A tão esperada 1ª vitória aconteceu na temporada de 2007, no dia 22 de Abril pela equipe Medley A Mattheis, no templo sagrado do automobilismo, no Autódromo de Interlagos e dali em diante o que se viu de Ricardinho Maurício, como é conhecido na Stock Car, foi uma carreira extremamente sólida e vitoriosa no cenário da Stock Car, vindo a conquistar o seu 1º título no ano de 2008, pela equipe Medley WA Mattheis, ano que marcou a despedida do multi campeão Ingo Hoffman das pistas.
No ano de 2010, na equipe Eurofarma, sob comando de Rosinei Campos, o Meinha, que está na Stock Car desde sua criação em 22 de Abril de 1979, coincidentemente, ano em que Ricardo Maurício nasceu, no dia 5 de Setembro, no Autódromo de Interlagos, venceu pela 1ª vez a emblemática edição da Corrida do Milhão, e levou para casa o prêmio de R$ 1 MILHÃO DE REAIS.
No mesmo Interlagos ao final da temporada de 2013, no dia 15 de Dezembro, Ricardo Maurício conquistou o bicampeonato da Stock Car, também pela equipe RC Eurofarma e com o fato curioso de ter vencido apenas uma etapa na temporada, a etapa no Circuito de Rua de Salvador, no dia 17 de Março, tendo uma performance constante, venceu por 3 pontos o adversário Thiago Camilo, 218 X 215, se igualando com dois títulos, a Giuliano Losacco, que foi bicampeão em 2004 e 2005. O fato de vermos um piloto conquistar um título vencendo apenas uma corrida não é inédito, pois na F1 em 1982, vimos o finlandês Keke Rosberg ser campeão mundial com a Williams, vencendo apenas uma prova na temporada, o Grande Prêmio da Suíça.
Com o passar dos anos, Ricardo Maurício vinha conquistando grandes resultados, como poles, vitórias, pódios, mas ainda lhe faltava o 3º título. Em 2019, terminou o campeonato na 3ª posição, mas venceu pela 2ª vez a emblemática Corrida do Milhão, no Autódromo de Interlagos, no dia 25 de Agosto, uma data importante para o automobilismo brasileiro e mundial, pois neste dia em 1991, vimos a última vitória de Ayrton Senna no Grande Prêmio da Bélgica, em SPA FRANCOCHAMPS, o último pódio juntos de Ayrton Senna e Nelson Piquet (P3), vimos também a estreia do heptacampeão mundial Michael Schumacher na F1, largando em 7º com uma Jordan.
A temporada de 2020 foi uma temporada extremamente atípica, pois o mundo estava sendo assolado pela pandemia da Covid 19, fazendo com que todos os campeonatos começassem com atraso, e mantivessem o público longe dos autódromos, tendo a etapa da Corrida do Milhão, como o Milhão Solidário, pois o vencedor destinaria o prêmio para entidades que lutavam contra o avanço da Covid19, mas foi nesta temporada, em que Ricardo Maurício conquistou seu tão sonhado TRI Campeonato da Stock Car, se igualando a Chico Serra, Daniel Serra e Ângelo Giombelli.
Após o Tricampeonato, Ricardinho sempre tem se mostrado extremamente competitivo, agressivo nas pistas e constantes nos resultados, quando a vitória não vem, está sempre beliscando um pódio e se mantendo presente na zona de pontuação. Até então, Ricardinho ao longo de 300 corridas que completará neste fim de semana, conquistou 36 vitórias, 20 poles positions, 31 voltas mais rápidas, 87 pódios e é TRICAMPEÃO DA STOCK CAR.
Desejamos a você, Ricardinho, toda felicidade e prosperidade dentro e fora das pistas, que você continue sendo este grande exemplo de pessoa e esportista que é. Apenas 4 pilotos atingiram esta marca incrível de mais de 300 corridas na Stock Car: Cacá Bueno 338, Ingo Hoffman 332, Thiago Camilo 325 e Allam Khodair 302.
Parabéns, Ricardinho por esta marca tão importante, e que venham outros 300!!!
Excelente sua matéria Marcelo. Parabéns!!
Sinto-me lisonjeado por suas palavras, espero te encontrar em breve.
Parabéns ao JWNews, por mais esta excelente matéria de Marcelo Maranello, como sempre, ele nos presenteia com um resgate histórico impecável, que nos faz lembrar do porque gostamos tanto deste esporte. Nota Mil!
Excelente matéria, Marcelo.
Parabéns pela riqueza de detalhes.
Grande abraço.
Sensacional 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Excelente matéria, um hall de vasto conhecimento e memória incrível parabéns para o piloto Ricardo Maurício e ao querido Marcelo maranello
É só com esse cara chamado Marcelo, que você encontra matérias com esse nível de detalhes
Ótima matéria