Chefe da equipe que mais pontuou nas duas últimas passagens da Stock Car pela pista paranaense vê asfalto novo e temperatura como maiores desafios
Desde a temporada 2020, quando Thiago Camilo e Cesar Ramos se tornaram companheiros de equipe, apenas uma vez fizeram dobradinha na classificação e no pódio: foi em 2021, na última passagem da Stock Car por Cascavel.
No próximo fim de semana, a principal categoria do automobilismo brasileiro disputa a quarta de doze etapas da temporada 2023 em Cascavel. A Ipiranga Racing, apesar de vir de um grande fim de semana em Tarumã – pista veloz como Cascavel -, está trabalhando dobrado para manter sua boa performance na pista paranaense e a liderança dos campeonatos de equipes e pilotos.
“A gente gosta muito e tem sido bem-sucedido em Cascavel. É uma pista curta e bem desafiadora, principalmente pela Curva do Bacião, de alta velocidade, que começa em descida e acaba em subida. A velocidade média é bem alta e o acerto em tese tem semelhanças com o usado em Tarumã, onde fomos muito bem, mas vamos encontrar uma pista diferente da que conhecemos. Ela tinha muitas ondulações e nos últimos anos vinha se tornando abrasiva. Agora foi inteiramente asfaltada, e pelas informações que conseguimos está mais lisa e com boa aderência. Estamos estudando e trabalhando bastante para nos adaptarmos rapidamente ao que vamos encontrar, para tentar continuar tendo uma performance dominante. Também devemos encontrar uma frente fria, e temperaturas muito baixas que não enfrentamos nessa pista nos últimos anos. Quer dizer: o traçado de Cascavel é o mesmo, mas vamos encontrar muita novidade esse ano”, analisa Andreas Mattheis, chefe da Ipiranga Racing.
Thiago Camilo, que fez pole position e venceu uma corrida em Cascavel em 2020, e fez hat trick (pole position, volta mais rápida e vitória) em 2021, esse ano entra na pista com o chamado ‘problema bom’, o rastro de 30 quilos pela liderança do campeonato. Tanto em 2021 quanto na etapa passada da Stock Car, em Tarumã, quando também fez hat trick, ele não estava com peso extra no carro. “Quando você está na liderança, o trabalho é para continuar na liderança. É claro que o lastro faz muita diferença. Vencer é possível, mas não é foco. Adoro essa pista e estou muito confiante.”
Terceiro no campeonato, Cesar Ramos vai levar no carro 10 quilos a menos que o companheiro de equipe. Em 2020, quando a Stock Car fez duas etapas e três corridas no mesmo fim de semana em Cascavel, Cesinha conseguiu um 5º, um 4º e um 8º lugares, e saltou da quarta colocação para a liderança do campeonato. “Principalmente quando você está com lastro, o importante é pontuar bem nas duas corridas. Nossa equipe está num grande momento tanto tecnicamente quanto estrategicamente, aqui na Stock Car uma coisa só não resolve”.
Fonte Alexandre Kacelnik – Assessoria Ipiranga Racing