Pioneiro, o evento tem apoio do Ministério da Cultura e patrocínio do Nubank
Artistas de diversas áreas enfrentam uma série de desafios e dificuldades no cenário atual. Questões como a falta de oportunidades, a carência de acesso a programas de formação e educação artística de qualidade, a busca por reconhecimento e visibilidade, e a necessidade de autopromoção e gestão de carreira são apenas alguns dos obstáculos enfrentados por esses talentosos profissionais. Superar essas dificuldades requer perseverança, busca por oportunidades, construção de uma rede de contatos e desenvolvimento contínuo de habilidades artísticas e profissionais.
É com o objetivo de auxiliar e apoiar esses artistas que o Centro de Empreendedorismo de Arte e Cultura realiza sua primeira Mostra de Empreendedorismo Cultural com o apoio do Ministério da Cultura e patrocínio do Nubank a partir do dia 08 de julho, na capital paulista. O evento pioneiro tem como propósito aquecer o setor artístico, apresentando ao mercado de entretenimento espetáculos e performances de artistas provenientes de várias cidades do Estado de São Paulo. Serão apresentadas produções de drama, comédia, dança, musicais e performances infantis, totalizando mais de 20 apresentações que estarão disponíveis para o público em geral, bem como para empresários e produtores do setor cultural. Os participantes do evento também contarão com workshops exclusivos sobre carreira e gestão de projetos.
A Casa de Empreendedorismo de Arte Cultura, sede do Centro de Empreendedorismo de Arte e Cultura (CEAC), localizada na zona norte de São Paulo, foi especialmente preparada para acolher e promover os trabalhos dos artistas participantes. A Mostra surge como uma oportunidade valiosa para que novos artistas possam superar as dificuldades de apresentar seus projetos, permitindo-lhes expor suas criações premiadas e inéditas a um público amplo.
O evento é capitaneado pelo Centro de Empreendedorismo de Arte e Cultura, um projeto da Acriart – Associação Cristã de Artistas. A instituição tem desempenhado um papel fundamental no fomento das produções artísticas em mais de 20 cidades do Estado de São Paulo, proporcionando recursos a artistas e jovens empreendedores do setor, auxiliando-os na elaboração, produção e gestão de diversos projetos culturais. Para participar do evento o público deverá se inscrever antecipadamente por meio do link: https://l1nk.dev/mostracultural
Confira a programação:
Período: De 08 a 15 de julho
Onde: Casa de Empreendedorismo de Arte e Cultura – anexo Teatro Alvo
Rua João Alfredo Abrahão, 292
Freguesia do Ó – São Paulo – SP
Inscrições: https://l1nk.dev/mostracultural
08/07 às 19h00 • Adriana Rabello
09/07 às 11h00 • Fernanda Padilha
09/07 às 14h00 • Palestra com Teka Pinheiro
09/07 às 16h00 • Ocac Cia de Dança
10/07 às 16h00 • Vírgula
10/07 às 17h00 • Tiago Dias – Passos além da ponte
10/07 às 20h00 • Palíndromo Coletivo Artístico
11/07 às 14h00 • Desenhando +
11/07 às 17h00 • Cia de Teatro Musical Missão Arte
11/07 às 20h00 • Cia Sabaoth
12/07 às 14h00 • Gab Ribeiro
12/07 às 19h00 • Palestra com Jorge Camargo
12/07 às 20h00 • Duo in Concert
13/07 às 14h00 • Circo do Céu Aberto
13/07 às 19h30 • Palestra com Fabiano Moreira
13/07 às 20h00 • Canoeiros de Papel
14/07 às 17h30 • Re Suizu
14/07 às 20h00 • Dona Olga
15/07 às 11h00 • Sara Oliveira
15/07 às 16h00 • A Corredeira
15/07 às 19h00 • Cuba & Outras Ilhas
Palestras:
Teka Pinheiro: A arte com propósito: Planejamento estratégico na produção artística
Jorge Camargo: Vocação e o trabalho artístico
Fabiano Moreira: Como estruturar uma companhia para o mercado empreendedor
Sinopses:
Desenhando Mais
Tio Paulinho entra em seu estúdio móvel para dar início à sua oficina de desenho, porém percebe que esqueceu um material importante para a aula e liga para a Rabisquinho, sua assistente, para pedir ajuda. A partir daí muitas histórias inusitadas acontecem, técnicas de desenhos são ensinadas, bem como grandes lições de vida.
Duração: 1h10 min
Elenco: Daniel Langer, Paul Marcel e Gabriela Ladislau
Canoeiros de Papel
O musical “Canoeiros de Papel” investiga o dilema do sofrimento dos seres humanos, tendo como tema a vulnerabilidade. Os atores cantam e contam a história de pessoas que trocam tudo o que tinham por canoas de papel e naufragam. Aprendendo outra maneira de lidar com a vida, agora, juntas, numa só canoa, elas têm algo maior que elas como seu horizonte. Um texto poético, inédito e sensível.
Duração: 80 min
Elenco: Bárbara Craveiro, Guilherme Martins, Karina Bonetti, Laís Barros, Nívia Lopes,
Rafael da Mata, Silas Torres e Whindersson Junior.
Circo do Céu Aberto
O espetáculo é uma surpresa para a plateia, quando entra alguém tentando descobrir “Quem será o palhaço? ” Enquanto procura pelo artista, encontra uma carta que detalha as características específicas desse palhaço, despertando a curiosidade de que qualquer pessoa pode trazer alegria ao espetáculo. Encantando com sua simplicidade e impulsionados pelo incentivo do provocador, a plateia se sente à vontade de experimentar e entrar nessa brincadeira circense recheada de malabares, mágicas, monociclo, ventríloquo, et. Que tal embarcarmos nessa curiosidade? Será que o palhaço não é você?
Duração: 60 min
Elenco: Marcelo Pichuruca
Sonoplastia: Evelin Danzi
Prêmios e Festivais: Participação no Festival Internacional de Circo (FIC 2019).
A Corredeira
“A corredeira” é um solo inédito interpretado e escrito pela atriz Ana Bonetti após meses de estudo do livro “As mulheres que correm com os lobos”, de Clarissa Pinkola Estés.
Neste desafio de trazer uma obra tão importante da literatura mundial para o palco, o espetáculo busca conduzir os espectadores de encontro a suas próprias realidades. Ao direcionar de forma dinâmica o fluxo da apresentação, através da conexão de diferentes cenas que perpassam metáforas e histórias contidas no livro, que revela a potência do feminino, enquanto incita reflexões quanto à posição da mulher na sociedade contemporânea e os riscos que afrontam sua real liberdade.
Duração: 25 min
Elenco: Ana Bonetti
A Criação – Cia de Teatro Musical Missão Arte
O Musical A Criação é um espetáculo infantil que dialoga com toda a família. A narrativa é construída através do lúdico e imaginário, numa linguagem simples e acessível. Traz
elementos da literatura de cordel com poesia, trilha original e muita diversão.
Duração: 50 min
Trilha Original e Direção Musical: Paola Fachinelli
Direção Cênica: Reinaldo Nunes
Elenco: Andreia Sousa, Gracieli Valverde, Teka Pinheiro, Paola Fachinelli, Alexandre Odierna e Lucas Trindade.
La Vírgula – Olé
La Vírgula vem de longe para mostrar a força, a graça e a dor da dança flamenca. O espetáculo OLE! Foi criado em 2014, na Escola Livre de Palhaços (RJ), a partir do desejo da artista de unir a dança e a criação em palhaçaria.
Duração: 7 min
Elenco: Jéssica Alves
Prêmios e Festivais: Em 2015, a cena ganhou os prêmios de “Melhor cena” e “Melhor palhaça” na II Noite dos Palhaços (SP).
Encontro Internacional de Mulheres Palhaças (SP, 2021)
Festival Internacional de Flamenco (SP, 2022)
Festival Telúrica – um festival feito por palhaças (PR, 2023)
144ª Varietê do Circo no Beco (SP, 2023)
Cabaré do Galpão do Circo (SP, 2023). Palíndromo Coletivo Artístico
Compilando trabalhos já realizados pelo Palíndromo Coletivo Artístico através da Dança, do Teatro e do Audiovisual, o que se vê em cena é uma apresentação bem-humorada onde quadros temáticos mostram a introdução e conexão de seus integrantes pelos principais trabalhos e produções já realizados.
Duração: 40 min
Elenco: Luiza Bark, Diego Dac, Isabella Biango, Guilherme Rienzo, João Guilherme e Luiza Suaide.
Prêmios e Festivais: Contemplados em 2 PROAC em 2021 com o projeto “A Dança em Nós” e convidados para contratação na Mostra Estímulo ( Festival Internacional de Joinville) em 2022 com o espetáculo “Severina”.
Cia de dança Adriana Rabelo – Vivência Flamenca – Arte Para Todos Tus Sentidos
“Vivência Flamenca – Arte Para Todos Tus Sentidos”, é um espetáculo totalmente interativo onde o público será abordado pelos bailarinos e pelos músicos na entrada do espaço, tendo a experiência de sentir no próprio corpo alguns passos e movimentos rítmicos do flamenco. Um pouco mais adiante terá uma mesa de “tapas”, uma deliciosa degustação espanhola para que o público também saboreie esse momento.
Duração: 50 min
Elenco: Adriana Rabello, Márcia Battistini, Carmen Consuelo, Luiza Maluf, Mayumi Fores, Corolina João e Sarah Garrido.
Prêmios e Festivais: 1º lugar no ENDA (Encontro Nacional de Dança), por 2 anos consecutivos.
1º lugar no New Fest Dance de Campos do Jordão, por 3 anos consecutivos e também prêmio de destaque para Solista Adriana Rabello.
1º lugar Festival Primavera de Dança São Paulo, por 2 anos consecutivos.
1º lugar Festival Bravos de Dança São Paulo, por 4 anos consecutivos.
Fernanda Padilha – Dança Contemporânea
Em formato de vídeo dança, intercalado com apresentação de dança contemporânea com o intuito de desmistificá-la, a partir de atividades cotidianas, adicionando à movimentação, ritmo, de forma que se transforme em um ballet.
Duração: 30 min
Elenco: Fernanda Padilha e Tiago Dias
Cia Sabaoth – Identidade
O espetáculo “Identidade” contempla a plateia do início ao fim com demonstrações da força que carregamos quando temos clareza de quem somos por meio de cenas onde os artistas cantam, dançam e atuam, trazendo situações cotidianas como relacionamento, raiva, alegria, medo e amor que são narradas sob a ótica de um novo olhar para maneira de entender o que é liberdade.
Duração: 1 hora
Elenco: Well Santos, Paloma Baptista, Mikaela Lima, Gabriel Vitório, Yasmim Santos, Vanessa Oliveira, Franklin Santos, Luiz Davi, Jonatas Silva, Arminda Harminsther, Jonathan Santos e Carleandro Almeida.
Prêmios e Festivais: 1º lugar no campeonato de dança do Renascer Prise em Janeiro de 2023, com participação em evento no Renascer Hall.
Tiago Dias- Passos além da ponte
Passos além da ponte mistura dança e audiovisual e transita entre o contemporâneo, danças urbanas e jazz para contar a história de Tiago Dias. Um menino negro da cidade de Porto Feliz, interior de São Paulo, criado em um bairro de periferia chamado Jardim Vante. Hoje bailarino profissional, sua trajetória não foi nada fácil, assim como a ponte que ele precisava atravessar para chegar até as aulas.
Duração: 30 min
Elenco: Tiago Dias
Prêmios e Festivais: No Brasil, participou de grandes musicais de sucesso, como: Rua Azusa, Pequena Sereia, Donna Summer (dirigido por Miguel Falabella), Musical Thriller Live Brasil Tour (Direção Gary Loid), Musical New York, New York (Direção José Possi) e diversas outras produções de renome nacional.
Ocac Cia de Dança – Pelo Caminho
Pelo Caminho é um espetáculo de dança contemporânea que une dança, poesia e audiovisual numa forte dramaturgia que traz um olhar intenso para a riqueza desafiadora do processo de estar no meio, e não mais de alcançar um fim. Um dos mais importantes trabalhos da Cia que convida a reflexão sobre a vida e de como temos caminhado por ela.
Duração: 40 min
Elenco: Fernanda Pereira, Higor Viana, Camila Padovan, Brenda Mello, Letícia Patrocínio, Barbara Harumi, Lorram Nere, Mariana Vilas Boas, Fabiana Veiga e Maytê Nunes.
Prêmios e Festivais: Teve seu trabalho reconhecido e premiado em diversos festivais no cenário paulista como ENDA – Encontro Nacional da Dança de 2005 a 2017, Salto Fest Dance em 2010, Enredança 2007 e 2008, Mapa Cultural Paulista 2003 e 2007 fase municipal e fase Regional 2013/2014.
Gab Ribeiro
Gab Ribeiro realiza a releitura do espetáculo e show “Opinião” de Nara Leão, que se tornou uma referência na chamada “música de protesto” e é considerado um dos mais importantes da história da música popular brasileira. Um espetáculo que traz linguagem híbrida, mais especificamente a teatral, com tom de humor e críticas.
Duração: 30 min
Elenco: Gab Ribeiro
Duo in Concert
Duo In Concert apresenta os “Clássicos do Cinema”, relembrando trilhas sonoras que marcaram época. Com a formação de dois instrumentos orquestrais, o violino e o saxofone a dupla passa por filmes como Top Gun, Uma linda mulher entre outros.
Duração: 45 min
Elenco: Roberta Gomes e Thiago Alcântara
Re Suizu
Re Suizu traz reflexões através da música sobre ser mulher, visão do amor saudável, autoestima, relacionamentos, evidenciando problemas sociais. O trabalho dialoga com a leveza de ser, existir e viver, mais do que sobreviver.
Duração: 25 min
Elenco: Renata Suizu
Prêmios e Festivais: Foi escolhida como artista pela Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, para realizar a abertura do show do Tom Zé. Representou o Japão, cantando músicas japonesas e autorais no Arte na Rua Japão, iniciativa Globo em parceria com o Festival Tanabata Matsuri. Ganhadora dos Prêmios SENATRAN 2017, CET 2018 e 2019 na categoria de produção musical, envolvendo vídeos educativos para a conscientização de uma vida segura no trânsito. Como poeta, competiu no Slam SP 2022- Campeonato Paulista de Poesia Falada 2022, declamando suas composições autorais, incluindo músicas a cappella.
Dona Olga
Dona Olga é uma banda de Rock Independente Autoral que atua principalmente na capital paulista. Um dos projetos que a banda realiza é a Intervenção Urbana, movimento que tem como objetivo criar intervenções artísticas nas ruas, de forma aberta e gratuita para o público. A banda trará uma apresentação reduzida deste projeto, na qual serão apresentadas músicas autorais do grupo.
Duração: 30 min
Elenco: Felipe Benute, Gabriel Nobre, Leandro Caputo, Lucas Barroso e Vinicius Branco.
Cuba & Outras Ilhas
O Projeto Trinca em Movimento apresenta a atriz, cosplay e dançarina Tita Sorrentino com a performance “The Most Beautiful Belly Dance Music”, “Múmias” e “Miséria”. Em seguida, o ator e dramaturgo Silvio Tadeu faz intervenções artísticas e textuais de própria autoria, inspirado nas letras de Alexandre Cuba, em meio a apresentação da Banda Cuba & Outras Ilhas com seu repertório autoral registrado nos álbuns “Nem me viu”, “Chuva de Inseto” e “Intelectualidade Selvagem” e com a participação da cantora Re Suizu.
Duração: 90 min
Leitura Dramática: Silvio Tadeu
Elenco: Alexandre Cuba, Alex Lobão, Luis Letras e Gueda Gomes.
Prêmios e Festivais: Finalista do Prêmio Profissionais da Música 2023. Premiado no Festival de Monólogos de Pedreira, Banda Cuba & Outras Ilhas, Festival de Barretos 2022 (Contemplado em PROAC 2022 e 2023).
Sara Oliveira
Uma conversa sobre mpb e música erudita. Nesta apresentação o cantor e compositor Jorge Camargo ao lado da violinista Sara Oliveira, abordarão dois gêneros musicais de muita influência no Brasil. Uma vez que, a música popular brasileira é destinada ao entretenimento de grandes massas, sendo mais apreciada e conhecida, enquanto que a música erudita, que não está inserida em grande parte dos meios de comunicação, acaba se apresentando de maneira mais formal e restrita.
Duração: 50 min
Elenco: Sara Oliveira e Jorge Camargo
Prêmios e Festivais: Participação no trabalho de bandas como Exaltasamba, Quarteto da Glória Goove, Michael Bublê e participação no Rock in Rio no show
Fonte: Iara Filardi