Ação é gratuita e será realizada nas instalações do Centro Cultural São Paulo (CCSP), sede do evento em sua 52ª edição, marcada por iniciativas diversas
A Casa de Criadores começou como uma semana de moda para a projeção de criadores autorais e, hoje, em sua 52ª edição, é um festival criativo que contempla diversas expressões artísticas e as muitas partes da cadeia produtiva da moda. Por isso, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo (SMC), e em parceria com o ateliê de criação ATM LAB e o Centro Cultural São Paulo (CCSP), promove a Oficina de Criadores, oferecendo gratuitamente qualificação profissional em moda com foco em sustentabilidade.
A iniciativa tem como objetivo estimular o pensamento criativo através do reuso e reaproveitamento de materiais, além de incentivar os participantes a adotarem práticas artísticas e sustentáveis. A oficina será realizada de 11 a 15 de julho de 2023, no CCSP, com acesso ao ateliê equipado com máquinas de costura cedidas pela Singer, patrocinadora do evento, e matérias-primas diversas. Os estilistas Alexandre dos Anjos, Jorge Feitosa e Vicenta Perrotta ministrarão as seguintes aulas: Design e Criação, Roupa Tela, SULANCA: Têxtil-Moda-Vestuário, Transmutação Têxtil e Pedagogia do Lixo, através de técnicas de desenvolvimento de coleção, desenho técnico, corte, costura, modelagem, pintura e upcycling. A oficina é aberta a todos, sem exigência de formação ou experiência em moda e costura. O processo de seleção priorizará moradores da cidade de São Paulo, buscando a inclusão social.
O uso de materiais vistos como lixo beneficia o meio ambiente, reduz resíduos descartados, além de ser vantajoso para empreendedores ao reduzir custos de produção. Essa abordagem propõe um pensamento consciente e a preocupação com a sustentabilidade e, ao combinar empreendedorismo, autonomia criativa, pensamento crítico ao uso criativo de materiais descartados, promove-se inovação, responsabilidade social e ambiental, incentivando práticas mais sustentáveis na sociedade. A iniciativa da oficina reforça o compromisso do evento, com o suporte da SMC, de, a partir do fomento à cadeia da moda, contribuir para avanços sociais efetivos na capital paulista.
As inscrições podem ser feitas pelo formulário virtual disponibilizado pela organização da Casa de Criadores no link a seguir: Link.
Programação:
Espaço Missão – ATM LAB | OFICINAS
De 11 a 15 de julho
Das 10:00 às 18:00
Professores: Alexandre dos Anjos, Jorge Feitosa e Vicenta Perrotta
Aulas – Professores
11/07 (terça-feira)
14h às 18h – Alexandre dos Anjos, Jorge Feitosa e Vicenta Perrotta
- Apresentação das narrativas e trajetórias dos estilistas e dos participantes
12/07 (quarta-feira)
10h às 13h – Transmutação Têxtil + Iniciação à costura – Vicenta Perrotta
12h às 14h – Almoço
14h às 17h – Sulanca: Têxtil/Moda/Vestuário – Jorge Feitosa
- Processo de Criação e Desenvolvimento – pensar, modelar, cortar, costurar a partir de estruturas intuitivas e técnicas – com resíduos têxteis).
13/07 (quinta-feira)
10h às 13h – Transmutação Têxtil – Técnicas de Costura – Vicenta Perrotta
12h às 14h – Almoço
14h às 17h – Design e Criação – professor convidado + Alexandre dos Anjos
14/07 (sexta-feira)
10h às 13h – Transmutação Têxtil – início do projeto final – Vicenta Perrotta
12h às 14h – Almoço
14h às 17h – SULANCA: Têxtil/Moda/Vestuário – Jorge Feitosa
- Processo de Criação e Desenvolvimento – pensar, modelar, cortar, costurar a partir de estruturas intuitivas e técnicas – com resíduos têxteis).
15/07 (sábado)
10h às 13h – Transmutação Têxtil- finalização do projeto l – Vicenta Perrotta
12h às 14h – Almoço
14h às 17h – design e criação + entrega e exposição do projetos dos alunos – Alexandre dos Anjos
SERVIÇO
Evento: Casa de Criadores – Edição 52 – Oficina de Criadores
Data: De 11 a 15.07 (Datas da Oficina – Programação geral acontece de 12 a 16.07)
Local: Centro Cultural São Paulo (CCSP) – Rua Vergueiro, n. 1000, Paraíso, São Paulo – SP
Inscrições pelo link do formulário oficial
SOBRE O CENTRO CULTURAL SÃO PAULO
O Centro Cultural São Paulo é um equipamento público, promotor e potencializador de arte e cultura da cidade de São Paulo, vinculado à Secretaria Municipal de Cultura. Desde 1982, ano de sua fundação, atua com o objetivo de estabelecer na capital um espaço múltiplo, democrático e que abarque diversas expressões artísticas, culturais e educativas. Dentre suas atividades estão a realização de programações culturais, oferecimento de bibliotecas, promoção de visitas guiadas e salvaguarda de acervos, prezando pelo encontro, troca de conhecimentos e livre acesso da sociedade como um todo.
Fonte: Agência Lema