Programa da CBA terá continuidade em Goiânia (GO), de 24 a 27 de agosto, em etapa da Stock Pro
“Experiência inesquecível!”. Assim pode ser resumida a jornada que a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), por meio da Comissão Feminina de Automobilismo (CFA), proporcionou para as participantes do FIA Girls on Track Engenheiras & Mecânicas, que atuaram na Porsche Cup entre os dias 13 e 16 de julho, no Autódromo Municipal José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo (SP). Presidida pela pilota Bia Figueiredo, a CFA ofereceu a possibilidade inédita para que profissionais e estudantes vivessem intensamente o ambiente da competição chefiada por Dener Pires.
O FIA Girls on Track Engenheiras & Mecânicas, em sua segunda edição, contou com as selecionadas Beatriz de Pinho Pereira, Isabelle Martins de Souza, Karen Tavares Santiago, Letícia Santos Zeballos, Manuela Luiza Geron, Maria Antônia Souza Gomes, Mariana Piovesana Cervenka, Paula Eduarda Vasconcelos de Oliveira, Rafaela De Féo Carvalho e Yeles Raquel Gomes de Brito.
Elas foram orientadas pela engenheira Rachel Loh, experiente profissional encarregada de garantir a mais completa interação possível para as participantes do programa, cujo objetivo é o de incentivar a presença feminina no automobilismo. Cada participante recebe um cartão nominal do Banco BRB, com ajuda de custo de R$ 380,00.
O que elas disseram:
Beatriz de Pinho Pereira
Barueri (SP)
“O trabalho de equipe e a confiança que me fez sentir como se realmente eu pertencesse à equipe. É incrível ver todos trabalhando juntos com o mesmo objetivo!”
Isabelle Martins de Souza
São Paulo (SP)
“O comprometimento, a paciência e confiança que tiveram comigo em explicar os procedimentos e ações a serem tomadas durante um fim de semana de corrida, seja em momentos calmos ou de tensões. Muitas coisas acontecendo e me senti feliz em ajudar no que estava ao meu alcance.”
Karen Tavares Santiago
Fortaleza (CE)
“Sentir todas as emoções possíveis no período de uma corrida é algo inesquecível. Não achei que fosse possível me sentir tão imersa a ponto de vibrar uma ultrapassagem e ficar nervosa com uma batida, sendo algo completamente diferente de quando estamos como espectadores. É como se eu também fosse um fator naquele resultado. Melhor sentimento de trabalho em equipe!”
Letícia Santos Zeballos
São Paulo (SP)
Foi marcante poder acompanhar de perto o backstage de uma corrida, os preparativos, a emoção durante a prova e depois os acertos para que no próximo dia o resultado seja ainda melhor. Estar no meio e me sentir parte da equipe fez toda a diferença na minha experiência com o GOT.
Manuela Luiza Geron
Sorocaba (SP)
“Uma experiência sensorial incrível. Os carros têm cheiro, eles vibram, são quentes, rugem… São sentidos que não podem ser percebidos pela TV. Sentir o calor do carro chegando da pista, o cheiro dos freios, o ronco, a vibração, a fumaça… É impossível descrever a experiência sensorial, é preciso senti-la, vivê-la.”
Maria Antônia Souza Gomes
São Lourenço (MG)
“Estar competindo um contra o outro não nos torna rivais. É possível ser oponente, mantendo a competitividade de maneira saudável. Sentir isso durante todo um fim de semana nos faz refletir e aprender a lidar com toda forma de competição de maneira mais madura e íntegra!”
Mariana Piovesana Cervenka
São Paulo (SP)
“O que mais me marcou foi a confiança que tiveram em nós e a autonomia que nos deram. Me fez sentir que eu realmente pertenço ali!”
Paula Eduarda Vasconcelos de Oliveira
Pesqueira (PE)
“Me marcou muito poder realizar na prática as atividades de um fim de semana de corrida, além de perceber o nível de concentração e entrega que cada atividade exige, me senti realmente imersa. Ver a preparação detalhada de setup do carro e estratégia, sentir a tensão da corrida e vibrar junto com a equipe pelos resultados.”
Rafaela De Féo Carvalho
São Paulo (SP)
“Fiquei muito feliz com a confiança que tiveram em mim e de experenciar um sonho que é trabalhar como uma verdadeira engenheira no mundo do automobilismo. Com certeza será uma experiência que ficará para sempre em nossas memórias e corações.”
Yeles Raquel Gomes de Brito
Rio de Janeiro (RJ)
“Durante essa experiência na Porshe Cup Brasil, o que mais me marcou foi o quão receptivo todos foram conosco e quanto os engenheiros que nos receberam foram atenciosos em não só nos capacitar para realizar as tarefas, mas também explicando o porque de cada ação ser necessária, confiando em nós posteriormente para realizar essas tarefas sozinhas, o que nos deu mais confiança no caminho que estamos escolhendo e é com certeza uma experiência que irá fica marcado para sempre em mim e em todas as meninas que tiveram essa oportunidade.”
Serviço
O programa é composto por cinco etapas, restando três:
– 3ª etapa: Stock Car – Goiânia (GO) – de 24 a 27 de agosto
– 4ª etapa: Copa Truck – Tarumã (RS) – de 12 a 15 de outubro
– 5ª etapa: Stock Car – Velocittà (SP) – de 26 a 29 de outubro
Poderão se candidatar estudantes ou profissionais das áreas de mecânica e engenharia, entre 18 e 35 anos. As inscrições são gratuitas e exclusivamente pelo link https://forms.gle/MABnbXwMNjpuyyk56.
Mais informações: www.cba.org.br
—
Fonte: Comunicação CBA