Conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama e de colo de útero é um dos objetivos da campanha Outubro Rosa. Preocupada com a saúde do público feminino, a Prefeitura de Mauá está realizando mutirões para exames de papanicolau e para colocação de DIU (Dispositivo Intrauterino) na rede pública.
No sábado (23/10), na UBS (Unidade Básica de Saúde) Magini, mais de 20 pacientes, de diferentes faixas etárias, passaram a utilizar o método não-cirúrgico de prevenção de gravidez, fornecido pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
Também foram realizados 42 exames de papanicolau. Os testes, que estavam em atraso devido à pandemia, servem para detectar alterações nas células do colo do útero, ajudando no diagnóstico e na prevenção ao câncer na região.
O DIU é indicado para mulheres que procuram uma solução reversível de longa duração e não se adaptam ou possuem contraindicações ao uso de pílulas anticoncepcionais, por exemplo. É muito eficaz, seguro e de fácil utilização.
Até o fim do mês, a Prefeitura planeja atender mais de 50 mulheres. O procedimento vem sendo feito nas UBSs, onde também vêm ocorrendo a capacitação de profissionais para a inserção do dispositivo, e também no pós-parto, no Hospital Nardini. Informações sobre como receber o DIU e fazer o papanicolau podem ser obtidas diretamente nas unidades.