Stock Car mais veloz no Velocitta
O recapeamento de parte da pista do Veloccita, somado aos novos pneus um pouco mais macios e em maior número no fim de semana, foram o prenúncio de que a sexta etapa, que marca a metade da temporada 2023 da Stock Car, seria muito veloz.
No primeiro treino livre, realizado hoje na pista de 3443 metros de Mogi Guaçu, Felipe Fraga marcou 1min30s144, contra 1min31s309 de Nelsinho Piquet no primeiro treino livre de 2022.
“Esse fim de semana nós voltamos a receber oito pneus por etapa (estavam recebendo apenas seis em função de um incêndio que atingiu a fábrica da Hankook na Coreia), e esses pneus que vieram de uma fábrica na China são um pouco mais macios, e consequentemente mais velozes. O recapeamento da pista também a torna mais veloz, e provavelmente vai compensar o maior desgaste dos pneus mais macios, mas só vamos saber isso mais para a frente”, diz Andreas Mattheis, chefe da Ipiranga Racing.
Thiago Camilo, líder do campeonato e piloto que mais venceu no Velocittá (3 vitórias em 18 corridas realizadas), ficou em 13º hoje, e seu companheiro de equipe, Cesar Ramos, 4º na temporada, foi o sexto. “A boa posição não reflete exatamente o ponto em que estamos, ainda há muito a melhorar no carro”, disse Cesinha.
“A gente está em no máximo 70% do desenvolvimento do carro para essas novas condições de pista e pneus. O fato de a pista ter alguns trechos recapeados e outros não faz o acerto equilibrado para essas duas condições ser ainda mais difícil. Mas estamos trabalhando, temos mais um treino livre a acredito que já estaremos competitivos na classificação”, avalia Thiago Camilo, que leva 30kg de lastro no Toyota número 16 da Ipiranga Racing.
A classificação acontece amanhã às 13 horas, com transmissão do SporTV e mídas Sociais da Stock Car.
Fonte: Alexandre Kacelnik