Sorocabano acredita que novidades farão diferença no ritmo de corrida
Uma sexta-feira recheada de novidades no autódromo do Velocitta, um dos mais modernos do Brasil, localizado na cidade de Mogi Guaçu, no interior de São Paulo. O palco da sexta etapa da temporada 2023 da Stock Car teve um primeiro dia de atividades de pista muito movimentado, com tempos de volta muito abaixo dos registrados nos últimos anos na categoria. Tudo por causa do novo asfalto e dos novos pneus trazidos pela fabricante sul-coreana Hankook para este fim de semana.
Para Átila Abreu, piloto da equipe Pole Motorsport, o novo asfalto, que começa na Curva da Mata, passa pela Curva do Museu, inclui toda a reta oposta e termina antes da entrada dos boxes, diminuiu a abrasividade do asfalto, uma das principais características do circuito nos últimos anos na Stock Car. Com isso, o desgaste dos pneus tende a ser bem menor em ritmo de corrida. E isso permite com que os carros sejam mais rápidos também nos trechos em que o asfalto não foi trocado.
E o sorocabano do Chevrolet Cruze #51 do time comandado pelo engenheiro Joselmo Barcik, o Polenta, considera que os pneus trazidos pela Hankook para esta etapa podem ter um papel decisivo na etapa. Além de permitirem que pilotos e equipes andem mais nos treinos, a fabricante sul-coreana trouxe um novo composto para Mogi Guaçu. E colher informações ao longo de todas as atividades será crucial na etapa. Nesta sexta-feira, Átila Abreu acabou na 25ª posição do dia no treino livre.
A classificação para a sexta etapa da temporada 2023 da Stock Car terá transmissão ao vivo no sábado pelos canais sportv. No domingo, as duas corridas serão mostradas, também ao vivo, pela Band e pelos canais sportv.
O que ele disse:
“Os tempos baixaram muito pela condição do asfalto, apesar de a pista só ter sido recapeada em um trecho de quatro curvas, mas é uma aderência bem melhor. A gente já encontra situações diferentes de aderência dentro da própria pista. E isso fez com que os tempos de volta fossem mais rápidos, não só pelo asfalto melhor, mas porque o desgaste é muito menor, então dá para carregar um pouco dessa aderência nos outros pontos, onde estaria mais prejudicado. E agora estamos ansiosos, porque nessa etapa a gente tem pneus novos, não é? Na hora em que passar jogo de pneus zero vai ser uma novidade pra todo mundo. Tudo é diferente. A Hankook diz que é melhor, e a gente vai descobrir isso na pista. E a gente vai usar esse composto na corrida. Então vamos tentar usar bem e colher muitas informações, porque vai fazer diferença.”
Átila Abreu
Cronograma – Stock Car – Etapa 6 – Velocitta, Mogi Guaçu-SP
Sábado, 5 de agosto:
08:45 – Treino Livre 2
12:00 – Warm Up
13:00 – Classificação
Domingo, 6 de agosto:
11:30 – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
12:10 – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)