Paranaense será o primeiro carro do segundo grupo no novo formato de classificação da Stock, escolhido para evitar confusões na briga por vácuo
A previsão de forte calor para as atividades da sétima etapa da Stock Car em 2023, no anel externo do Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, confirmaram-se nesta sexta-feira. Com a temperatura ambiente na casa dos 34°C e sensação térmica de 37°C, a vida dos pilotos nos carros se tornou ainda mais difícil. Foi o que Ricardo Zonta, piloto da Shell-RCM, descobriu no shakedown e no primeiro treino livre do fim de semana. Dentro do cockpit de seu carro, a temperatura chegou a absurdos 65°C.
Tudo isso promete complicar a vida de todos os envolvidos com a categoria. Com as altas temperaturas registradas no interior dos carros e a dinâmica das corridas no anel externo, com muito vácuo e muitos pilotos andando juntos, a tendência é que a refrigeração para a parte mecânica seja ainda mais complicada. Com o pelotão compacto, aumenta significativamente o risco de problemas sérios de superaquecimento nos carros durante as corridas de domingo.
Com tudo isso, o trabalho de Ricardo Zonta foi para buscar o melhor acerto possível para as longas retas do anel externo de Goiânia. O piloto que conta com o apoio da Shell V-Power vai trabalhar com a equipe chefiada por Marcel Campos, para encontrar mais velocidade, que será essencial principalmente para a classificação, que terá um novo formato neste fim de semana para evitar problemas com a busca do vácuo. Os pilotos serão divididos em grupos de quatro carros, de acordo com a classificação do campeonato, espaçados para não terem a vantagem do vácuo, e terão direito a quatro voltas cronometradas. Zonta será o primeiro carro do segundo grupo neste sábado.
A classificação para a sétima etapa da temporada 2023 da Stock Car terá transmissão ao vivo no sábado pelos canais sportv. No domingo, as duas corridas serão mostradas, também ao vivo, pela Band e pelos canais sportv.
O que ele disse:
“A temperatura aqui em Goiânia está bem alta. Dentro do carro deve chegar a 65°C, mais ou menos. É alta até para o carro. Quando você anda no trânsito, na corrida, tem grande perigo de superaquecimento. A gente fez dois testes durante os treinos e agora temos que estudar para ver qual o melhor caminho. Em um dos testes melhorou uma coisa, mas piorou outra. Então a gente tem que pegar os melhores pontos para fazer um carro bom para o sábado e tentar melhorar a velocidade de reta, em que a gente não está muito bem.”
Ricardo Zonta
Cronograma – Stock Car – Etapa 7 – Goiânia (Anel Externo)
Sábado, 26 de agosto:
08:45 – Treino Livre 2
12:00 – Warm Up
13:00 – Classificação
Domingo, 27 de agosto:
13:43 – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
14:21 – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)
Sobre a Raízen
Com o propósito de redefinir o futuro da energia a partir de um amplo portfólio de soluções renováveis, a Raízen possui um modelo de atuação único e irreplicável, sendo protagonista em todos os setores em que atua e liderando a transição energética do País. Ao promover impacto positivo a todos os seus stakeholders, a empresa tem como compromisso produzir hoje a energia do futuro, por meio do crescimento sustentável lucrativo do negócio, orientada por metas factíveis, sólidas e alinhadas ao seu propósito.
Por meio de tecnologias avançadas e proprietárias, a Raízen tem ampliado seu portfólio de renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, biometano e a bioeletricidade de fontes 100% limpas. Desde sua formação, a Raízen já evitou 30 milhões de toneladas de CO2 e tem como objetivo ampliar o potencial de descarbonização por meio de seus produtos para mais de 10 milhões de toneladas de CO2 evitados por ano. Ainda, a empresa tem como um de seus objetivos, ser o melhor parceiro na descarbonização, por isso, assumiu a meta de ter 80% do EBITDA de negócios e fontes renováveis até 2030.
Com um time de cerca de 40 mil funcionários, opera 35 parques de bioenergia, com capacidade instalada para moagem de 105 milhões de toneladas de cana com cerca de 1,3 milhão de hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta e colheita totalmente mecanizada. Na safra 21´22, produziu 3,5 bilhões de litros de etanol, 6,2 milhões de toneladas de açúcar e 2,9 TWh de bioenergia produzida a partir da biomassa da cana.
Por meio de uma rede de mais de 8 mil postos revendedores que estampam a marca Shell no Brasil, na Argentina e no Paraguai, atende milhões de consumidores diariamente em suas jornadas, oferecendo desde os exclusivos combustíveis da família Shell V-Power até praticidade e benefícios na hora do pagamento com o aplicativo Shell Box. Pelo Grupo Nós (Joint venture com a FEMSA Comercio), atua no varejo de conveniência e proximidade com mais de 1.400 lojas Shell Select e com os mercados OXXO. Na safra 21´22 comercializou 34 bilhões de litros de combustíveis por meio de sua infraestrutura que conta com mais de 70 terminais de distribuição pelo país, com presença em 19 portos e 70 bases de abastecimento em aeroportos.
Está entre as maiores empresas do Brasil. Na safra 21’22, a Raízen apresentou uma receita líquida de R$ 196 bilhões, gerando emprego e renda, dinamizando a economia e promovendo impacto social positivo por meio de inúmeras ações, com destaque para a Fundação Raízen, instituição sem fins lucrativos que há 20 anos atua na educação de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.Projeto Time KGV – Stock Car – Ano 2, aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte e registrado junto ao Ministério da Cidadania (Secretária Especial do Esporte) sob o número de processo 71000.052566/2021-06