Pole position domina prova desde a largada e vence sem ser ameaçado. Mesmo com erro, Matheus Comparatto é o melhor estreante, em oitavo
Uma primeira vitória com estilo. Foi assim que Álvaro Cho triunfou na primeira corrida da quarta etapa da temporada 2023 da BRB Fórmula 4 Brasil no traçado misto do Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia. O piloto da TMG Racing largou na pole-position, pulou na frente com facilidade e com um ritmo impressionante de corrida, não deu chance aos adversários na manhã goiana. Nelson Neto, em sua primeira corrida na Cavaleiro Sports, chegou em segundo, com o companheiro Lucca Zucchini em terceiro.
Líder do campeonato, Vinícius Tessaro fez uma bela corrida de recuperação após largar em 11º e chegou em quinto, pressionando muito Luan Lopes, que conseguiu manter a quarta posição nas últimas voltas. Apesar de um erro na primeira volta, Matheus Comparatto, da OAKBERRY Bassani F4, foi o melhor estreante, na oitava posição.
No campeonato, Vinícius Tessaro manteve a liderança com 139 pontos, 19 à frente de Luan Lopes, que superou Comparatto e é o novo vice-líder. Terceiro nos pontos, Matheus Comparatto é o melhor estreante, com 124. A seguir aparece Álvaro Cho, vencedor da corrida, com 123. Lucca Zucchini está na quinta posição, com 76 pontos.
A segunda prova da etapa de Goiânia será disputada neste sábado, às 16h (de Brasília) e a terceira e última prova tem largada programada para este domingo, às 09h08. As corridas têm transmissão pelas mídias sociais da categoria e pelo Bandsports. Pela regra da inversão do grid (oito posições em relação ao resultado da corrida 1), Comparatto larga na pole.
A corrida
Álvaro Cho largou bem e manteve a ponta na largada, com Nelson Neto em segundo. Lucca Zucchini, que saiu em segundo, caiu para o terceiro lugar. Ele ainda foi atacado por Matheus Comparatto, que escapou na curva 3 e perdeu muitas posições, caindo para décimo. Mais atrás, Vinícius Tessaro, líder do campeonato, que largou em 11º após ser punido, ganhou quatro posições na primeira volta e já passou em oitavo.
Em sua corrida de recuperação, Tessaro ultrapassou Alexandre Machado na segunda volta e subiu para sétimo. Na sequência, Mateus Callejas aproveitou o erro do rival da OAKBERRY Bassani F4 após uma escapada no miolo do circuito de Goiânia e ganhou a oitava posição. Machado ainda errou novamente na curva zero, caindo para último. Na liderança, Cho já abria mais de 1.3s para Neto, o segundo colocado.
Na quinta volta, Tessaro começou a se aproximar de João Tesser para brigar pela sexta posição. O líder do campeonato colocou de lado na reta dos boxes e efetuou uma bela ultrapassagem na freada para a curva 1 na abertura da sexta passagem, ganhando o sexto lugar. Mais atrás, Matheus Comparatto, até então o principal rival de Tessaro no campeonato, tentava se recuperar. Nessa altura, o novato já era o nono.
Na sétima volta, o principal destaque da corrida era a disputa pelo terceiro lugar entre Lucca Zucchini, Luan Lopes e Fefo Barrichello. Os três estavam separados por apenas um segundo, com Vinícius Tessaro tentando se aproximar.
Callejas teve problemas de câmbio na nona volta, perdendo a oitava posição para Comparatto. A seguir, Callejas foi forçado recolher seu carro, abandonando. Na liderança, Álvaro Cho estabelecia um excepcional ritmo de corrida, fazendo volta mais rápida atrás de volta mais rápida, mantendo a vantagem para Nelson Neto na casa de 1.5s.
Na 12ª volta, Fefo Barrichello, que disputava a terceira posição com Lucca Zucchini e Luan Lopes, deu uma escapada na saída da curva 1. Com isso, perdeu a quinta posição para Vinícius Tessaro. Lopes, por sua vez, tentava o ataque para cima de Zucchini em busca da última vaga no pódio, com Tessaro reduzindo cada vez mais a vantagem dos rivais.
Vinícius Tessaro chegou na briga pelo quarto lugar na 16ª volta e colou em Luan Lopes. O líder do campeonato tinha um desempenho melhor nas curvas do miolo do circuito de Goiânia, enquanto o rival contava com um carro mais rápido na reta dos boxes. Uma disputa de posição que virou um verdadeiro jogo de xadrez. Lopes acabou levando a melhor e garantiu o quarto lugar na prova.
No fim, Álvaro Cho venceu a primeira na BRB Fórmula 4 Brasil com muita tranquilidade, de ponta a ponta, 2.867s à frente de Nelson Neto, o segundo. Lucca Zucchini foi o terceiro. Em oitavo, Matheus Comparatto foi o melhor estreante na primeira corrida da BRB Fórmula 4 Brasil no fim de semana.
O que eles disseram:
“Saiu o carro inteiro das costas. A gente sabia que era rápido desde o começo, mas não deu para abrir logo no início. Então encontramos um ritmo legal e foi só vir para a vitória.”
Álvaro Cho
“Primeira etapa na casa nova e já consegui um bom resultado. A gente se adaptou rapidamente. Estou muito feliz e vocês podem esperar muito mais que vão vir muito mais resultados.”
Nelson Neto
“A gente veio de um ótima classificação. Tentamos ganhar essa corrida, mas não encontrou o ritmo ideal. Agora é ver o que dava para ter feito de melhor, o Cho teve um início de corrida melhor. Mas de qualquer forma feliz pelo trabalho da equipe e pelo terceiro pódio conquistado. Agora é buscar um bom resultado nas corridas 2 e 3.”
Lucca Zucchini
Resultado da corrida 1 da BRB Fórmula 4 Brasil em Goiânia:
1 – Álvaro Cho (TMG Racing) – 19 voltas em 27:09.965
2 – Nelson Neto (Cavaleiro Sports) – a 2.867
3 – Lucca Zucchini (Cavaleiro Sports) – a 4.313
4 – Luan Lopes (TMG Racing) – a 4.901
5 – Vinicius Tessaro (Cavaleiro Sports) – a 5.271
6 – Fefo Barrichello (Cavaleiro Sports) – a 8.689
7 – João Tesser (TMG Racing) – a 12.681
8 – Matheus Comparatto (OAKBERRY Bassani F4/R) – a 14.241
9 – Arthur Pavie (OAKBERRY Bassani F4/R) – a 22.826
10 – Rafaela Ferreira (TMG Racing/R) – a 25.661
11 – Cecília Rabelo (Cavaleiro Sports/R) – a 26.496
12 – Alexandre Machado (OAKBERRY Bassani F4/R) – a 36.774
13 – Mateus Callejas (TMG Racing/R) – a 11 voltas
* R – Estreante
Classificação do campeonato da BRB Fórmula 4 Brasil:
1 – Vinícius Tessaro (Cavaleiro Sports) – 139 pontos
2 – Luan Lopes (TMG Racing) – 126
3 – Matheus Comparatto (Oakberry Bassani F4/R) – 124
4 – Álvaro Cho (TMG Racing) – 123
5 – Lucca Zucchini (Cavaleiro Sports) – 76
6 – Nelson Neto (Cavaleiro Sports) – 69
7 – Mateus Callejas (TMG Racing/R) – 61
8 – João Tesser (TMG Racing) – 50
9 – Arthur Pavie (Oakberry Bassani F4/R) – 44
10 – Fefo Barrichello (Cavaleiro Sports) – 41
11 – Carl Bennett (EUA/Oakberry Bassani F4) – 26
12 – Alexandre Machado (Oakberry Bassani F4/R) – 11
13 – Rafaela Ferreira (TMG Racing/R) – 8
14 – Cecília Rabelo (Cavaleiro Sports) – 1
* R – Estreante
Cronograma – Fórmula 4 Brasil – Etapa 4 – Goiânia:
Sábado, 26 de agosto:
16:00 – Corrida 2 (18 minutos + 1 volta)
Domingo, 27 de agosto:
09:08 – Corrida 3 (25 minutos + 1 volta)