Pela classe Challenge, posição de honra em Termas de Río Hondo fica com o carro #5, de Marcelo Tomasoni e Gerson Campos
Com inovador e dinâmico formato, o qualificatório da Porsche Cup C6 Bank Mastercard em Termas do Rio Hondo honrou a tradicional competitividade dos treinos classificatórios em provas de longa duração dos carros mais produzidos no planeta. A pole ficou com o #7, de Miguel Paludo e Alan Hellmeister, dupla que superou a média dos tempos combinados do #70 pela margem mínima de 0.008s. A dupla formada por Lucas Salles e Rafael Suzuki anotou a pole na classe Carrera Sport.
Em terceiro lugar parte o #544, de Marçal Muller e Enzo Elias. O #1, de Alceu Feldmann e Gui Salas, dupla vencedora desta corrida no ano passado, estabeleceu o novo recorde absoluto do circuito argentino nas mãos de Salas e mostrou estar credenciado para mais uma vitória. Em quinto vai partir o #3, de Franco Giaffone e Rubens Barrichello. A pole na classe Carrera Rookie ficou com o #25, de Paulo Sousa e Galid Osman, em um respeitável 12º lugar no grid. Eles livraram seis carros do adversário mais próximo na classificatória, o #15, de Leo Sanchez e Átila Abreu.
A Carrera Cup registrou nada menos que 16 dos 23 carros inscritos na prova dentro do mesmo segundo do tempo do #7.
Pela Sprint Challenge o panorama seguiu o mesmo, com a dupla do #5, formada por Marcelo Tomasoni e Gerson Campos prevalecendo graças ao equilíbrio do desempenho de seus pilotos. Danilo Dirani foi o mais veloz da sessão, mas nos tempos combinados prevaleceu a tripulação do líder do campeonato de sprint dos carros da geração 991.2
A corrida tem previsão de 300 km ou 2h30 de duração. Se for até o final pela distância, será um total de 63 voltas no traçado de 4.806m.
Há quatro janelas de oito minutos para paradas obrigatórias, nas quais serão mandatórias as trocas de pneus –o que equivale a dizer que o piloto escolhido pela dupla para largar fará os stints 1 e 3, com o segundo trecho e o final competindo ao companheiro. As janelas de paradas de pits têm início nas aberturas das voltas 13, 29 e 46.
A prova terá também 40% dos pontos distribuídos ao término do primeiro segmento, na volta 28. Será apresentada a bandeira nacional argentina no posto de sinalização da direção de prova, e a pontuação aos carros será atribuída desde que os carros tenham cumprido o primeiro pit-stop válido.
Conforme os handicaps dos pilotos, há variações de segundos nos tempos mínimos de paradas, mas, via de regra, cada serviço de box tem como tempo mínimo 6 minutos.
Para a etapa de Endurance em Termas de Río Hondo, cada dupla recebeu três jogos novos de pneus slick Michelin. O gerenciamento dos pneus no quali e na corrida é de incumbência de cada equipe.
A corrida de 300 km tem largada programada para 12h40 deste domingo, com transmissão ao vivo por Band, Sportv 2 e pelos canais oficiais da Porsche Cup C6 Bank Mastercard em plataformas digitais.
Os qualis
Carrera Cup
Com o novo formato de classificatório, os primeiros carros a acelerar foram o #3, com Franco Giaffone e o #16, com Marcelo Hahn. Lucas Salles, Josimar Junior e Nelson Monteiro logo seguiram, enquanto boa parte dos concorrentes seguiam nos pits.
Na marca de 10 minutos de treino, apenas 12 dos 23 carros do grid haviam ido para a pista, todos das classes Sport e Rookie. A liderança era de Lucas Salles, com 1:42.421.
No minuto 15, nove carros já haviam percorrido 4 das 15 voltas a que tinham direito, o que, em tese, correspondia à primeira das três tentativas disponíveis para cada dupla. Salles seguia na liderança, seguido por Peter Ferter com o carro #56, Nicolas Costa com o #87, Nelson Marcondes (#199) e Eduardo Menossi (#85).
Eis que Gui Salas, em sua segunda passagem com o #1, marcou 1:41.655 e assumiu o topo da tela de cronometragem. Paludo assumiu a vice-liderança a bordo do #7, com Enzo Elias em terceiro no #544.
Nicolas Costa subiu para a liderança com o #87 quando a sessão se aproximava da metade, cravando 1:41.620. Os dois últimos carros a iniciar o treino eram o #8, com Werner Neugebauer, e o #111, com Dudu Barrichello.
Costa voltou a andar rápido, estabelecendo 1:41.581.
Com meia hora de quali, o ranking das cinco melhores voltas apontava, nesta ordem: Costa, Salas, Nelsinho Piquet, Pedro Piquet e Dudu Barrichello. Àquela altura, oito carros haviam anotado voltas com seus dois tripulantes, com a melhor média estabelecida pelo #544, de Marçal Muller e Enzo Elias. O #87 era segundo, com o #888 em terceiro.
Na marca de 35 minutos, Rafael Suzuki assumiu a liderança com 1:41.500, melhorando a média do carro #70 para a melhor da sessão. Então Alan Helmeister foi 0.001s mais lento que Suzuki, mas rápido o suficiente para colocar a média do #7 à frente.
Suzuki imediatamente baixou mais seu tempo, com direito a novo recorde de Termas de Río Hondo. Ele cravou 1:41.385, mas a melhor média dos tempos combinados permanecia com o #7.
A dez minutos do fim da sessão a pole provisória seguia com o #7, com o #70 em segundo. O #544 era terceiro, com o #3 e o #1 completando o top5. A maioria dos carros tinham completado dez ou mais voltas, exceção aos carros #111 e #8, que foram para pista com a estratégia de arriscar mais na fase final do quali.
Enzo Elias melhorou sua marca, o suficiente para fazer a média do #544 superar a do #70, a cinco minutos do fim da sessão. Salas veio a seguir com o #1, com direito a novo recorde, 1:41.243, também suficiente para tirar o terceiro lugar do #70.
Paludo insistiu até o minuto final para melhorar sua marca e, consequentemente, a média do carro #7. A margem sobre o #544, já nos pits, era de apenas 0.066s. Miguel não conseguiu, mas quem melhorou foi Lucas Salles com o #70. Ele acertou uma boa volta para assumir a vice-liderança nos tempos combinados. Na última tentativa, baixou ainda mais. Mas o carro #70 teve que se contentar com a pole na Sport apenas, pois ficou a 0.008s da dupla Paludo/Hellmeister.
Na bandeirada, pole assegurada para o #7, com o #70 completando a primeira fila. O top5 foi preenchido pelos carros #544, #1 e #3. O melhor carro na classe Rookie foi o #25, de Galid Osman e Paulo Sousa, com 12º lugar no geral.
Sprint Challenge
Franco Farina dominou o início do treino, baixando suas voltas a cada passagem. Na última volta antes de entrar nos boxes, marcou 1:45.447. O tempo só foi baixado por Marcelo Tomasoni, que fez 1:45.014 e assumiu a ponta na metade da sessão.
Depois Danilo Dirani registrou a melhor volta, com 1:44.390. Gabriel Robe também virou rápido, mas aquém da marca do #139.
Com os dois integrantes das duplas já cravando suas voltas, a melhor média ficou com o #5, de Marcelo Tomasoni e Gerson Campos.
Depois de meia hora da sessão de 40 minutos no total, a melhor volta seguia com Danilo Dirani. Gabriel Robe tinha a segunda melhor marca, mas nos tempos combinados a vantagem era do carro de Tomasoni e Gerson Campos.
Bruno Bonifácio melhorou a marca do carro #2 a cinco minutos da bandeirada, cravando a terceira melhor passagem do treino. Mas a posição de honra estava selada em favor do #5, o único carro da classe categorizado exclusivamente no geral –os demais são das classes Rookie e Sport.
O que eles disseram:
“Grande trabalho da equipe e do Alan. Estamos em uma boa parceria desde o começo e a equipe pela dedicação. Recebemos um bom carro da categoria, fizemos nosso dever de casa e largar da pole é um grande passo. Vamos parar, pensar e planejar o novo dia. Parabéns também para o Allgaier que fez a pole na NASCAR, fazendo duas poles para a Brandt no dia.”
Miguel Paludo
“Gostei muito desse formato de quali, vou pedir para a categoria manter assim. Foi muito bom, achamos um ritmo confortável, mas tem onde melhorar. A média foi que nos colocou em primeiro, o que é muito importante no endurance, mas queremos ser os mais rápidos. Agora vamos sentar, comemorar e ver onde podemos melhorar.”
Alan Hellmeister