Equipe mantém a liderança do campeonato nas duas classes após o quinto lugar na GT3

A Stuttgart Motorsport segue líder no Endurance Brasil 2023 nas classes GT3 e GT4. A prova Cascavel de Ouro, sexta etapa do campeonato, teve dobradinha dos Porsches 718 Cayman GT4 Clubsport, com Jacques Quartiero/Danilo Dirani (número 21) à frente de Luiz Landi/Tom Filho/Marçal Müller (número 718), resultado que fez Quartiero e Dirani aumentarem a vantagem na liderança do campeonato. Na GT3, o trio do Porsche 911 GT3 R número 55, formado por Marcel Visconde, Ricardo Mauricio e Marçal Müller classificou-se em quinto lugar, mesmo tendo três pneus furados durante as quatro horas de corrida, e segue líder em sua categoria.

Dirani definiu a corrida como um “renascer das cinzas”: “No primeiro stint, o Jacques teve um pneu furado e ficamos uma volta atrás. No segundo, foi a minha vez de ter problemas. Tivemos que ‘remar’, contamos com percalços dos outros carros e no fim deu tudo certo. Temos duas vitórias e quatro segundos lugares em seis corridas, e agora é trabalhar para continuar nesse ritmo”. Quartiero fez um relato parecido: “A primeira metade da corrida foi muito difícil para nós, mas depois as circunstâncias ajudaram. Mudamos um pouco o acerto nas primeiras duas paradas, o carro melhorou e tivemos sorte nas entradas do Safety Car”. Sobre a pista de Cascavel, onde correu pela primeira vez, declarou: “A pista é desafiadora e a curva do ‘Bacião’ é realmente tudo isso que falam”.

No carro 718, o segundo lugar também foi comemorado, apesar de uma punição que custou a chance de vitória. “Pelo regulamento, quando a direção determina a entrada de Safety Car, quem está na pista tem seis segundos para entrar no box antes de ele ser fechado. Nós entramos imediatamente, mas ‘estouramos’ o tempo em décimos de segundo”, lamentou Landi. A punição foi fazer outra parada obrigatória, o que não impediu o trio formado por Landi, Tom e Marçal de ficar em segundo lugar na GT4.

Esta foi a primeira vez que o Endurance Brasil correu em Cascavel, um traçado extremamente veloz, com muitas curvas de alta. O traçado foi recapeado recentemente e isso proporcionou uma aderência acima da média, mas provocou como efeito colateral um desgaste mais acentuado dos pneus. Vários carros tiveram pneus furados, e um deles foi o Porsche 911 GT3 R de Marcel Visconde, Ricardo Mauricio e Marçal Müller.

No primeiro stint, Marçal escapou por pouco de atingir o BMW M4 GT3 de Leo Sanches/Átila Abreu, que havia rodado à sua frente. Mais adiante, equipe e piloto detectaram a ocorrência de um furo lento e a parada de Marçal foi antecipada, evitando que o problema se manifestasse no meio da volta. Com duas horas e 45 minutos de corrida, foi a vez de Ricardo Mauricio ter um pneu furado, o que acaretou mais tempo perdido. Uma hora depois, a menos de quinze minutos da bandeirada, outro pneu furou logo depois de Mauricio passar pela entrada dos boxes. Desta vez, o problema aconteceu de maneira que qualquer tentativa de fazer o carro andar provocaria danos maiores no sistema de transmissão. Orientado pela equipe, Mauricio parou imediatamente, sem chances de prosseguir na corrida. Mesmo assim, a distância completada foi suficiente para o 911 GT3 R se classificar em quinto lugar em sua classe e dar aos três pilotos os pontos necessários para continuar na liderança do campeonato.

Problemas com os pneus afetaram vários concorrentes durante a corrida. “Cascavel é uma pista atípica. Tem um asfalto muito bom, que gera muita aderência, e muitas curvas de raio longo, quase todas para a esquerda. Isso acaba fazendo o pneu ser muito solicitado e trabalhar em temperaturas altas durante muito tempo, e afeta a estrutura até ele se abrir”, explica  Mauricio.

O Endurance Brasil 2023 prossegue no próximo dia 11 de novembro no autódromo Velopark, em Nova Santa Rita (RS), e o encerramento da temporada acontecerá no autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), no dia 9 de dezembro.

Resultados da Cascavel de Ouro
Classe GT4
1) 21-Jacques Quartiero/Danilo Dirani (Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport)
2) 718-Luiz Landi/Tom Filho/Marçal Müller (Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport)
3) 5-Henry Visconde/Marco Túlio/Felipe Steyer (Audi RS3 LMS)
4) 22-Marco Pisani/André Moraes Jr./Leandro Ferrari/Renan Guerra (Ford Mustang)
5) 64-Lucas Foresti/Vitor Foresti (BMW M2 CS)

Classe GT3
1) 15-Leo Sanchez/Átila Abreu (BMW M4 GT3)
2) 8-Guilherme Figueirôa/Júlio Campos (Mercedes-Benz AMG GT3)
3) 16-Marcelo Hahn/Allam Khodair (McLaren 720S GT3)
4) 63-Sérgio Ribas/Guilherme Ribas (Mercedes-Benz AMG GT3)
5) 55-Marcel Visconde/Ricardo Mauricio/Marçal Müller (Porsche 911 GT3 R)
6) 27-Ricardo Baptista/Cacá Bueno (Mercedes-Benz AMG GT3)

Stuttgart: mais de 25 anos como referência Porsche no Brasil

A Stuttgart atuou entre outubro de 1997 e junho de 2015 como importadora oficial da marca Porsche no Brasil. Nesse período, a Porsche aumentou significativamente sua presença no País. Atualmente, a Stuttgart Porsche opera oito lojas em São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro e Recife. O Stuttgart Service | Body & Paint, localizado em São Paulo, é o mais moderno centro de serviços de reparo e manutenção de carros da marca, sendo o único da América Latina capacitado a fazer reparos em carrocerias de alumínio e o único do Brasil apto a fazer manutenção e reparos em baterias de alta tensão para veículos híbridos e elétricos. O histórico, a presença em seis estados e a alta qualidade de seu atendimento e de seus serviços fazem da Stuttgart ser referência em Porsche no Brasil.

Site: stuttgartporsche.com.br

Facebook.com/stuttgartporsche

Instagram.com/stuttgartporsche

Fonte: Assessoria de Imprensa – Stuttgart Porsche

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.