Em assembleia do Consórcio Intermunicipal ABC, os prefeitos da região deliberaram, nesta segunda-feira (8), a manutenção da obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes abertos ou fechados nas sete cidades até, pelo menos, o fim deste ano.
Segundo nota do Consórcio, a obrigatoriedade da proteção facial contra a covid-19 será reavaliada, observando a evolução da pandemia na região, na primeira assembleia do colegiado em 2022 ou, extraordinariamente, caso necessário.
ESTADO
Na última semana, o coordenador executivo do Comitê Científico do Estado de SP, João Gabbardo, afirmou que, mesmo com os baixos índices da covid-19, ainda considera “inadequada” a liberação do uso de máscaras. O secretário destacou que, possivelmente, até o início de dezembro, a depender da evolução epidemiológica no no Estado, pode haver a liberação do equipamento de proteção em ambientes abertos e sem aglomeração.
Gabbardo ressaltou, ainda, que o Estado passa por momento de transição, com es medidas de flexibilização sendo implementadas, a exemplo da liberação de público em estádios de futebol. Com isso, segundo o secretário é preciso observar os índices da doença antes de declarar a liberação do uso obrigatório do acessório.