Em mais uma ação para cuidar da saúde bucal da população, a Prefeitura de Mauá está oferecendo placas dentárias para o tratamento do bruxismo. A ação vem ocorrendo no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) somente a pacientes encaminhados pelo dentista da UBS (Unidade Básica de Saúde) de referência e que apresentem a disfunção caracterizada pelo ranger ou apertar dos dentes.
No CEO, o odontologista fará o molde da arcada dentária da pessoa. Depois, ela receberá a placa interoclusal rígida de acrílico ou flexível de silicone. É o recurso mais comum para controlar o bruxismo. Usada ao dormir, ela restringe os movimentos dos músculos mastigatórios e diminui o atrito que causa o desgaste e o amolecimento dos dentes.
Zumbido e dores no ouvido, no pescoço, na face ou na mandíbula, além de alterações no sono, estão entre os sintomas do bruxismo. A desordem funcional que atinge homens, mulheres e crianças pode estar ligada à ansiedade, tensão ou fechamento inadequado da boca.
A recomendação é consultar o dentista com frequência, evitar apertar os dentes, não mascar chiclete ou mordiscar objetos, como pontas de canetas ou de lápis, e praticar exercícios físicos.
A iniciativa integra o programa ‘Mauá Sorridente’, que vem retomando a saúde bucal na cidade. Entre as ações desenvolvidas estão a reativação dos consultórios em UBSs, a inauguração do atendimento em saúde bucal da unidade Macuco e mutirão para zerar a fila para cirurgias odontológicas.