Compra de novos equipamentos sem descarte correto dos antigos pode causar colapso ambiental. Saiba como descartar gratuitamente 

Se a proximidade da Black Friday anima o consumidor brasileiro a consumir produtos com preços abaixo do valor de mercado, os números que apontam o alto índice de procura por eletrônicos preocupa especialistas em reciclagem e economia circular desses produtos. “Não há um equilíbrio entre o consumo e o descarte correto desses equipamentos. As pessoas não entendem que podemos ter um colapso se não tivermos uma mentalidade de economia circular nesse país”, afirma Marcus de Oliveira, CEO da Circulare, um ecossistema ligado à reciclagem e economia circular de eletroeletrônicos.

Segundo dados de pesquisa realizada pelo site OLX entre os dias 9 e 15 de outubro de 2023 com 500 consumidores de todo o Brasil, os eletrônicos aparecem como a segunda categoria mais desejada durante a Black Friday com 48% das respostas. “A questão não é o consumo em si, embora possamos parar também para falar sobre isso, mas, principalmente, sobre o que vai acontecer com os itens antigos. A maioria vai parar em gavetas ou são descartados de forma incorreta”, analisa Marcus.

O tema leva de volta ao problema brasileiro sobre reciclagem de resíduos eletroeletrônicos. “O brasileiro produz mais de 2 milhões de toneladas de resíduos eletroeletrônicos por ano e menos de 3% desse material é reciclado. Isso traz consequências gravíssimas para a economia e para o meio ambiente”, explica o especialista.

A economia é afetada por que todos esses equipamentos são compostos por centenas de peças que poderiam ser reaproveitadas. “Um parafuso de um celular pode ser usado, por exemplo, num secador de cabelo. Quando olhamos para um item de forma individual parece pequeno e insignificante, mas, quando você analisa o todo, ou seja, 2 milhões de toneladas de itens, isso toma a proporção que tem”, analisa.

As boas práticas do descarte correto também geram renda para o reciclador, que precisa ser um agente especializado para o manuseio desse tipo de equipamento. “Não é só receber, ele tem que desmontar e dar o destino correto para cada um dos elementos, e isso gera renda para ele”.

Já o descarte incorreto vai causar prejuízos diretos para o meio ambiente e consequentemente para a sociedade, já que a ação do tempo sobre esses equipamentos jogados nos aterros, libera metais pesados contaminando o solo.

A pergunta, porém, é como fazer o descarte correto?. “A Circulare tem um ecossistema onde você pode descartar gratuitamente todos os seus eletrônicos, gratuitamente, através do site https://circulare.com.br/como-descartar-eletronicos/

Em parceria com a Kangu, uma startup do Mercado Livre, possibilita mais de 12 mil pontos de entrega, atendendo todos os municípios do Brasil.

Além disso, os grandes itens como, geladeira, lava-roupas, microondas, podem ser retirados nas residências  no Brasil inteiro sem custo.

Já foram processados na plataforma Circulare, até o momento, 1.8267.860 kg de resíduos eletrônicos. “Se empilharmos todo esse equipamento, isso equivale a quase 5 vezes o tamanho do Corcovado, famoso pico montanhoso do Rio de Janeiro, mas, ainda é pouco perto de todo o lixo que produzimos”, finaliza Marcus.

Como reciclar gratuitamente seus eletrônicos: 

  1. Entrar no site da Circulare circulare.com.br/descarte-nacional/ e seguir o passo a passo para gerar a etiqueta.
  2. Embalar os produtos e colar a etiqueta
  3. Levar a qualquer agência dos Correios em todo o território brasileiro

 

Fonte: Patricia Alves | ESGPRESS

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.