Indústria de cosméticos escolheu o município por sua logística, mas foi o pronto atendimento da administração pública que a fez ficar e já fazer planos de expandir / Fotos: Pedro Roque/PMD
A Renovatec Cosméticos abriu oficialmente suas portas há 1 semana, no bairro Eldorado, em Diadema. No entanto, o processo que permitiu que isso acontecesse com sucesso é um ótimo exemplo de como um governo com governança faz a gestão pública fluir, trazendo riquezas para a cidade e para a população.
Diadema: Posicionamento geográfico favorece a logística, mas atuação proativa do governo é fundamental
“Escolhemos a cidade principalmente por causa do Polo Cosmético e de sua logística de rodovias e transporte, mas também pela recepção que tivemos no trato com a Prefeitura e suas secretarias desde o início das consultas, em setembro de 2022,” explicou Leandro Nakayama, um dos sócios da empresa. “Já de imediato estávamos conversando com a vice-prefeita, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET) e o Polo, que nos orientaram por todo o processo de licenças e o passo a passo que deveríamos percorrer.”
“Foi um processo que acompanhamos bem de perto, pois conhecíamos seu potencial,” confirmou a prefeita em exercício Patty Ferreira, que visitou a empresa no dia da inauguração. “Colocamos todos os serviços de diversas secretarias à disposição da empresa, orientamos quanto à legislação e os incentivos fiscais e até disponibilizamos uma lista de possíveis imóveis aptos à atividade e disponíveis para locação.”
“Tudo muito transparente, sério e bem direcionado ao mercado de cosméticos, o que muito nos agradou,” completou Leandro.
Comitiva da Prefeitura visita as instalações da Renovatec: Prefeitura ajudou a localizar imóvel nas condições necessárias
Claro que uma instalação industrial têm seus desafios, como obras, regularização do imóvel, licenças ambientais etc. Mas quando surgia alguma dificuldade, Leandro e sua equipe sabiam que podiam recorrer à SEDET. “Às vezes nos víamos às voltas com processos que estavam durando mais do que deveriam, mas a Prefeitura sempre nos dava suporte para sair dessas armadilhas,” afirmou.
E esta foi uma parceria que se estendeu até a seleção de funcionários: “Nos comprometemos a contratar somente pelo Emprega Diadema, a plataforma digital do Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda. É uma ferramenta muito boa, prática e com uma equipe dedicada na busca de profissionais que atendem perfeitamente nosso perfil de empresa e atividade.” A Renovatec já fez 28 contratações pelo site da Prefeitura, o suficiente para começar a funcionar. Com a produção a todo vapor, deve chegar a 200. “Com o Emprega, estamos tendo zero custo com seleção.”
Secretário Strama: “A escolha por Diadema está diretamente relacionada à política de desenvolvimento econômico do governo Filippi, que simplifica os processos de abertura”
“A instalação da Renovatec demonstra o compromisso que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho tem com a melhoria do ambiente de negócios de Diadema,” reforçou o secretário Marcelo Strama, da SEDET. “A escolha da empresa pelo município de Diadema está diretamente relacionada à política de desenvolvimento econômico do governo Filippi, que promove segurança jurídica, simplificação dos processos de abertura e licenciamento, além dos incentivos fiscais, tornando a cidade cada vez mais atrativa.”
Planos de crescimento
Aqui em Diadema, a Renovatec já chegou pensando em crescer. “Aqui nesse novo espaço, 100% dedicado à inovação e desenvolvimento de produtos de alta qualidade na maquiagem, queremos, esperamos e trabalharemos para dobrar de tamanho em 3 anos,” aponta Leandro. “O imóvel não comporta, mas sem dúvida vamos expandir dentro do município que nos abriu tantas portas, nos recebeu tão bem e nos dá todo o suporte no dia a dia e em várias outras questões estratégicas.”
Lúcia Bueno (de vermelho): “A vinda da Renovatec representa um grande avanço para o Polo Cosmético”
“A vinda da Renovatec Cosméticos para Diadema representa um grande avanço para o Polo Cosmético da região,” celebra Lúcia Bueno, diretora do Polo Cosmético. “A empresa, reconhecida por sua qualidade e inovação, irá se somar às indústrias já presentes, fortalecendo a cadeia produtiva e impulsionando a competitividade das empresas que aqui estão. A presença da Renovatec atrairá também outras empresas do ramo, formando uma rede de negócios cada vez mais robusta e diversificada.”
E isso já está acontecendo: É a Renovatec a responsável pela linha de cosméticos da Bauny, outra empresa do Polo que fechou recentemente parceria com o filme As Marvels. “Sem sombra de dúvida, Diadema é a Cidade da Beleza. Empresários sérios e comprometidos com o equilíbrio econômico-social da empresa terão portas abertas e o mesmo suporte que tivemos. É uma parceria que deu e está dando certo devido à transparência, licitude e atenção ao senso de urgência que uma empresa desse tamanho exige,” concluiu Nakayama.