O sonho de ascender à Stock Car Pro, a principal categoria do automobilismo brasileiro, muitas vezes se transforma em uma árdua batalha financeira para os pilotos. Na corrida pela carreira, patrocínio é a palavra-chave, e sem ele, a estrada para o sucesso torna-se íngreme.
Na Stock Car, onde os carangos precisam estar alinhados com a categoria, os pilotos enfrentam o desafio constante de angariar o apoio de marcas patrocinadoras. As equipes dependem dessas parcerias para financiar suas operações, tornando imprescindível que os pilotos levem consigo verba de patrocinadores.
Ao contrário de outras competições, nem todos os pilotos garantem prêmios em dinheiro, e mesmo os times campeões podem não receber recursos suficientes para a temporada seguinte. Assim, a necessidade de buscar patrocínios torna-se uma realidade inescapável para quem aspira a uma carreira duradoura nas pistas.
O piloto Vinícius Papareli, atualmente nono colocado no campeonato da Stock Car Series, compartilha sua experiência enfrentando o dilema anual de convencer empresas a confiarem em seu potencial. “A maior dificuldade que todos os pilotos sempre enfrentam é a falta de patrocínio nas categorias de base do automobilismo no Brasil”, revela Papareli.
Para ele, a Stock Car representa um ativo valioso em termos de marketing, publicidade e relacionamento com o cliente, oferecendo retorno de mídia, exposição de marca e ações com clientes e prospects. No entanto, nem todas as empresas estão dispostas a investir nesse esporte popular, de grande penetração junto ao público e com enorme visibilidade na mídia.
“A crescente popularidade da categoria, impulsionada pelo aumento dos pacotes de transmissão pela TV, em canais abertos e por assinatura, além da internet, fortalece seu atrativo”, destaca Papareli.
Ele ressalta que o automobilismo vai além do esporte, sendo uma oportunidade estratégica para as empresas alcançarem seus objetivos de marketing.
Enquanto Papareli se prepara para a etapa final de Interlagos, agendada para 17/12/2023, com alguns patrocínios pontuais, a incerteza paira sobre renovações. Com apenas 25 anos, o piloto acumula experiência em diversas categorias do kart brasileiro e conquistou o título no campeonato de monopostos F-Lites nos EUA.
À beira de sua terceira temporada na categoria de acesso para a Stock Car Pro, Vinícius Papareli e sua equipe, a RTR Sport Team, buscam novas parcerias para continuar acelerando nas pistas em 2024. A jornada do piloto reflete não apenas a busca por vitórias, mas também a constante corrida pelos recursos que garantirão a continuidade de sua carreira no cenário automobilístico brasileiro.
Fonte: Michel Tavares