Corridas extremamente disputadas em Interlagos com vitórias de Giaffone e de Beto Monteiro. Definição do campeão, no entanto, se estendeu por cerca de duas horas após a bandeira quadriculada
A Copa Truck finalizou a temporada 2023 neste domingo (10) com a nona e última etapa, disputada no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP). O título de campeão ficou nas mãos de Felipe Giaffone, da R9 Competições. Mas a definição não veio ao cruzar a bandeira quadriculada.
Postulantes ao título, Giaffone chegou a São Paulo na vice-liderança do campeonato, com 225 pontos, oito atrás de Roberval Andrade. Ambos buscavam o bicampeonato da categoria.
Nas primeira corrida, Giaffone venceu e Roberval foi apenas o oitavo. Na segunda, Beto Monteiro liderava para vencer a corrida – como de fato o fez – enquanto Andrade mantinha o segundo lugar, mas se defendendo dos ataques de Giaffone. Nas voltas finais, o piloto da Volkswagen tentou manobra no S do Senna, utilizando toda a força de frenagem proporcionada pelas pastilhas Fras-le com as quais todos os caminhões da categoria são equipados; Roberval fez um corte de caminho e não entregou a posição a Giaffone.
A prova terminou com Andrade em segundo e Roberval em terceiro. Na tabela, ambos empatavam com 261 pontos e seis vitórias cada. E foi aí que começou o suspense: o campeão não havia sido declarado, e tanto Giaffone como Andrade protocolaram reclamações – um contra o outro – aos comissários desportivos.
A decisão após as análises demorou a sair, mas acabou favorecendo Giaffone. Andrade foi punido com o acréscimo de cinco segundos a seu tempo de corrida da segunda prova, caindo para a quinta posição, e fechando o campeonato com 255 pontos, diante dos 263 do, agora, bicampeão, Felipe Giaffone.
Depois de quatro temporadas defendendo a Iveco, esta foi a primeira temporada de Giaffone de volta à R9 Competições e a Volkswagen. E com um projeto inovador: desenvolver um caminhão com tecnologia híbrida – que–por regulamento só poderia utilizar o novo sistema durante os treinos livres.
“Foi um ano que surpreendeu muito. A gente começou sem expectativas de lutar pelo campeonato; entramos pensando puramente em desenvolver o caminhão híbrido, novo, um projeto muito legal. E de repente dar uma virada dessas deixa a gente muito surpreso e feliz de ter sido campeão. A ideia é continuar com o desenvolvimento do híbrido, mas agora é comemorar por ter voltado com a Volkswagen este ano e conseguir um resultado como esse. Estou muito feliz”, finalizou.
A Copa Truck divulgou um pré-calendário de oito etapas para 2024, e a previsão é que a primeira etapa seja realizada no dia 26 de março em Campo Grande (MS).
A Fras-le segue pelo terceiro ano consecutivo como fornecedora oficial e exclusiva das pastilhas de freio da Copa Truck. A empresa é a maior fabricante de materiais de fricção da América Latina e uma das líderes mundiais no segmento. A empresa, fundada em 1954 em Caxias do Sul (RS), oferece produtos de qualidade e foco na segurança e no controle de movimentos nas ruas, estradas, pistas de pouso, trilhos e também pelos autódromos do país por meio do fornecimento oficial e exclusivo de pastilhas de freio à Copa Truck e também à Stock Car.
Sobre a FRAS-LE: Com fábricas para produção no Brasil, Estados Unidos, China, Índia, Argentina e Uruguai, conta com rede global de atendimento comercial, com produtos alcançando mais de 125 países nos cinco continentes. São mais de 12 mil referências nas linhas de produtos Fras-le e Lonaflex. Desde 2016, a marca é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car Pro Series, Stock Series e Mercedes-Benz Challenge, e desde 2021, dos caminhões da Copa Truck. Com unidades no Brasil, Estados Unidos, China, Índia, Reino Unido, Holanda, Alemanha, Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia e México, possui 11 plantas industriais, nove centros de distribuição, quatro escritórios comerciais, dois centros de tecnologia e desenvolvimento e uma equipe capacitada para atender os clientes em mais de 125 países nos cinco continentes, oferecendo mais de 14 mil referências em soluções em autopeças.
A Fras-le, líder mundial em materiais para fricção, é uma marca Frasle Mobility, com portfólio completo de pastilhas de freio, lonas e sapatas para automóveis, motos, veículos pesados, entre outras aplicações, como ferroviário e industrial, atende montadoras e mercado de reposição.
FRASLE MOBILITY
A Frasle Mobility é uma companhia multinacional brasileira especializada em soluções sustentáveis para a mobilidade. Destaca-se pela forte presença no mercado de reposição de autopeças e no fornecimento de componentes para OEM, reunindo produtos de alta qualidade e marcas reconhecidas pelo mercado em seu portfólio. A companhia desenvolve soluções integradas de serviços e produtos para o controle de movimentos.
Frasle Mobility. Keep life in motion.
FRAS-LE
Site: www.fras-le.com
Facebook: @FrasleOficial
Instagram: @frasleoficial
FREMAX:
Site: www.fremax.com
Facebook:@FremaxBrasilOficial
Instagram: @fremaxbrasil