Óleo lubrificante usado pelas equipes foi coletado pela Lwart Soluções Ambientais e passou pelo processo de rerrefino, voltando para a cadeia em forma de óleo básico de alta performance
Maior evento do automobilismo brasileiro, a Stock Car Pro Series, encerrou a temporada 2023 dando um show em sustentabilidade, sobretudo com o case de economia circular na gestão do óleo lubrificante usado pelas equipes. Para isso, a Stock Car contou com a parceria da Lwart Soluções Ambientais; a empresa foi responsável pela coleta de óleo lubrificante usado pelos carros de todas as equipes, em todas as etapas. O resíduo gerado na temporada 2023, cerca de 1,7 mil litros, passou pelo processo de rerrefino, voltando para o mercado em forma de óleo básico de alta performance. A iniciativa, dada a abrangência e, acima de tudo, o compromisso com a sustentabilidade, posiciona a categoria como um case de economia circular.
O óleo lubrificante usado ou contaminado, conhecido como OLUC, é um vilão ambiental que está presente em motores de automóveis e indústrias. A legislação brasileira* determina que todo OLUC deve ser coletado e destinado para a reciclagem, por meio do rerrefino, e proíbe taxativamente o uso do resíduo como combustível, destinação para queima ou para quaisquer outros fins. Para se ter uma ideia, segundo a AMBIOLUC, entidade que representa o setor, um único litro de óleo lubrificante usado é capaz de contaminar 1 milhão de litros de água. Além disso, para cada 10 litros queimados são gerados 20 gramas de metais pesados, segundo dados da Cetesb.
A Lwart Soluções Ambientais é uma empresa 100% brasileira que tem em seu DNA a transformação de resíduos. A parceria com a Stock Car já aconteceu no passado e em 2023 foi dada a continuidade em todas as etapas da categoria.
“A coleta responsável e segura do óleo e a destinação correta dele contribuem para a preservação do meio ambiente. E, claro, auxiliam diretamente no compromisso da Stock Car com a sustentabilidade. Para nós da Lwart Soluções Ambientais esse foi mais um projeto desafiador, por conta da complexidade logística, mas ao mesmo tempo muito gratificante ter como resultado o comprometimento da maior modalidade do automobilismo brasileiro na causa da economia circular.”, afirma Rodrigo Maia, Diretor de Coleta e Logística da Lwart Soluções Ambientais.
“A sustentabilidade é um dos assuntos mais importantes que temos em pauta na sociedade e é vital para a Stock Car ter uma parceira especializada como a Lwart responsável pelo rerrefino do óleo que utilizamos em nossas corridas”, resumiu Fernando Julianelli, CEO da Vicar, organizadora da Stock Car. “Vale destacar que esse projeto é importante não apenas pelo fato de garantirmos, através da Lwart, o destino correto do nosso óleo, mas também pelo exemplo e divulgação de atitudes responsáveis nesse campo, junto do público e todos os envolvidos nos nossos eventos”, conclui.
O caminho do OLUC na Stock Car
O projeto contou com a instalação de tambores próximo aos dos boxes de todas as equipes, para a coleta do óleo. A cada fim de semana de corrida, esse resíduo coletado foi devidamente armazenado e transportado para a fábrica da Lwart localizada em Lençóis Paulista/SP, uma das plantas mais modernas do mundo para rerrefino de óleo lubrificante usado.
Desta forma, a Stock Car recebeu o Certificado de Coleta de Óleo e o Certificado de Destinação Final, documentos de valor legal que asseguram a conformidade com as normas ambientais.
A Stock Car contou com 12 etapas em 2023, mantendo o já tradicional formato de duas largadas por evento. Gabriel Casagrande foi o grande campeão em 2023, repetindo o feito do ano passado.
O que acontece com o OLUC depois de ser coletado
Uma vez coletado e encaminhado para Lençóis Paulista, o óleo lubrificante usado passa pelo processo chamado de rerrefino, para voltar a ser óleo básico.
Em seguida, ele vai para os principais produtores, que o aditivam e o transformam novamente em lubrificante. A partir daí, o óleo volta ao mercado em forma de produtos industriais, agrícolas, automotivos e elétricos, formando assim um ciclo sustentável e infinito.
“O Brasil é um exemplo para o mundo com relação à coleta e ao rerrefino de óleo lubrificante usado”, conclui Maia.
*Resolução Conama n. 362/2005 recepcionada pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei n. 12.305/2010) e regulamento (Decreto Federal n. 7.404/2010)
Resoluções da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) n. 19 e 20, ambas de 2009 e Lei do Petróleo (Lei n. 9.478/1997).
Lwart Soluções Ambientais
Empresa 100% brasileira, a Lwart Soluções Ambientais é a líder nacional no segmento de coleta e rerrefino de óleo lubrificante usado ou contaminado, e única produtora na América Latina de óleos básicos de alta performance (Grupo II) a partir desse resíduo. Como empresa que tem a transformação em seu DNA e a sustentabilidade como principal pilar, também coleta, destina e transforma diversos tipos de resíduos sólidos comerciais e industriais. A Lwart Soluções Ambientais atende cerca de 80 mil clientes todos os anos, possui uma fábrica para produção de óleo básico de alta performance a partir do óleo lubrificante usado, localizada em Lençóis Paulista (SP), bem como 18 unidades de armazenamento temporário de resíduos espalhadas pelo Brasil. Mais informações em www.lwart.com.br.
Stock Car Pro Series
Criada em 1979, a Stock Car Pro Series é a maior categoria do automobilismo sul-americano. Ao longo de sua história, passaram por seus grids os principais nomes do esporte a motor brasileiro, gerando disputas que fizeram da categoria uma referência de competitividade inclusive no exterior.
Na temporada 2023, estão em seu grid ícones como Rubens Barrichello, Nelsinho Piquet, Tony Kanaan, Ricardo Zonta e Felipe Massa, além de outros grandes nomes listados entre os principais pilotos da cena esportiva internacional. Com corridas transmitidas para mais de 150 países em cinco idiomas, a Stock Car é atualmente o principal hub de relacionamento e experiência B2B e B2C de todo o universo esportivo brasileiro.
Reunindo mais de 200 marcas, em 2021 a Stock Car tornou-se a primeira categoria brasileira a superar R$ 1,5 bilhão de retorno publicitário. No mesmo ano, um estudo do Centro de Inteligência da Economia da Secretaria do Turismo do Estado de São Paulo calculou em até R$ 30 milhões o impacto econômico gerado por uma etapa da categoria na cidade onde é realizada.
Desde o final de 2021 a Stock Car neutraliza seus eventos através de créditos de carbono em uma parceria com a Orma, empresa brasileira especialista na captação e direcionamento destes recursos para ONGs focadas na preservação de áreas como a região amazônica.
As corridas da Stock Car são exibidas pela Band (TV aberta), SporTV (canal por assinatura), canal Tribo do Gaules (Twitch), mídias da categoria (Facebook e Youtube), além da Motorsport.tv, atingindo mais de 100 países em cinco idiomas diferentes a cada etapa.
Fonte: Press A porter